qu mica ambiental n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Química Ambiental PowerPoint Presentation
Download Presentation
Química Ambiental

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 17

Química Ambiental - PowerPoint PPT Presentation


  • 872 Views
  • Uploaded on

Química Ambiental. INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL. QUÍMICA AMBIENTAL. Def.: Química ambiental é a química do meio ambiente . Pode ser dividido na química dos processos naturais ou não que acontecem no ar , na água e no solo .

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

Química Ambiental


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Presentation Transcript
    1. Química Ambiental • INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL

    2. QUÍMICA AMBIENTAL Def.: Química ambiental é a química do meio ambiente. Pode ser dividido na química dos processos naturais ou não que acontecem no ar, na água e no solo. Diz respeito principalmente com os aspectos químicos dos problemas que os seres humanos criaram no meio ambiente natural.

    3. QUÍMICA AMBIENTAL A Química Ambiental originou-se da Química clássica e hoje é uma ciência interdisciplinar por envolver não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Ambiental, a Engenharia Sanitária...

    4. QUÍMICA AMBIENTAL A química ambiental não é uma ciência nova. Excelentes trabalhos têm sido realizados nessa área desde o início do século. Uma certa aceleração do processo de pesquisa está ocorrendo em anos recentes. Muitos químicos têm desenvolvido investigações profundas em química ambiental.

    5. QUÍMICA AMBIENTAL O que Estuda a Química Ambiental? A Química Ambiental estuda os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer sérios danos à humanidade. Atualmente há uma grande preocupação em entender a química do meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nosso planeta.

    6. QUÍMICA AMBIENTAL Um dos maiores desafios da química ambiental está na determinação da natureza e quantidade dos poluentes específicos do ambiente. Por isso, a análise química é um passo vital na pesquisa ambiental. A dificuldade de análise para muitos poluentes é compreensível.

    7. QUÍMICA AMBIENTAL Níveis significantes de poluentes atmosféricos podem consistir de menos de 1 micrograma por metro cúbico de ar. Para muitos poluentes da água, uma parte por milhão de peso (1 miligrama por litro) é um valor muito alto. Níveis significantes de contaminantes podem ser apenas de apenas umas partes por trilhão

    8. QUÍMICA AMBIENTAL Em muitos casos, a poluição é um fenômeno localizado, em outros casos, ela atinge uma área maior do que podemos observar. Resíduos de solventes organoclorados tóxicos lançados em suprimentos de água podem contaminar muitas pessoas.

    9. QUÍMICA AMBIENTAL Uma definição razoável de poluente é: “uma substância presente em quantidades maiores que a concentração natural, como resultado da atividade humana e, apresenta um efeito de prejuízo aos recursos ambientais. Contaminantes, ocorrem em níveis mais elevados que o normais (naturais) mas sem causar efeitos danosos aos recursos ambientais.

    10. QUÍMICA AMBIENTAL Cada poluente é originado de uma fonte. A fonte é particularmente importante, porque dela depende a eliminação da poluição. O receptor é a coisa afetada pelos poluentes. Pessoas, cujos olhos doem, devido a oxidantes provenientes da atmosfera são receptores.

    11. QUÍMICA AMBIENTAL Lei da Conservação da Energia/Matéria Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O uso dos recursos naturais gera resíduos, pois não é possível eliminar/consumir toda a matéria.

    12. QUÍMICA AMBIENTAL

    13. QUÍMICA AMBIENTAL Água, ar, solo e vida Como veremos, a Química Ambiental podem ser subdividida em áreas envolvendo a química da atmosfera, da hidrosfera, da litosfera e da biosfera.  Toda matéria, desde minerais provenientes das várias camadas da crosta terrestre até os íons relativamente estáveis da alta atmosfera pode ser incluída em uma dessas categorias

    14. QUÍMICA AMBIENTAL A hidrosfera se refere à água em suas muitas formas.Ela inclui oceanos, lagos, vapor, reservatórios, geleiras, capa de gelo polar e água sob o solo (água subterrânea). Para o estudo de química ambiental, a água liquida e as reações de suas espécies químicas são de fundamental importância.

    15. QUÍMICA AMBIENTAL A litosfera inclui as partes sólidas da terra. Em geral, o termo refere-se aos minerais encontrados na crosta terrestre e a complexa e variável mistura de minerais, matéria orgânica, água e ar constituinte do solo. O solo é a parte mais significativa da litosfera.

    16. QUÍMICA AMBIENTAL A atmosfera é a cobertura de gases em torno da Terra. A atmosfera é subdividida em regiões diferentes dependendo da altitude. A composição química varia muito dependendo da altitude, exposição à radiação solar, carga poluente e outros fatores.

    17. QUÍMICA AMBIENTAL O termo biosfera refere-se a vida. Ela inclui organismos vivos e seus ambientes imediatos. A biosfera é influenciada tremendamente pela composição química do ambiente e por sua vez, exerce uma poderosa influencia sobre a química dos ambientes particularmente a litosfera e hidrosfera. Além disso, a atividade biológica é responsável pelo alto nível de oxigênio e baixo nível de carbono e plantas influenciam a atmosfera, por exemplo, emitindo terpenos os quais formam neblina semelhante ao smog.