philip kotler n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
PHILIP KOTLER PowerPoint Presentation
Download Presentation
PHILIP KOTLER

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 68

PHILIP KOTLER - PowerPoint PPT Presentation


  • 135 Views
  • Uploaded on

PHILIP KOTLER. Por: JORGE SENNA ANDREA M. DAMASIO DANIELE GONÇALVES. APRESENTAÇÃO.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PHILIP KOTLER


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
philip kotler

PHILIP KOTLER

Por:

JORGE SENNA

ANDREA M. DAMASIO

DANIELE GONÇALVES

apresenta o
APRESENTAÇÃO
  • Philip Kotler é reconhecido como a maior autoridade mundial em marketing. É autor das mais importantes obras já editadas na área, traduzidas para mais de 20 idiomas e que ultrapassam a marca de 5 milhões de cópias vendidas em 58 países.
apresenta o1
APRESENTAÇÃO
  • O mundo mudou durante a transição do século XX para o XXI, evoluções nos mais diversos ramos da sociedade são notáveis, como a cura para doenças incuráveis até pouco tempo, a Internet desmaterializando CDs e livros, conseqüentemente, o marketing também mudou.
apresenta o2
APRESENTAÇÃO
  • Porém, o que praticamente não mudou foi o "homem", pois muito do que fazíamos em 1900 continuamos a fazer até hoje, apesar das constantes evoluções tecnológicas. Mas a maneira como fazemos isso hoje mudou radicalmente.
apresenta o3
APRESENTAÇÃO
  • Os meios de transporte evoluíram bastante, como os aviões e os trens, existindo jatos supersônicos e os trens balas por exemplo. Quem imaginaria há uns 20 anos atrás poder se comunicar com qualquer pessoa em qualquer canto de mundo com um aparelho que cabe dentro de um bolso?
apresenta o4
APRESENTAÇÃO
  • Talvez seja difícil prever para qual direção o marketing irá tomar para os próximos anos, mas uma coisa é certeira. O foco principal do marketing ainda é a valorização das pessoas.
apresenta o5
APRESENTAÇÃO
  • Conforme Philip Kotler, a tecnologia molda os padrões da sociedade, hoje a Internet já é uma ferramenta do cotidiano para muitas pessoas, onde muitas organizações moldam o marketing tradicional transformando-o no e-marketing ou marketing eletrônico.
apresenta o6
APRESENTAÇÃO
  • Para muitas pessoas marketing ainda significa apenas venda, o que infelizmente é a realidade para algumas empresas no mundo. O marketing é muito mais que vendas e um departamento, a empresa deverá estar orientada para o cliente.
origem
ORIGEM
  • Philip Kotler nasceu em Chicago, maio de 1931, à época um jovem já brilhante e estudioso, dedicou-se com afinco a reunir, analisar, revisar, desenvolver, ampliar, sistematizar, reordenar e consolidar os fundamentos e princípios do que hoje chamamos marketing.
forma o
FORMAÇÃO
  • Philip Kotler obteve os seguintes títulos:

Universidade DePaul

Mestre na University of Chicago (Economia)

Ph.D. no Massachusetts Institute of Technology (MIT) (Economia)

Pós-doutorado em Matemática em Harvard e Ciência do Comportamento na University of Chicago

experi ncias acad micas
EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS
  • Desde 1969, depois de trabalhar como analista para Pittsburgh e de ter sido professor assistente na Universidade Rooselvelt, Kotler trabalha como professor de Marketing Internacional na Kellog Graduate School of Management da Northwestern University, da qual é o grande cartão de visitas.
experi ncias acad micas1
EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS
  • Kotler foi eleito como o primeiro "líder em pensamento de marketing" pelos membros da American Marketing Association e recebeu diversos prêmios em marketing.
experi ncias acad micas2
EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS
  • Uma das maiores autoridades do mundo em Marketing

Professor titular da Kellogg Graduate School of Management da Northwestern University

