1 / 14

Sociologia

Sociologia. http://www.facebook.com/Prof. EvertonCorrea. Apresentado Karl Marx. Prof. Everton da Silva Correa. Karl Einrich Marx. ( Trier , Prússia, 5 de maio de 1818 – 14 de março de 1883). Titãs Comida. http://www.youtube.com/watch?v=hOyt4cwjVns. Pequena biografia.

isleen
Download Presentation

Sociologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociologia http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

  2. Apresentado Karl Marx Prof. Everton da Silva Correa

  3. Karl Einrich Marx (Trier, Prússia, 5 de maio de 1818 – 14 de março de 1883)

  4. TitãsComida http://www.youtube.com/watch?v=hOyt4cwjVns

  5. Pequena biografia Karl Marx foi um economista político, sociólogo e revolucionário alemão. É considerado um dos fundadores da sociologia. As ideias de Marx foram tão controversas como influentes. Na sociologia, pode-se dizer que todos os que vieram depois tiveram, de alguma forma, que dialogar com suas teorias – seja para criticá-las, seja para apoiá-las. Uma de suas obras mais conhecidas é o Manifesto comunista, originalmente intitulado Manifesto do Partido Comunista, escrito em parceria com Friedrich Engels, que foi publicado em 1848 e se tornou um marco para o chamado socialismo científico.

  6. Friedrich Engels(direita) (Barmen, Prússia, 28 de novembro de 1820 – 5 de agosto de 1895)

  7. Pequena biografia Engels foi um pensador social e filósofo alemão. Oriundo de uma família abastada, aos 22 anos foi para Manchester, na Inglaterra, trabalhar em uma empresa têxtil da qual seu pai era acionista. Escreveu os livros A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (1845) e A origem da família, da propriedade privada e do Estado (1884). Engels também teve uma longa parceria com Karl Marx, com quem escreveu o Manifesto comunista.

  8. “Toda a história até os nossos dias é a história da luta de classes”. (Karl Marx)

  9. Da cooperação à propriedade privada Marx vê a sociedade – e também a natureza – como uma composição entre o novo e o velho, entre forças contrárias que se complementam e cooperam umas com as outras, mas também se enfrentam. (Dialética) Para Marx, a história da humanidade é a história desse embate constante entre o velho e o novo, entre os interesses dos que já foram e dos que ainda estão por vir.

  10. Pensar a sociedade humana como fruto da cooperação e enfrentamento significa dizer que nada é estático. Mas o que realiza essas mudanças? • O Trabalho. Isto é, nós não apenas nos adaptamos às condições ecológicas, mas interferimos na natureza por meio do trabalho – para o bem e para o mal.

  11. Os desdobramentos... No processo de transformação criativa da natureza, os seres humanos foram sofisticando suas ferramentas e sua maneira de trabalhar, e com isso foram se tornando capazes de produzir mais. • O que fazer com esse mais? Em algum momento da história da humanidade, alguns decidiram se apropriar desse excedente em detrimento dos demais. Esse seria o princípio da propriedade privada.

  12. Comparando...Jean-Jacques Rousseau “O primeiro que, tendo cercado um terreno, atreveu-se a dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas bastantes simples o suficiente para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, quantas misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, houvesse gritado aos seus semelhantes: ‘Evitai ouvir esse impostor. Estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos, e que a terra não é de ninguém!’” (ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, 1754).

  13. Na próxima aula... • As classes sociais (proletariado); • Teoria e prática (Socialismo e comunismo).

  14. FIM

More Related