Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ADT1 - AUXÍLIO A PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – 2011/2 PowerPoint Presentation
Download Presentation
ADT1 - AUXÍLIO A PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – 2011/2

ADT1 - AUXÍLIO A PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – 2011/2

113 Views Download Presentation
Download Presentation

ADT1 - AUXÍLIO A PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – 2011/2

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Escola de Ciências da Saúde Curso: Ciências Biológicas ADT1 - AUXÍLIO A PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – 2011/2 Combate a Dengue no Município de Belford Roxo, RJ: Uma Inovação Tecnológica em Monitoramento e Controle Epidêmico Coordenardor: Drº. SERGIAN VIANNA CARDOZO Parcerias Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  2. EQUIPE ENVOLVIDA • Dr. Sergian Vianna Cardozo (Coordenador); • Drª. Sonia Regina Mendes • Dr. Carlos Henrique de Freitas Burity; • Drª. Monica Teresa Prantera; • M.Sc. Luciana Ribeiro Leda; • M.Sc. Roberta Rego de Souza; • M.Sc. Wellington R. de Matos; • Eng. Marcius Adolpho Victorio da Costa; • Desenhista Industrial Marcelo Costa Machado; • Biólogo Leandro Duarte da Cruz. Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  3. Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em março de 2011. Fonte: http://www.riocontradengue.com.br/conteudo/liraa.asp Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  4. DELINEAMENTO DO PROJETO Cartilhas; Jogos Trabalho nas escolas Minimização de insetos vetores Mece; Motofog Identificação das larvas e pupas Trabalho de campo Trabalho laboratorial Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  5. Promover ações de combate a dengue no município de Belford Roxo, RJ, especialmente em localidades de difícil acesso presentes nesta Região, utilizando como principais estratégias uma nova tecnologia em monitoramento e relatórios, o M.E.C.E - Monitoramento Estratégico de Controle Epidêmico, e um sistema de inovação tecnológica em controle aéreo de vetores o Motofog. OBJETIVO GERAL Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  6. Objetivos específicos • Promover palestras nas escolas da região estudada a fim de conscientizar os alunos quanto à prevenção e controle da dengue; • Elaborar uma cartilha educativa (prevenção e controle da dengue) direcionada para a população alvo deste projeto. • Avaliar a situação, antes e depois da execução deste Projeto, relacionada aos casos de dengue na Área de estudo; • Mapear a Área de Estudo na qual será realizada o monitoramento e controle epidêmico da dengue; • Implantar medidas preventivas para os imóveis desocupados; • Produzir relatórios mensais da situação de monitoramento e controle do vetor, apontando os locais com maior foco do inseto vetor; Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  7. ÁREA DO ESTUDO Lote XV - 6.776 Imóveis _ IIP 3,1% Ferreira – 5.568 Imóveis _ IIP 3,1% Wona – 7.152 Imóveis _ IIP 5,7% Pq. São José 10.050 Imóveis _ IIP 4,1% 20% DOS IMÓVEIS SERÃO TRABALHADOS Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  8. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS Fumajet Comercio de Equipamentos Ltda. Add Technologies Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  9. EXECUÇÃO - Fase 1 Elaborar o plano de ação junto com a equipe responsável pelo projeto EXECUÇÃO Em parceria com a secretaria de saúde do município de Belford Roxo, será estruturado um plano de ação e uma equipe de agentes de campo. Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  10. EXECUÇÃO - Fase 2 Efetuar o mapeamento da região alvo onde será executado o controle da infestação de insetos vetores e analisar os seus índices atuais A equipe técnica irá fazer um mapeamento geográfico do local de estudo e avaliar a situação do histórico epidêmico dos insetos vetores na região. Para isso, será utilizado o módulo LIRAa do Sistema M.E.C.E. ( à campo e no laboratório). Tal sistema irá auxiliar também em todas as etapas seguintes do Projeto. Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  11. EXECUÇÃO - Fase 3 Executar o controle aéreo vetorial Atuação do equipamento Motofog, para o combate ao vetor adulto do Aedes aegypti. Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  12. EXECUÇÃO - Fase 4 Analisar e tabular os dados obtidos quanto ao monitoramento e controle epidêmico do inseto vetor Esta etapa consiste na inserção dos resultados das análises de laboratório no sistema M.E.C.E e cálculo dos índices de infestações dos estratos analisados. Após a inserção, devem-se gerar os resultados correspondentes. Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  13. EXECUÇÃO - Fase 5 Elaborar um laudo técnico dos resultados obtidos A última etapa do módulo corresponde à exibição do resultado em um mapa. Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  14. RESULTADOS PARCIAIS TRABALHO LABORATORIAL Identificação das pupas Fotomicrografia da paleta natatória de pupa de Aedes albopictos Fotomicrografia da paleta natatória de pupa de Aedes aegypti Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  15. RESULTADOS PARCIAIS TRABALHO LABORATORIAL Identificação larval Fotomicrografia do pencten do 8º segmento da larva de Aedes aegypti Fotomicrografia do pencten do 8º segmento da larva de Aedes albopictos Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  16. RESULTADOS PARCIAIS TRABALHO NAS ESCOLAS Cartilha educativa Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)

  17. sergian.cardozo@unigranrio.com.br Projeto da UNIGRANRIO fomentado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)