1 / 22

O TCC NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO QUÍMICO Prof. Ms. Flávio Gramolelli Júnior - Coordenador

O TCC NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO QUÍMICO Prof. Ms. Flávio Gramolelli Júnior - Coordenador. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química. Engenharia Química: definição “Transformação da natureza química da matéria em larga escala”

idra
Download Presentation

O TCC NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO QUÍMICO Prof. Ms. Flávio Gramolelli Júnior - Coordenador

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O TCC NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO QUÍMICO Prof. Ms. Flávio Gramolelli Júnior - Coordenador

  2. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química Engenharia Química: definição “Transformação da natureza química da matéria em larga escala” Balanço material e energético é a base de atuação do engenheiro químico

  3. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química • Campo de atuação do Engenheiro Químico • Projetos • Processos • Área administrativa e comercial

  4. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química Matriz curricular e perfil gráfico de formação Disciplinas dos Núcleos de Conteúdos Básicos, Profissionalizantes e Específicos (Resolução nº11/2002) estão divididas em 10 semestres e 3840 horas.

  5. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química III. FINALIDADES DO TCC O aluno deverá demonstrar capacidade de propor e elaborar um trabalho de síntese e integração de conhecimento na área da Engenharia Química, de forma autônoma e independente, sob orientação e supervisão de um docente do curso. A responsabilidade de encaminhar a proposta do tema e elaborar o TCC é exclusivamente do aluno. O TCC deverá focar temas referentes a processos e/ou produtos, devendo contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas do profissional da área de Engenharia Química. A organização e supervisão das atividades de TCC ficarão sob a responsabilidade da coordenação do curso.

  6. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química IV) ETAPAS DO TCC O processo de elaboração do TCC dar-se-á em três etapas: 1.  Protocolo do projeto de TCC, para avaliação e aprovação do projeto do trabalho pela coordenação, e posterior indicação do orientador (FM-9). 2. Elaboração do trabalho pelo aluno, com orientação de docente. O aluno deverá protocolar o TCC finalizado (FM-10) 3. Verificação de plagio e avaliação do trabalho escrito, por banca examinadora. 4. Defesa oral do TCC, após aprovado o trabalho escrito.

  7. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química Fluxograma geral para o desenvolvimento das atividades do TCC

  8. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química IV.1) PROJETO DE TCC A partir do 8º semestre do curso, os alunos poderão propor um tema de TCC. Os projetos de TCC deverão ser relativos a tópicos da área de Engenharia Química e poderão contemplar os seguintes temas: 1. Tema livre: assunto geral da Engenharia Química, incluindo continuação e/ou aprofundamento de projetos realizados durante o curso;  2. Estágio: análise e resolução de um problema de Engenharia Química, detectado durante atividades de estágio, e aprofundado no TCC. 3. Iniciação científica: continuação e aprofundamento de trabalho desenvolvido em projeto de iniciação científica.

  9. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química IV.1) PROJETO DE TCC Os projetos de TCC também deverão ser enquadrados em pelo menos uma área distinta da Engenharia Química, a saber: 1 - Catálise, Cinética e Reatores Químicos 2 - Fenômenos de Transporte; 3 - Instrumentação Industrial e Controle de Processos; 4 - Materiais; 5 - Operações Unitárias e Utilidades Industriais; 6 - Processos Industriais; 7 - Projetos Industriais; 8 - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Higiene Indl.; 9 - Simulação de Processos Químicos; 10 - Termodinâmica.

  10. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química IV.1) PROJETO DE TCC O aluno deverá preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – PROJETO DE TCC (FM-9) com o tema (título), introdução (apresentação e problematização do tema), justificativa, objetivos, sumário provisório, cronograma de trabalho e bibliografia. O projeto de TCC será avaliado pelo coordenador do curso ou por docente designado por ele, que verificará sua pertinência com relação às competências e habilidades exigidas para o Engenheiro Químico. Também será analisada a área indicada pelo aluno no projeto de TCC, podendo ser ratificada ou alterada. Em caso de aprovação do projeto de TCC, será designado um professor orientador para o trabalho, de acordo com a área e a disponibilidade dos docentes. Em caso de tema ou estrutura inapropriada, o aluno deverá apresentar uma nova proposta.

