1 / 14

Sociologia

Sociologia. Separação e Funcionamento dos poderes. Democracia Moderna. Supõe a divisão dos poderes em três esferas: Legislativa Executiva Judiciária. O Estado.

Download Presentation

Sociologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociologia Separação e Funcionamento dos poderes.

  2. Democracia Moderna • Supõe a divisão dos poderes em três esferas: • Legislativa • Executiva • Judiciária

  3. O Estado • As separações das funções do estado impede que uma mesma pessoa ou órgão de governo acumule as tarefas de elaborar leis, executá-las e julgar os homens de acordo com estas mesmas leis.

  4. A separação dos poderes é importante, para evitar a concentração e o monopólio do poder.

  5. Revolução Francesa Com a Revolução Francesa: A doutrina da separação de poderes tornou-se um dogma político,todas as constituições do mundo passaram a adotá-la.

  6. Jean Locke e Montesquieu

  7. Montesquieu Foi um pensador político francês que defendia a autonomia e independência de poderes com vistas a conter o poder absoluto dos governantes, impedir governos despóticos e assegurar a liberdade dos homens. Montesquieu teve enorme relevância na configuração política do Estado Moderno.

  8. Poderes descritos por Montesquieu • Poder Executivo Responsável por executar as leis.

  9. Poder Executivo No Brasil, a Presidência da República é protagonista deste poder, devidamente auxiliado em nível federal, pela vice-presidência e ministérios. Esta mesma estrutura é replicada nos níveis estadual (com o governo e secretários do estado) e municipal( com o prefeito e secretários do município)

  10. Poder Legislativo Elabora as leis e fiscaliza os atos do poder executivo. No Brasil, esse poder concentra-se no Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Nos Estados, estão as Assembleias Legislativas e nos municípios as Câmaras de Vereadores, encarregadas das leis para suas respectivas esferas de atuação.

  11. Poder judiciário Sua competência é determinar e assegurar a aplicação das leis que garantem os direitos individuais. São exemplos deste poder os tribunais de justiça ( Federal, Estadual, Militar, Eleitoral, Trabalho) e os Supremos Tribunais.

  12. No Brasil existe uma justiça federal e uma estadual. Os municípios não contam com um Poder Judiciário Próprio, eles recorrem aos órgãos do Poder Judiciário estadual.

  13. Doutrina de freios e contrapesos Prevê interferências de um poder no outro, visando a uma maior interação e equilíbrio entre eles. Poder executivo : Tem a capacidade de iniciar projetos de lei, participando ativamente da elaboração legislativa. Conta também com a capacidade de evitar medidas provisórias com força de lei. Poder legislativo: Tem funções judiciais, por exemplo, ao instalar comissões parlamentares de inquérito. Poder Judiciário: pode interferir no processo legislativo através do controle de constitucionalidade, isto é, invalidar uma lei se esta for considerada inconstitucional, e controlar a constitucionalidade das medidas provisórias editadas pelo poder executivo.

  14. Fim

More Related