a s ndrome burnout l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
A SÍNDROME BURNOUT: PowerPoint Presentation
Download Presentation
A SÍNDROME BURNOUT:

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 32

A SÍNDROME BURNOUT: - PowerPoint PPT Presentation


  • 180 Views
  • Uploaded on

A SÍNDROME BURNOUT:. Um desafio ao equilíbrio dos profissionais. O que é a Síndrome Burnout ?

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'A SÍNDROME BURNOUT:' - fathia


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
a s ndrome burnout

A SÍNDROME BURNOUT:

Um desafio ao equilíbrio dos profissionais

slide2

O que é a Síndrome Burnout?

O termo Burnout surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 70, e se trata de uma composição de burn = queima e out = exterior sugerindo um estresse crônico mais associado ao mundo do trabalho, em que a pessoa sente “perder a energia”,

o entusiasmo e o interesse, comprometendo

a sua saúde e performance profissional.

slide3

As pesquisas demonstram que a síndrome afeta principalmente aqueles que prestam assistência ou são responsáveis pelo desenvolvimento de outras pessoas, tais como médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, assistentes sociais, agentes penitenciários, policiais, bombeiros, cuidadores de pessoas com doenças degenerativas, entre outros.

slide4

Síndrome Burnout

O Decreto brasileiro nº 3048/99 a reconhece no Grupo V do CID-10

como doença do trabalho

“Síndrome de Burn-Out”,

“Síndrome do Esgotamento Profissional” enquanto sensação de estar acabado, referindo-se aos transtornos mentais e do comportamento relacionados à atividade laboral.

slide5

Síndrome Burnout

Como nasceu Burnout?

“O termo Burnout surgiu como uma metáfora para exprimir o sentimento de profissionais que trabalhavam diretamente com pacientes dependentes de substâncias químicas. Nos primeiros anos da década de 70, um estudo com profissionais ligados ao tratamento de usuários de drogas mostrou que, após algunsmeses de trabalho, esses profissionais

compartilhavam alguns sintomas que já haviam sido observados e até estudados, mas de forma isolada.” (Freudenberger, 1974)

slide6

Síndrome Burnout

“Podia-se observar o sofrimento. Alguns reclamavam que já não viam seus “pacientes” como pessoas que necessitassem de cuidados especiais, visto que eles não se esforçavam para parar de usar drogas. Outros reclamavam que estavam tão exaustos que às vezes desejavam nem acordar para não ter que ir para o trabalho.

slide7

Síndrome Burnout

Outros ainda afirmavam que já não conseguiam mais atingir os objetivos que haviam imaginado. Sentiam-se incapazes de modificar o status quo; sentiam-se derrotados. A estes sintomas, agora pesquisados e analisados em conjunto, atribuiu-se o nome de burnout.

slide8

Síndrome Burnout

Impossível dizer desde quando o burnout existe. A importância do trabalho de Freudenberger foi exatamente nomear um sentimento que já estava ali. A rosa é o nome da rosa (Humberto Eco), ao nomear o que sentimos podemos lidar com o que sentimos, podemos entendê-lo, enfrentá-lo, saber dos seus limites.” (Codo,1999:240)

slide9

Síndrome Burnout

  • A Síndrome Burnout é caracterizada por três dimensões:
  • Exaustão Emocional (EE)
  • Despersonalização (DE)
  • reduzida Realização Profissional (rRP)
slide10

1ª dimensão - Exaustão Emocional (EE)

Se refere à sensação de esgotamento tanto físico como mental, ao sentimento de não dispor mais de energia para absolutamente nada. De haver chegado ao limite das possibilidades;

Síndrome Burnout

slide11

Síndrome Burnout

2ª dimensão - Despersonalização (DE) não significa que o indivíduo deixou de ter sua personalidade, mas que esta sofreu ou vem sofrendo alterações, levando o profissional a um contato frio e impessoal com os

usuários de seus serviços (alunos, pacientes, clientes, etc.), passando a denotar atitudes de cinismo e ironia em relação às pessoas e indiferença ao que pode vir a acontecer aos demais;

slide12

Síndrome Burnout

3ª dimensão - reduzida Realização Profissional (rRP)

Evidencia o sentimento de insatisfação com as atividades laborais que vem realizando, sentimento de insuficiência, baixa auto-estima, fracasso profissional, desmotivação, revelando baixa eficiência no trabalho. Por vezes, o profissional apresenta ímpetos de abandonar o emprego.

