1 / 12

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Recebimento. Inicia quando o veículo é aceito para descarregar um produto ou material que está destinado a fábrica, ao armazém ou centro de distribuição. O produto é contado ou pesado, e o resultado é comparado com o documento de transporte. Recebimento - Processo.

huyen
Download Presentation

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

  2. Recebimento Inicia quando o veículo é aceito para descarregar um produto ou material que está destinado a fábrica, ao armazém ou centro de distribuição. O produto é contado ou pesado, e o resultado é comparado com o documento de transporte.

  3. Recebimento - Processo Cinco elementos: • Espaço físico • Recursos de informática • Equipamento de carga e descarga • Pessoas • Procedimentos normalizados.

  4. Recebimento – Espaço Físico Envolve espaço para fila de veículos, plataformas compensadoras de altura, espaço para separação e conferencia, acesso livre para o estoque inicial e para a fábrica.

  5. Recebimento – Recursos de Informática Terminal de EDI e de leitura ótica de código de barras, rádio freqüência, programas de comunicação com fornecedores, compras, e planejamento e controle da produção.

  6. Recebimento – Carga e descarga Equipamentos como: paleteiras; empilhadeiras convencionais e trilateral; trator com trem de carretinhas; esteiras de distribuição.

  7. Recebimento - Pessoal Qualificados, polivantes, nível de instrução adequado, treinados. O conferente deve estar habilitado a inserir dados no sistema, determinar destino da carga recebida e, em alguns casos, transportá-la para o local de destino.

  8. Recebimento -Normas Dá-se ênfase ao que deve ser feito em caso de exceção, principalmente dispondo até que ponto o colaborador tem autonomia de decisão. Em redes de Supply Chain espera-se que não haja inspeção de qualidade no recebimento, porém podem haver problemas de qualidade e quantidades e nestes casos devem ser aguardadas decisões superiores.

  9. Atividade de Acompanhamento Estudo de Caso PHILIP MORRIS DO BRASIL

  10. A Philip Morris do Brasil foi uma das ganhadoras do IV Prêmio ABML de Logística na categoria sistemas de embalagem e unitização de cargas. A solução da empresa fabricante de cigarros compreendeu suas providencias de reunitização de embalagens. A distribuição física de cigarros, muito pulverizada, reúne elevado número de entregas por veículo. A empresa prepara 3 mil pedidos por dia só na capital paulista. Isto gera uma compra e consumo elevado de caixas de papelão ondulado para a consolidação dos pedidos (para 10 pacotes e 25 pacotes).

  11. Após vários estudos, desenvolveu-se um sistema para reutilização das próprias caixas de papelão ondulado provenientes da fábrica, que comportavam 50 pacotes de um mesmo produto e que eram descartadas no centro de distribuição. O reaproveitamento foi feito a partir de uma máquina de corte, que transforma caixas originárias da fábrica em caixas menores, adequadas a embalagem de pedidos com 10 e 25 pacotes. A empresa adotou também programa para estimular a devolução de caixas utilizadas pelo varejo. Destacam-se entre os resultados “pay-back” de 4 meses, redução anual de despesas na ordem de 150mil e redução de descarte de papelão ondulado.

  12. Atividade de Acompanhamento 4 Com base na teoria como deve ser o processo de recebimento no centro de distribuição da empresa?

More Related