slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Materiais e Métodos PowerPoint Presentation
Download Presentation
Materiais e Métodos

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 1

Materiais e Métodos - PowerPoint PPT Presentation


  • 81 Views
  • Uploaded on

EXPOSIÇÕES DE ARTE INFANTIL NO PARANÁ Yuki Sabanay Fundação Araucária Profª. Dra. Dulce Regina Baggio Osinski (Orientadora). Discussão

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

Materiais e Métodos


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1
EXPOSIÇÕES DE ARTE INFANTIL NO PARANÁ Yuki SabanayFundação AraucáriaProfª. Dra. Dulce Regina Baggio Osinski (Orientadora)

Discussão

A partir do início do século XX, novos olhares oriundos dos movimentos considerados de vanguarda, pousaram sobre o fazer artístico. Entre estas abordagens a cerca da produção das crianças, estão as exposições de arte infantil, fenômeno que buscava, por um lado, a afirmação da liberdade de criação, ancorada pelas tendências artísticas modernas, e de outro, o entendimento a respeito do desenvolvimento da criança, tendo como base as correntes educacionais ligadas à psicologia. No Paraná essas exposições passaram a existir nos anos 40 por meio e empenho de intelectuais ligados a arte e a educação, como Raul Gomes e Erasmo Piloto, que viam “na livre-expressão um poderoso instrumento para o desenvolvimento do educando” (OSINSKI, ANTONIO, 2010). Nossa pesquisa buscou identificar e catalogar estas exposições, especialmente as que ocorreram fora do ambiente escolar, e suas repercussões.

Introdução

A presente pesquisa busca a identificação e estudo das exposições infantis realizadas no ano de 1944 e 1953 no Paraná, tendo como objetivo a pesquisa bibliográfica e catalogação de fontes – documentos oficiais, iconográficos e de imprensa – relacionadas a elas, para posteriormente analisar as possíveis relações estabelecidas entre arte, educação e modernidade paranaense.

Materiais e Métodos

O trabalho se desenvolveu no acervo de fontes da Biblioteca Pública do Paraná, que mantém em seus periódicos, jornais, revistas e outros documentos da época, informações relacionadas às exposições. Paralelamente, houve o auxílio de leituras que introduziram o universo da pesquisa, da história da educação e especificamente de história do ensino da arte desenvolvida no Paraná.

Conclusão

As vanguardas artísticas trouxeram um reconhecimento da expressão infantil e viam nos seus traços a ingenuidade e pureza necessária da arte. Esta valorização da expressão individual levou educadores e psicólogos a reconhecerem essas especificidades e juntos, apresentaram uma renovação aos conceitos de arte e educação daquele período.

Referências Bibliográficas

ANTONIO, Ricardo Carneiro. OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Exposições de arte infantil: bandeiras modernas pela construção do novo homem, 2010.