SIGNO: o que é? - PowerPoint PPT Presentation

francesca-sereno
signo o que n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
SIGNO: o que é? PowerPoint Presentation
Download Presentation
SIGNO: o que é?

play fullscreen
1 / 11
Download Presentation
SIGNO: o que é?
217 Views
Download Presentation

SIGNO: o que é?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. SIGNO: o que é? Dicionário Aurélio século XXI: do lat. Signu. s.m.: • Sinal, símbolo; [...] • E. Ling. Unidade linguística que tem significante e significado; signo linguístico (...), o termo signo designa frequentemente a palavra. • Semiol. Todo objeto, forma ou fenômeno que representa algo distinto de si mesmo: a cruz significando “cristianismo”; a cor vermelha significando “pare” (código de trânsito); uma pegada indicando a “passagem” de alguém; as palavras designando “coisas (ou classe de coisas)” do mundo real.

  2. SIGNO “Propomos, destarte, definir como signo tudo aquilo quanto, à base de uma convenção social previamente aceita, possa ser entendido como algo que está no lugar de outra coisa.” Umberto Eco

  3. Por exemplo: • Quando falamos em signo linguístico, estamos nos referindo a uma representação da realidade por meio da palavra. Palavra e objeto não se confundem como uma coisa só, mas como realidades diferentes em que uma (a palavra) representa a outra (o objeto). livro

  4. SIGNO VERBAL Signo linguístico (verbal) é a representação da realidade por meio de palavras.

  5. SIGNO NÃO-VERBAL Signo não-verbal é a representação do real por gestos, desenhos, fotos, pinturas, cores (sem o uso da palavra).

  6. Observe os signos abaixo: • Todas essas imagens apresentam uma relação de semelhança, de similaridade com o referente.

  7. Você já ouviu falar que “onde há fumaça há fogo”? • Estas imagens apresentam uma relação de contiguidade com o referente, que deve ser entendida como proximidade na significação, como, por exemplo, uma relação de causa e efeito.

  8. Você sabe que a cruz representam o Cristianismo? • Estes signos apresentam uma relação convencional com o referente, uma relação por contiguidade instituída. Apesar de ser convencional, o símbolo não é gratuito.

  9. Você sabe por que a cruz representa o cristianismo? Narra a lenda que Constantino, o Grande, imperador romano, no poder de 306 a 337, teria visto em sonhos, às vésperas de uma batalha decisiva para o controle do Império Romano, uma cruz no céu e ouvido alguém pronunciar a frase: “In hoc signo vinces” (Com este signo, vencerás).

  10. SIGNO NÃO-VERBAL O que encontramos como definição no Aurélio para signo não-verbal (sinal, símbolo) pode ser dividido em três tipos, segundo estudos da Semiologia (ciência que estuda os signos), de acordo com o linguista norte-americano Peirce. • ÍCONE (=IMAGEM)

  11. SIGNO NÃO-VERBAL 2. ÍNDICE (=SINAL) 3. SÍMBOLO (=CONVENÇÃO)