vida comunit ria n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
VIDA COMUNITÁRIA PowerPoint Presentation
Download Presentation
VIDA COMUNITÁRIA

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 10

VIDA COMUNITÁRIA - PowerPoint PPT Presentation


  • 140 Views
  • Uploaded on

VIDA COMUNITÁRIA. Alguns princípios da Vida Comunitária. A FORMAÇÃO da comunidade não é uma iniciativa somente sob os critérios humanos. A escolha é feita pelo próprio Jesus:

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'VIDA COMUNITÁRIA' - fell


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
alguns princ pios da vida comunit ria
Alguns princípios da Vida Comunitária
  • A FORMAÇÃO da comunidade não é uma iniciativa somente sob os critérios humanos. A escolha é feita pelo próprio Jesus:

“Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova.” (Mc 3,13-14)

“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça.” (Jo 15,16)

slide3

O SENSO DO COMUM e da unidade deve ser algo sempre presente na comunidade:

“ A multidão de fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. (...) Entre eles ninguém passava necessidade (...) Depois era distribuído conforme a necessidade de cada um.” (At 4,32.34-35)

slide4

O AMOR como “regra de vida” e maneira de viver:

“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”. (Jo 13,34-35)

“O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”. (Jo 15,17)

slide5

PERMANECER UNIDOS ao Senhor para que haja, de fato frutos:

“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós (...) Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim, nada podeis fazer.(...) Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado; que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. (Jo 15,4.5.7)

slide6

A PALAVRA ocupa um lugar especial dentro da comunidade. Ela é a rocha de sustentação, apoio e alicerce da vida comum:

“Portanto, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu a casa sobre a rocha.” (Mt 7,24)

  • A “REGRA DE OURO” da vida comunitária:

“Tudo, portanto que desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.” (Mt 7,12)

slide7

O PERDÃO INCONDICIONAL e a CORREÇÃO FRATERNA:

“Ora, eu vos digo: amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5,44)

“Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘estou arrependido’, perdoa-lhe” (Lc 17,3)

o que evitar na vida comunit ria
O que evitar na vida comunitária

1. A HIPOCRISIA: “Se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus”. (Mt 5,20)

2. O JURAMENTO: “Não jureis de modo algum” (Mt 5,34)

3. A MENTIRA: “seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Meligno” (Mt 5,37)

4. O ENFRENTAMENTO DO MAL: “Não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda!” (Mt 5,39)

slide9

5. O HOMICÍDIO NAS PALAVRAS: “ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal, quem disser seu irmão “imbecil” deverá responder no Sinédrio; quem chamar seu irmão de “louco” poderá ser condenado ao fogo do inferno.

6. O ADULTÉRIO PELO ABUSO DOS SENTIDOS: “Se teu olho direito te leva à queda, arranca-o e joga-o para longe de ti (...) Se tua mão direita te leva à queda, corta-a e joga-a para longe de ti!” (Mt 5,29-30).

7. A PROCURA DO RECONHECIMENTO DOS OUTROS: “Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus.” (Mt 6,1)

slide10

8. A GANÂNCIA E O CORAÇÃO DIVIDIDO: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam.(...) Pois onde está o teu tesouro, aí estrá também o teu coração. (...) Ninguém pode servir a dois senhores (...)(Mt 6,19. 21.24)

9. O DESTAQUE AO DEFEITO DO OUTRO: “Porque observas o cisco que está no olho do teu irmão, e não reparas a trave que está no teu próprio olho?”

10. O DESEJO DE SER O MAIOR: “Os reis das nações dominam sobre elas, e os que exercem o poder se fazem chamar de benfeitores. Entre vós, não deve ser assim. Pelo contrário, o maior entre vós seja como o mais novo e o que manda, como quem está servindo.” (Lc 22,25-26)