1 / 9

Organização Pan-Americana da Saúde

Organização Pan-Americana da Saúde. Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde. Saúde Pública Veterinária Centro Pan-Americano de Febre Aftosa. http://www.panaftosa.org.br. EMERGÊNCIA SANITÁRIA Ações de Biossegurança Curso de Emergência Sanitária para Executores

Download Presentation

Organização Pan-Americana da Saúde

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Organização Pan-Americana da Saúde Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde Saúde Pública Veterinária Centro Pan-Americano de Febre Aftosa http://www.panaftosa.org.br EMERGÊNCIA SANITÁRIAAções de Biossegurança Curso de Emergência Sanitária para Executores Estação Quarentenária de Cananéia - EQC Cananéia, SP - 22 a 26 de junho de 2009

  2. AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA • PROVIDENCIAR a identificação de todo o pessoal que desenvolve tarefas na emergência, por meio de cartões individuais que permitam a identificação por áreas de trabalho, visitas, equipes especiais (ex.: auditores). • EVITAR que, através do movimento de pessoas e veículos da emergência, se transporte o vírus, verificando se estão tomando todas as medidas higiênicas necessárias.

  3. AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA • VERIFICAR se os equipamentos utilizados para inspeção são objetos descartáveis ou possam ser desinfetados entre uma propriedade e outra. • DISPOR de macacões descartáveis. Na impossibilidade do uso de descartáveis, dispor de lavagem e desinfecção diariamente.

  4. AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA • DISPOR de equipamentos impermeáveis de proteção para chuvas, que permitam sua fácil lavagem e desinfecção entre propriedades. As luvas devem ser duras, de borracha e preferencialmente descartáveis. Se tiverem aberturas, deve-se descartá-las. • VERIFICAR se as botas de borracha são altas. Serão escovadas e desinfetadas rigorosamente antes de serem utilizadas entre uma propriedade e outra. • EXIGIR que o pessoal de inspeção esteja provido de touca protetora e máscara.

  5. AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA • VERIFICAR se estão em operação todos os equipamentos de desinfecção no Centro de Operações da Emergência e dar apoio às estruturas em campo. • EXIGIR que realizem a lavagem e desinfecção diariamente de todos os veículos que efetuem as tarefas de campo e os que determinem a chefia de operações de emergência. • EXIGIR que realizem a lavagem e esterilização de jalecos, roupas de borracha, botas e outras, diariamente.

  6. AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA • MANTER um registro das disposições realizadas pela chefatura em relação aos funcionários que tenham realizado tarefas no campo. • LEVAR o registro completo de todos os equipamentos de atenção em focos (equipamentos de chuva, botas, equipamentos descartáveis, botas de borracha, botas descartáveis, luvas, máscaras, etc.), de forma que nunca faltem.

  7. AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA • ASSEGURAR no Centro de Operações que o material com agentes potencialmente perigosos seja tratado e acondicionado de maneira que não represente risco de difusão de vírus e não danifique o meio ambiente. • VIGIAR as condições de biossegurança no centro operativo e apoiar as equipes de campo. • PREVER o uso de uma câmara de desinfecção para a descontaminação de material procedente do campo.

  8. AÇÕES DE BIOSSEGURANÇA • TERMINADA cada jornada de trabalho, verificar que o pessoal de inspeção deverá banhar-se, lavar o cabelo e trocar de roupa. • FAZER uma lista dos funcionários que, por causa do contato com vírus, ficam impedidos de cumprir funções de campo com animais suscetíveis por 72 horas.

  9. Obrigado por sua atenção www.panaftosa.org.br Saúde Pública Veterinária Centro Pan-Americano de Febre Aftosa – OPAS/OMS

More Related