Obsolescência Planejada - PowerPoint PPT Presentation

obsolesc ncia planejada n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Obsolescência Planejada PowerPoint Presentation
Download Presentation
Obsolescência Planejada

play fullscreen
1 / 6
Obsolescência Planejada
320 Views
Download Presentation
gyula
Download Presentation

Obsolescência Planejada

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Obsolescência Planejada Não me pergunte o que é, eu só sei que não é de comer.

  2. Primeiramente... Muitas vezes nós ouvimos falar de obsolescência planejada, mas o que isso significa de verdade? Isso é o que nós pretendemos explicar durante nossa apresentação.Esperamos que ela seja agradável e informativa e que vocês aprendam um pouco mais sobre esse “sistema de consumo”

  3. obsolescência programada Existem no mundo dois tipos de obsolescência, a programada e a perceptiva.A obsolescência programada está intimamente ligada aos meios de produção utilizados.Basicamente, eles podem criar um produto de maior qualidade e durabilidade, mas não o fazem, com o intuito de diminuir sua vida útil e lucrar vendendo mais.Exemplo: Um computador é criado para durar x anos.Após esses x anos, o computador pifa, e é bem mais vantajoso comprar um novo do que tentar concertar o pifado.

  4. Obsolescência perceptiva Ainda nos utilizando do último exemplo, imaginem que nesses x anos outros modelos de computadores, mais modernos e sofisticados, tenham sido criados.Para o dono do computador pifado, é tanto melhor comprar um computador novo e sofisticado, do que concertar o velho e ultrapassado. Nota – se que o desejo do consumidor de comprar um novo computador não veio exclusivamente pela necessidade, mas também pelo fato do computador novo parecer melhor e mais avançado.Mas de onde vem essa idéia? Se a obsolescência programada está ligada aos meios de produção, a obsolescência perceptiva está enraizada na alienação do consumidor.

  5. Esperar x anos é muito tempo, eles preferem um grande lucro à curto prazo. Fazendo uso da mídia e de propagandas, passam ao consumidor a idéia de que um produto é mais moderno, “revolucionário”, e que a vida pode ser mais fácil com esse novo produto do que com o “antigo”. Exemplo: Celular comum – Tira foto, tem calculadora e joguinho (Tá velho, joga fora) Iphone - Tira foto, tem calculadora, joguinho e é da Apple (Mãe, compra pra mim?)

  6. Finalizando Basicamente, de um jeito bem superficial, tentamos explicar o que é obsolescência planejada.Nos utilizamos de exemplos relacionados à alta tecnologia por esta ser a matrix produtiva atualmente, mas esse esquema também é aplicável a outros produtos.Curiosamente, a obsolescência planejada foi aplicada pela primeira vez em uma lâmpada.No mais, esperamos realmente que a apresentação tenha sido clara e instrutiva. Obrigado! • Gt – 3 (Muralha) • Daniel Faria • João Paulo • José Enrico • Leandro Rodrigo • Nicolas Tainan