  11. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química III.2) ELABORAÇÃO DO TCC O aluno deverá seguir o cronograma de trabalho proposto no projeto de TCC, para o desenvolvimento do trabalho, e também participar de reuniões com seu orientador, para avaliar o andamento do trabalho, de forma a assegurar as características exigidas para o TCC. A parte escrita do TCC deverá ter entre 20 a 60 páginas (parte textual, excluindo os anexos), seguir as orientações do manual de normas de trabalhos acadêmicos do curso de Engenharia Química (MN-1) e conter os seguintes itens:

  12. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química III.2) ELABORAÇÃO DO TCC Capa e folha de rosto padronizada; Resumo; Sumário; Lista de Figuras; Lista de Tabelas; Lista de Abreviaturas: Introdução, justificativa e objetivos; Revisão Bibliográfica; Material e Métodos; Resultados e Discussões; Conclusões; Referências bibliográficas; Anexos.

  13. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química • III.2) ELABORAÇÃO DO TCC • Obrigatoriamente, a revisão bibliográfica deverá abordar os seguintes aspectos processamento químico industrial escolhido como tema do TCC: • Matérias Primas e Produtos • 1.1.Balanço Material e Energético • 1.2. Análise de matérias primas e produtos finais • 2. Operações unitárias • 2.1. Equipamentos de processo • 2.2. Materiais para equipamentos de processos

  14. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química • III.2) ELABORAÇÃO DO TCC • 3.Instrumentação Industrial e Controle de Processos • 3.1. Fluxograma de engenharia • 3.2. Fluxograma de processo • 3.3. Lista de Instrumentos • 3.4. Memorial Descritivo de Malhas de Controle • 4. Detalhamento de Utilidades Industriais • 5. Aspectos de Qualidade, Higiene, Segurança e Meio Ambiente • 6. Histórico e importância econômica

  15. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química III.3) AVALIAÇÃO A banca deverá ser composta por 2 avaliadores, com aderência ao tema apresentado. Cada avaliador deverá atribuir uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) para o trabalho escrito e depois para a defesa oral do TCC. Caso a média da nota seja inferior a 7,0 (sete), o trabalho será considerado insatisfatório e deverá ser refeito, cumprindo as recomendações dos avaliadores, e devendo ser reapresentado dentro do prazo estipulado para nova avaliação.

  16. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química IV) A ORIENTAÇÃO O orientador de TCC será um docente do curso de Engenharia Química, com a tarefa de orientação e supervisão da elaboração da monografia. O orientador não é responsável pelo desenvolvimento do conteúdo do trabalho, nem pela escolha de ferramentas ou procedimentos. Caberá ao orientador a função de verificar se o trabalho que está sendo desenvolvido caracteriza-se como atividade de síntese e integração de conhecimento de aspectos relacionados à Engenharia Química, podendo interferir no andamento do trabalho, de forma a atender esta exigência. A indicação do orientador deverá ser de acordo com a área de cada docente. Havendo mais de um docente para uma mesma área, a definição do orientador será por sorteio entre os docentes disponíveis e pelas áreas dos temas, as quais serão previamente escolhidas pelos próprios docentes.

  17. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química • SUGESTÃO DE TEMAS / TÍTULOS PARA TCC DE ENGENHARIA QUÍMICA • “Viabilidade de implantação de planta piloto para produção de sabões utilizando óleo de fritura como matéria prima” • Projeto de Extensão Universitária • parcerias com ONGs de Jundiaí: AAHJ e COATI.

  18. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química • SUGESTÃO DE TEMAS / TÍTULOS PARA TCC DE ENGENHARIA QUÍMICA • “Estudo da implantação de unidade de produção de papel artesanal” • Projeto de Extensão Universitária • parcerias com ONG de Jundiaí:COATI

  19. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química SUGESTÃO DE TEMAS / TÍTULOS PARA TCC DE ENGENHARIA QUÍMICA “Dimensionamento de unidade de tratamento de resíduos químicos de laboratório” Laboratório do UniAnchieta

  20. Centro Universitário Padre Anchieta Curso de Engenharia Química SUGESTÃO DE TEMAS / TÍTULOS PARA TCC DE ENGENHARIA QUÍMICA “Simulação de uso de reator químico para fins didáticos” Laboratório do UniAnchieta

  21. PERGUNTAS ? PERGUNTAS ?

  22. UM ABRAÇO !

More Related