1 / 16

A Nova Califórnia

A Nova Califórnia. Conto de Lima Barreto. Grupo: 008 Mário Avelino ? 065 Yan Mota 251 Mateus Bessa 570 Abner Costa Bruno Machado. AUTOR.

gizi
Download Presentation

A Nova Califórnia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Nova Califórnia Conto de Lima Barreto

  2. Grupo: 008 Mário Avelino ? 065 Yan Mota 251 Mateus Bessa 570 Abner Costa Bruno Machado

  3. AUTOR • Lima Barreto foi um importante colaborador da literatura brasileira. Escreveu romances, sátiras, contos, artigos e crônicas. Sempre abordava temas sociais em suas obras. Criticava o mundo e as classes dominantes e opressoras.

  4. Suas principais obras foram: A Nova Califórnia; Triste Fim de Policarpo Quaresma; O Homem que Sabia Javanês; Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá; entre outras

  5. ESTILO DE ÉPOCA • Dentre os estilos literários brasileiros, destaca-se o Realismo. Iniciado em 1881, com a obra de Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas), o Realismo Brasileiro buscou tratar da realidade social, destacando os principais problemas da sociedade. • Foi uma literatura de combate social, onde predominava a crítica ao clero, burguesia e ao adultério.

  6. O autor que teve o maior destaque durante o Realismo foi Machado de Assis, com seus livros: • Memórias Póstumas de Brás Cubas; • Quincas Borba; e • Dom Casmurro.

  7. SOCIEDADE DA ÉPOCA • O escritor viveu durante a Primeira República, e foi nela que se inspirou para escrever suas críticas. A sociedade era bem diversificada, apresentando uma elite dominante (burguesia rural e urbana) e a classe do proletariado urbano. • No conto, porém vê-se uma sociedade com pouca mobilidade e diferença de classes. Trata-se de uma cidade pacata.

  8. ENREDO • O livro conta a história de um homem misterioso chamado Raimundo Flamel que chega à pacata cidade chamada Tubiacanga. Homem muito simpático e de bom coração.

  9. Flamel ficou amigo do farmacêutico Bastos, com que travou uma importante conversa. Tratava-se de uma descoberta científica extraordinária: transformar ossos em ouro. Flamel pediu a Bastos que lhe indicasse duas pessoas discretas e de sua confiança. Foram estas: o Tenente Carvalhais e o Coronel Bentes.

  10. Dias depois, túmulos do cemitério Sossego foram violados e os ossos, roubados. Tomaram a decisão de reunir dez homens para vigiar o Sossego, conseguindo posteriormente capturar dois: Carvalhais e o Coronel. O povo ficou perplexo ao descobrir o plano de transformar ossos em ouro. Bastos, foi obrigado a esclarecer a história e contar como se fazia ouro. Ele explicou que era necessário refazer a receita e só poderia concluir no outro dia.

  11. Na mesma noite, num ataque de ganância, uma multidão foi em marcha para o cemitério recolher ossos. Houve brigas de faca, tiroteio, lutas corporais. O cemitério encheu-se de mortos mais do que recebera em trinta anos de existência. A história terminou com um suicídio generalizado e a fuga do Bastos com o ouro.

  12. CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS E DA CRÍTICA • Raimundo Flamel: Químico recém-chegado de Tubiacanga, considerado sábio pela população. Era visto com maus olhos no início, mas tal imagem fora substituída pela ideia de um bom homem. Porém, planejava algo absurdo e muito maldoso. • Farmacêutico Bastos: Homem de respeito. Foi um dos primeiros a ter contato mais sério com Flamel, tanto que fora seu principal cúmplice dele na fabricação de ouro.

  13. Coronel Bentes e Tenente Carvalhais: Foram cúmplices do plano elaborado por Flamel. • Capitão Pelino: Homem considerado um dos sábios da cidade. Sentiu inveja do químico por sua fama. Era um dominador da forma culta da língua portuguesa, discreto e só intervia nas conversas apenas para correções.

  14. - Seu Belmiro: Homem que vivia bêbado, fora o único a não cometer tais atos gananciosos do restante da população. Sua bebedeira era o crime mais ameno daquela cidade.

  15. O autor nos mostra a história de um famoso químico que chega à pacata cidade chamada de Tubiacanga e descobre um jeito de transformar ossos em ouro. A ganância da população, ao descobrir, ocasiona inúmeras mortes.

  16. O objetivo do autor, com essa história, foi fazer uma paródia à corrida do ouro que aconteceu nos Estados Unidos, final do século XIX (1848 a 1855). • Com a descoberta de ouro na Califórnia, cerca de 300 mil pessoas (entre estadunidenses e outras vindas do exterior) foram a esse estado, que só tinha 15 mil habitantes. • Entre as consequências, estavam: a superlotação das cidades, doenças, fome, miséria, destruição do meio ambiente e xenofobia.

More Related