Escreveartigosparaperiódicosimportantescomo Harvard Business Review, Journal of Marketing, Journal of Marketing Research, Management Science, Journal of Business Strategy e Futurist

experi ncias acad micas3
EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS
  • Consultor sobre estratégia de marketing para grandes empresas internacionais.
experi ncias acad micas4
EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS
  • Recebedor de prêmios da American Marketing Association, da Academy for Health Services Marketing e da European Association of Marketing Consultants and Sales Trainers por sua atuação na área de marketing
experi ncias acad micas5
EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS
  • Recebedor do prêmio de Educador de Marketing da Sales and Marketing Executives International, em 1995
experi ncias acad micas6
EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS
  • Doutor honorárioda DePaul University, da University of Zurich e da Athens University of Economics and Business
experi ncias empresariais
EXPERIÊNCIAS EMPRESARIAIS
  • Prestaconsultoria a IBM, Apple, General Electric, Ford, AT&T, Motorola, Honeywell, Bank of America, Merck, Ciba Geigy, J.P.Morgan, DuPont, Westinghouse, Merrill Lynch, dentre outras.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • As empresas seriam espertas se conhecessem melhor seus clientes. Isto significa que as companhias poderiam testar novos produtos com estes clientes e ainda obter novas idéias deles. Algumas empresas ficam distantes a respeito de envolver o cliente no co-desenvolvimento de novas ofertas.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos1
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Toda companhia deve ter um grupo de clientes para lhe ajudar a ler a mente em mudança do consumidor.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos2
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Seja em mérito pela sua incansável dedicação à pesquisa, ao estudo e ao debate, como pelo reconhecimento devido ao seu empenho pessoal em promover a difusão e o avanço do pensamento de marketing, percorrendo o mundo com suas obras, mas também pessoalmente em palestras, debates, seminários e congressos.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos3
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • "(o marketing) tem sido descrito por uma ou outra pessoa como uma atividade de negócios; como um grupo de atividades de negócios; como um fenômeno de comércio; como um estado de espírito; como uma função coordenadora, integradora, na definição de políticas; como um senso de propósitos dos negócios;
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos4
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Como um processo econômico; como uma estrutura das instituições; como um processo de troca ou transferência da propriedade de produtos; como um processo de concentração, equalização e dispersão; como a criação de tempo, lugar e posse de coisas úteis; como um processo de ajustamento da demanda e da oferta, e muitas outras coisas."
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos5
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • "O ponto de partida para o estudo do marketing reside nas necessidades e desejos humanos. A humanidade precisa de comida, ar, água, roupa e abrigo para sobreviver Além disso, as pessoas desejam recreação, educação e outros serviços."
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos6
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • "Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca."
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos7
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • "As estratégias vitoriosas do ano anterior podem ser hoje o caminho mais certo para o fracasso"
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos8
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Conforme KOTLER (1999), o panorama atual da atual da economia está sendo moldado por duas forças poderosas: Tecnologia e Globalização.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos9
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • A tecnologia possibilitou uma gama de novos produtos, como satélites, filmadoras, câmeras e relógios digitais, fotocopiadoras, máquinas de fax, correio eletrônico, telefones celulares e computadores portáteis.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos10
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • A tecnologia é uma catalisadora para a globalização. Kotler exemplifica uma situação comum vivenciada atualmente:

Um executivo de Bancoc que queira comprar um livro pode digitar www.amazon.com em seu teclado, informar o número de seu cartão de credito e receber o livro dentro de poucos dias pelo correio.

fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos11
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Um atacadista de flores em Colônia, na Alemanha, que esteja sem estoque de rosas vermelhas pode fazer seu pedido e receber de Tel Aviv, na manhã seguinte, toda uma carga área dessas flores.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos12
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Outra força que está reconfigurando a economia é a desregulamentação, estando presente em muitas economias. "Empresas protegidas, normalmente por monopólios, de repente se vêem diante de novos concorrentes"
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos13
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Não existe um único caminho de marketing para o enriquecimento. Em vez de focar apenas em um único grande fator de diferenciação e em uma única investida, a empresa precisa especializar suas qualidade e atividades de marketing de maneira singular. Não adianta fazer as coisas apenas um pouco melhor que os concorrentes
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos14
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Kotler descreve a respeito das empresas que desempenham as mesmas atividades que seus concorrentes, se embasando em Michael Porter:
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos15
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • O prof. Michael Porter, de Harvard, argumenta que se uma empresa desempenha as mesmas atividades que seus concorrentes, simplesmente um pouco melhor, ela não tem de fato uma estratégia, é simplesmente mais eficaz em termos operacionais.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos16
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Ser operacionalmente excelente não é o mesmo que ter uma estratégia robusta. A excelência operacional pode ajudar a empresa a vencer por certo tempo, mas outras empresas irão logo alcança-la ou superá-la.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos17
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Pode-se considerar que uma empresa tem uma estratégia robusta quando seus pontos fortes a evidenciam das estratégias dos seus concorrentes. Vejamos a Dell Computer, que criou uma estratégia robusta vendendo computadores pelo telefone ao invés da rede varejista:
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos18
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Ela desenvolveu um domínio completo do marketing direto e do marketing de banco de dados e conseguiu convencer os clientes sobre a superioridade de seu valor e de seu atendimento. A Dell criou então algo totalmente novo em termos de estratégia, acrescentando a Internet como um canal de vendas. Hoje, a empresa vende diariamente mais de três milhões de dólares em computadores pela Internet.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos19
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Kotler afirma que "Não é de se admirar que muitos presidentes de empresas reclamem que sua estratégia de marketing não funciona. Eles vêem a empresa gastar mais em marketing e realizar menos".
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos20
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • A resposta é que estão continuando investindo nos modelos de marketing vigentes. O marketing de Neandertal consiste nas seguintes práticas:
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos21
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Equiparar marketing a vendas.
  • Enfatiza a conquista de clientes, e não a manutenção dos mesmos.
  • Tentar lucrar em cada transação em vez de deter minar preços por metas.
  • Planejar cada ferramenta de comunicação separadamente em vez de integrá-las.
  • Vender o produto em vez de tentar compreender e atender às reais necessidades dos clientes.
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos22
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Esse pensamento de marketing está dando espaço a novas maneiras de pensar. Empresas com marketing inteligente estão mais eficientes em conhecer os clientes, assim como as tecnologias de conexão com o mesmo e a intelecção dos fatores econômicos
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos23
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • "Elas estão convidando os clientes a participar do projeto do produto. Estão prontas para tornar seus produtos, serviços e condições mais flexíveis ". Meios de comunicação mais direcionados e integrados estão sendo utilizados para transmitir uma mensagem mais eficiente para todos os clientes
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos24
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Tecnologias como videoconferência, automação de vendas, softwares, páginas na Internet, intranets e extranets estão sendo utilizadas, sendo disponibilizados por sete dias de semana, 24 horas por dia através de seus telefones 0800 ou por correio eletrônico
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos25
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • Kotler argumenta que eles "vêem em seus canais de distribuição como parceiros, e não como adversários. Em suma, encontraram maneiras de fornecer um valor superior a seus clientes".
fundamentos estrat gicos pensamentos estrat gicos26
Fundamentos Estratégicos/Pensamentos Estratégicos
  • As empresas que desenvolvem novas maneiras de criar, comunicar e transmitir valor a seus mercados-alvo serão premiadas, podendo ser denominadas de Visionárias de Marketing, caracterizadas pelas suas grandes inovações e criatividade em Marketing.
livros publicados
LIVROS PUBLICADOS
  • Entre seus livros, os principais são: Administração de marketing, Marketing models, The new competition, High visibility, The marketing of nations, Marketing para o século XXI e Marketing de A a Z.
livros publicados1
LIVROS PUBLICADOS
  • Entre estes incluem-se grandes best-sellers sobre marketing, como "Marketing management- Analysis, Planning, Implamation and Control", publicado em 1967 e que continua sendo uma referência mundial sobre marketing.
livros publicados2
LIVROS PUBLICADOS
  • Suas obras mais recentes são Lateral marketing e Os 10 pecados mortais do marketing. Além dos livros, escreveu mais de 100 artigos publicados nos mais importantes jornais e revistas especializados.
livros publicados3
LIVROS PUBLICADOS
  • Kotler escreveu ainda "Marketing for Health Care Organizations" (1986) que trata sobre a aplicação dos conceitos de marketing nos cuidados da saúde, focando os problemas específicos de uma área que nos EUA é um negócio extremamente competitivo;
livros publicados4
LIVROS PUBLICADOS
  • "Strategic Marketing for Nonprofit Organizations: Cases and readings" (1987), um livro pioneiro sobre a orientação de marketing aplicado a instituições não lucrativas;
livros publicados5
LIVROS PUBLICADOS
  • "Marketing: an Introduction" (1992), uma obra introdutória que apresenta os princípios básicos do marketing de uma forma prática;
  • ; "Principles of Marketing" (1993), um livro que ajuda estudantes a conhecerem o mundo do marketing mais a fundo e aplicá-lo a uma grande variedade de situações;
livros publicados6
LIVROS PUBLICADOS
  • "Marketing Places: Attracting investiments, industry and tourism to cities, states and nations" (1993), no qual faz uma análise sistemática das razões pelas quais tantos estados, cidades, regiões e países apresentam dificuldades e dá sugestões para a revitalização da economia desses lugares, através da captação de investimentos, indústrias e turismo;
livros publicados7
LIVROS PUBLICADOS
  • "Kotler on Marketing" - Marketing para o século XXI - (1999), nesta obra Kotler faz uma reflexão sobre as mudanças no próximo século, orientando gerentes a criar, conquistar e dominar mercados
livros publicados8
LIVROS PUBLICADOS
  • Kotler também abordou em sua obra estratégias para tornar as nações mais competitivas. Em seu artigo