(Benevides-Pereira, 2002:35).

slide13

Síndrome Burnout

SINTOMAS FÍSICOS

slide14

Síndrome Burnout

Físicos:

Fadiga constante e progressiva, distúrbios do sono, dores musculares ou osteomusculares, cefaléias, enxaquecas, perturbações gastrointestinais, imunodeficiência, transtornos cardiovasculares, distúrbios do sistema respiratório, disfunções sexuais, alterações menstruais nas mulheres.

slide15

Síndrome Burnout

SINTOMAS PSÍQUICOS

slide16

Síndrome Burnout

Psíquicos:

Falta de atenção, de concentração, alterações de memória, lentificação do pensamento, sentimento de alienação, sentimento de solidão, impaciência, sentimento de insuficiência, baixa auto-estima, labilidade emocional, dificuldade de auto-aceitação, astenia, desânimo, disforia, depressão, desconfiança, paranóia.

slide17

Síndrome Burnout

SINTOMAS COMPORTAMENTAIS

slide18

Síndrome Burnout

Comportamentais:

Negligência ou excesso de escrúpulos, irritabilidade, incremento da agressividade, incapacidade para relaxar, dificuldade na aceitação de mudanças, perda de iniciativa, aumento do consumo de substâncias químicas, comportamento de alto risco e no limite, suicídio!

slide19

Síndrome Burnout

SINTOMAS DEFENSIVOS

slide20

Síndrome Burnout

Defensivos:

Tendência ao isolamento, sentimento de onipotência, perda do interesse pelo trabalho (ou até pelo prazer), absenteísmo, ironia, cinismo.

slide21

Síndrome Burnout

Burnout é descrito como uma cronificação do estresse quando as formas de enfrentamento não foram suficientes, e está relacionado ao mundo do trabalho. Lembre-se: Burnout tem sempre um caráter negativo! (distresse).

sens vel diferen a fonte folha de s paulo 02 11 2010
Sensível diferença...(Fonte: Folha de S. Paulo, 02/11/2010)

ESTRESSE

BURNOUT

DESILUSÃO CAUSADA PELO EXCESSO DE SITUAÇÕES ESTRESSANTES;

ESGOTAMENTO EMOCIONAL;

FALTA DE SENSIBILIDADE;

REDUÇÃO DA MOTIVAÇÃO.

  • REAÇÃO NATURAL A UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA;
  • ESGOTAMENTO FÍSICO;
  • HIPERSENSIBILIDADE;
  • REDUÇÃO DA ENERGIA.
slide23

“Jeca Tatu tinha o ventre corroído pelos vermes, a vítima de burnout tem o espírito corroído pelo desânimo, a vontade minguando devagar, até atingir os gestos mais banais, até minimizar as vitórias mais acachapantes, a beleza e a força da missão dando lugar ao mesmo irritante cotidiano, por mais

Síndrome Burnout

diferentes que sejam os dias de trabalho.” (Codo,1999:254)

slide24

Síndrome Burnout

O COTIDIANO...

  • - O TER em detrimento do SER...
  • - Cobranças/Exigências...
  • - Multicompetências...
  • - Mutações Tecnológicas...
  • Relações descartáveis, velozes,
  • superficiais...
slide25

Síndrome Burnout

ALERTA AOS PROFISSIONAIS!

slide26

Síndrome Burnout

“[...] Burnout apresenta-se em pessoas normais, em geral entusiastas e idealistas, que no contato com o mundo profissional vão mudando seu modo de ser e apresentando transtornos que acabam por interferir em nível pessoal, social e institucional.

O início da síndrome pode se dar já durante a fase acadêmica, no período de preparação ao trabalho” (Benevides Pereira, 2002)

slide27

Síndrome Burnout

Dicas da DRI:

  • 1 minuto contra o estresse! (mãos quentes)
  • Procure fazer o que gosta;
  • Não negligenciar a família, o lazer e o esporte;
slide28

Síndrome Burnout

  • Usufruir as férias;
  • Estabeleça prioridades para o dia;
  • Selecione os seus estímulos – o que ouve, fala, pensa e vê, além das companhias – pessimismo é contagiante!
slide29

Dicas da DRI:

Síndrome Burnout

  • cultivar um tempo livre, sem fazer nada; as idéias mais criativas e brilhantes podem surgir durante o ócio, quando a cabeça está mais arejada;  
  • aprender a delegar funções, dividir responsabilidades e confiar no talento de seus colaboradores;
slide30

Síndrome Burnout

Dicas da DRI:

  • Seja mais flexível com as suas rotinas, porque os imprevistos acontecem e não precisam constituir-se em motivo de desgaste;
  • Procure centrar-se no presente – Viva o “aqui e agora”!
slide31

Síndrome Burnout

  • Na alimentação procure evitar excessos com substâncias conhecidas como “estressores” do organismo = sal, álcool, açúcar refinado e cafeína;
  • Invista sempre em autoconhecimento – terapia, florais, acupuntura, homeopatia... Quanto mais você se conhece, melhor lida com os desafios!
slide32

Síndrome Burnout

A SÍNDROME BURNOUT:

Um desafio ao equilíbrio dos profissionais

Material inspirado na Dissertação de Mestrado “Estresse e Trabalho: Os Assistentes Sociais na mira do Burnout” PUC/São Paulo, 2004

Autora: Adriana Bispo de Araujo, Assistente Social - CRESS nº 21.619

Cont@to: drixbispo@gmail.com