slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus. PowerPoint Presentation
Download Presentation
Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus.

play fullscreen
1 / 8
Download Presentation

Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus. - PowerPoint PPT Presentation

haley
140 Views
Download Presentation

Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus. O seguimento não é ideologia, não é moralismo ou mera imitação de condutas. O que é seguir? É ter com Jesus uma relação muito próxima. É querer que a sua memória e a sua presença estejam vivas em nós. É reavivar, sem cessar, em nós a memória comovedora do crucificado e a experiência do ressuscitado. É fazer da sua fé a nossa fé e fazer da sua esperança a nossa esperança. É apropriarmo-nos dos seus critérios e das suas atitudes e da sua conduta, adequando-as ao nosso tempo. (José Arregi) Lucas 5, 1-11 – V Domingo do Tempo Comum – Ano C- 7 de Fevereiro de 2010 Autora: M.Asun Gutiérrez | Tradução: famsilva

  2. 1Encontrando-se junto do lago de Genesaré, e comprimindo-se à volta dele a multidão para escutar a palavra de Deus, 2 Jesus viu dois barcos que se encontravam junto do lago. Os pescadores tinham descido deles e lavavam as redes. 3Entrou num dos barcos, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra e, sentando-se, dali pôs-se a ensinar a multidão. Jesus ensina a partir do lugar de trabalho quotidiano duns pescadores. O barco é o seu púlpito. O que ensina é a Palavra de Deus. A palavra de Jesus bem pregada congrega, chama a atenção e atrai.

  3. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.» 5Simão respondeu: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» Saíram a pescar durante a noite e Jesus pede-lhes que tornem a lançar as redes pela manhã. Os pescadores confiam, apesar disto ser contra toda a lógica. Jesus com a sua palavra, transforma uma noite de trabalho infrutuosa e de redes vazias num amanhecer de redes a rebentar.Se “pescamos” pouco, talvez seja porque utilizamos os nossos métodos em vez dos dele.Onde me convida hoje Jesus a lançar as redes? Confio em Jesus mesmo que não veja o fruto do meu trabalho?

  4. 6Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam a romper-se,, 7e eles fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram os dois barcos, a ponto de se irem afundando. Sem Ele a esterilidade. Com Ele, a fecundidade surpreendente. “Sem mim, não podeis fazer nada”. Jesus é que chama e encoraja, o que sustenta e dá força para levar adiante a tarefa.Necessitamos também da ajuda dos outros, viver com generosidade partilhada, ajudando e deixando ajudar-nos.

  5. 8 Ao ver isto, Simão caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.»9 Ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que tinham feito; o mesmo acontecera10 a Tiago e a João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão. Conhecer a Jesus e a sua Boa Notícia conduz ao seguimento –remar-, risco – ir pelo mar a dentro -, confiança – lançar as redes -, necessidade dos outros – companheiros de outros barcos –Não há que temer descobrir a Deus a verdade da nossa vida por pobre que nos pareça.Acreditar n’Ele é saber que somos aceites, acolhidos, queridos, sempre e incondicionalmente, mesmo que nos sintamos rejeitados.

  6. Jesus disse a Simão: «Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens.» A Palavra de Jesus é sempre um bálsamo.A Palavra de Jesus consola e sossega, dissipa medos e culpas.Disse-me: não temas, és uma nova pessoa. Não temas, és meu amigo,meu colaborador, minha colaboradora. Não temas, estou sempre contigo,para ajudar-te a libertar e fazer mais fácil e feliz a vida dos outros.

  7. 11E, depois de terem reconduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram Jesus. Já começou o Reino, já começou a hora de quem acredita e confia em Jesus.É um convite a anunciar o Reino, curar, levar o perdão, a liberdade e a paz na nossa vida de cada dia.Anunciar o Reino, ser Palavra de Deus no mundo, deixar tudo, não é um conselho evangélico para um grupo restrito ou para um determinado estado de vida, é missão e condição indispensável para todos os seguidores e todas as seguidoras de Jesus.Esse “deixar tudo” vamo-lo realizando dia-a-dia, na medida que vamos integrando os valores do reino na nossa vida quotidiana.

  8. Chegar após longa caminhada, à costa da tua praia. Trilhar caminho novo só porque Tu me chamas… Caminho sem terra firme, acto de fé sobre a água, Avançando mar adentro só porque Tu me chamas… e andando rápido, vás, Senhor, onde quer que vás, porque tem o coração, de Ti, tremenda nostalgia. ... ... Agora, o coração transborda com uma grande esperança; que no final deste caminho, para todos haverá casa, e mesa do banquete e o abraço à chegada, e a promessa comprida, que nos deixou a tua Palavra. ... ...Hoje caminharei de novo ligeira e apaixonada, com um amor que cresce, à medida que se avança pela esperança, tornada alegria, em fé viva e provada. Hoje quero sobre teu Mar, colocar o meu pé confiante e andando rápido, vás, Senhor, onde quer que vás… que vive aí no coração só porque Tu me chamas…María Isabel PeredaPalabras a Dios y alpueblo. Só porque Tu me chamas