"O Marketing das Nações", publicado na revista portuguesa Executive Digest, e melhor explorado na obra "The Marketing of Nations: A Strategic Approach to Building National Wealth"

livros publicados9
LIVROS PUBLICADOS
  • Ele defende que os líderes terão que aprender com os gestores e tal como as empresas, as nações deveriam aplicar o conceito de planejamento estratégico, etapa por etapa, na elaboração das suas estratégias de desenvolvimento econômico".
livros publicados10
LIVROS PUBLICADOS
  • Nessa obra, Kotler ressalta que para qualquer estratégia nacional é fundamental ter em conta o enquadramento do país no contexto internacional e identificar o posicionamento da nação no seio das maiores potências econômicas.
livros publicados11
LIVROS PUBLICADOS
  • No ano passado, Kotler publicou mais um livro que foi escrito com o objetivo de ajudar gerentes a se tornarem mais competitivos na era da globalização e da Internet, que vêm mudando vários paradigmas que orientaram o marketing por muitos anos.
livros publicados12
LIVROS PUBLICADOS
  • Neste livro, Kotler ressalta a importância de entendermos que o "marketing não pode ser o mesmo que vender porque começa muito antes da empresa ter o produto. Marketing é a tarefa, assumida pelos gerentes, de avaliar necessidades, medir sua extensão e intensidade e determinar se existe oportunidades para lucros.
livros publicados13
LIVROS PUBLICADOS
  • O marketing continua por toda a vida do produto, tentando encontrar novos clientes, melhorar o poder de atração e o desempenho do produto."
livros publicados14
LIVROS PUBLICADOS
  • Administração de marketing: a edição do novo milênio, 2000 Prentice Hall.
  • Introdução ao marketing, 2000 LTC Ed.
  • Marketing e vendas, 2001 Publifolha.
  • Marketing em ação: uma nova abordagem para lucrar, crescer e renovar, 2002 –Campus.
livros publicados15
LIVROS PUBLICADOS
  • Principios de marketing, 2003 Prentice Hall.
  • Administração de marketing (Análise, planejamento e controle).
  • Marketing para organizações que não visam o lucro.
  • Marketing lateral: uma abordagem revolucionária para criar novas oportunidades em mercados saturados, 2004 Campus.
livros publicados16
LIVROS PUBLICADOS
  • Os 10 pecados mortais do marketing: causas, sintomas e soluções, 2004 Campus.
  • O marketing semsegredos, 2005 Bookman.
  • Administração de marketing, 2006 Prentice Hall.
  • Marketing essencial : conceitos, estratégias e casos, 2005 Prentice Hall.
livros publicados17
LIVROS PUBLICADOS
  • Philip, Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe, 2006 Prentice Hall.
  • Princípios de marketing, 0000 Prentice Hall do Brasil.
  • A nova concorrência, 1986 Prentice-Hall do Brasil.
livros publicados18
LIVROS PUBLICADOS
  • Marketing para serviços profissionais, 1988 Atlas.
  • Marketing para organizações que não visam lucro, 1988 Atlas.
  • Administração de marketing : (analise, planejamento e controle), 1979 Atlas.
  • Administração de marketing : analise, planejamento, implementação e controle, 1992 Atlas.
livros publicados19
LIVROS PUBLICADOS
  • Marketing social : estratégias para alterar o comportamento publico, 1992 Campus.
  • Marketing, 1988 Atlas.
  • Marketing público, 0000 Makron Books.
  • Princípios de marketing, 1998 Prentice Hall do Brasil
livros publicados20
LIVROS PUBLICADOS
  • O marketing das nações: uma abordagem estratégica para construir as riquezas nacionais, 1997 Futura.
  • Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle, 1998 Atlas.
  • Philip, Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados, 1999 Futura.
bibliografia
BIBLIOGRAFIA
  • Currículo do Autor.http://www.edatlas.com.br/Atlas/portal/showAuthor.ctrl.aspx?aur_cod_id=833.
  • http://www.hsm.com.br/eventos/forunsmundiais/eventoatual/estrategiaemarketing/philip_kotler.php.
  • http://www.dozen.com.br/nakamura/marketing%20basico%20e%20descomplicado.doc.
  • http://www.ufpel.edu.br/fcd/administracao/philip.htm.
  • KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.