1 / 19

Capítulo 12 - Como os indígenas reagiram a ocupação do Brasil?

Capítulo 12 - Como os indígenas reagiram a ocupação do Brasil?. Avaliação Bimestral: 18 /09 - 7º AB 20/09 - 7º C Conteúdos: Capítulo 12 Capítulo 13 Capítulo 14. Como os indígenas reagiram a ocupação do Brasil?. Por que Portugal decidiu ocupar o Brasil?

erik
Download Presentation

Capítulo 12 - Como os indígenas reagiram a ocupação do Brasil?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Capítulo 12 - Como os indígenas reagiram a ocupação do Brasil? Avaliação Bimestral: 18 /09 - 7º AB 20/09 - 7º C Conteúdos: Capítulo 12 Capítulo 13 Capítulo 14

  2. Como os indígenas reagiram a ocupação do Brasil? • Por que Portugal decidiu ocupar o Brasil? • Como foi a luta pelo domínio do território? • O que significa : Indígenas entre a cruz e a espada?

  3. Por que Portugal decidiu ocupar o Brasil? ↘ Motivos: • A corte portuguesa gastava mais do que arrecadava com impostos. • Os piratas davam grande prejuízo para Corte. • Excesso de especiarias na Europa. • As viagens para o Oriente passaram a ficar caras (segurança) e com baixo valor lucrativo. • Somado a isso, o interesse pelo território brasileiro começou a trazer franceses e holandeses para o país. • Sendo assim, a Coroa decidiu por colonizar o Brasil e sacramentar a posse da terra. Até 1530 era mais lucrativo o comércio feito com a Índia e a África. Lei da Oferta e Procura.

  4. Núcleos de povoamento Fundação de São Vicente: 1532Obra de Benedito Calixto, "Fundação de São Vicente", mostra a visão do artista sobre a chegada dos portugueses no litoral paulista 1º expedição: Martin Afonso , fundou a 1º vila: São Vicente – SP – 1532, a vila passou a ser um centro permanente e era administrada por homens-bons ( $ homens de posses, proprietários de terra e escravos). Martin Afonso dividiu o lote em sesmarias, em troca os que recebiam a terra tinham que defendê-la e explorar.

  5. O que os portugueses rapidamente construíram em São Vicente? • Cadeia • Igreja • Sede administrativa (Câmara Municipal) • Praça Central • Pelourinho

  6. Quem foi o 1º administrador de São Vicente? “Parece que é necessário, antes de passar mais adiante, declarar cuja é a capitania de S. Vicente, e quem foi o povoador dela, da qual fez El-Rei D. João III de Portugal mercê a Martim Afonso de Souza, cuja fidalguia e esforço é tão notório a todos, que é escusado bulir neste lugar nisso, e os que dele não sabem muito vejam os livros da Índia, e verão os feitos maravilhosos que nela acabou, sendo capitão-mor do mar e depois governador.” • Depoimento do colono Gabriel Soares de Sousa, em 1587.

  7. Como ele administrou o território? Através das SESMARIAS Câmara Municipal As Câmaras era formadas por vereadores. Eles representavam o poder local. Os vereadores era os homens bons. Assunto sobre: impostos, mão de obra indígena, administrativos. Durou até 1820. Objetivos: defender e explorar as terras. Produzir nas terras e pagar impostos. Que isso te lembra? Duas expedições foram para o interior do país com o objetivo de encontrar ouro, porém foram fracassadas.

  8. A luta pelo domínio do território. • Essa 1º expedição não foi suficiente para proteger o Brasil da invasão estrangeira, sendo assim o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias. • 15 faixas de terras entregues a Capitães – donatários. As posses das capitanias eram hereditárias porém as terras continuavam sendo dos reis.

  9. Direitos e deveres • Capitães - Donatários: nobres empobrecidos Doar sesmarias . Fundar povoações. Administravam e faziam justiça. Não pagavam impostos e recebiam parte do imposto pago pelos colonos. Despesas e o risco da colonização. Organizar a exploração e vendê-la com exclusividade para Metrópole. • Rei: Ficavam com os impostos e fiscalizavam a exploração. A Coroa portuguesa não tinha recursos financeiros para explorar o extenso território brasileiro.

  10. Revolta indígena + - 13.000 Potiguaras vivem hoje na Paraíba • Muitos indígenas foram utilizados como mão-de-obra escrava, porém algumas tribos se revoltaram, como foi o caso dos Potiguara e Itamaracá de Pernambuco. • Foram exterminados po 7 mil homens e os sobreviventes expulsos da região. • Somente as capitanias de São Vicente e Pernambuco conseguiram resistir aos ataques indígenas e a falta de recursos financeiros dos capitães.

  11. Como o Rei de Portugal resolveu o problema do fracasso das capitanias? Nomeou um Governador Geral - 1548 Objetivos: Segurança da Colônia , Catequização indígena, aumentar a produção da cana-de-açúcar, cobrar impostos, procurar metais, impedir contrabando, exercer a justiça. 1º Governador-Geral foi Tomé de Sousa, fundou Salvador. 1º cidade 1º capital: casa do governador, igreja, pecuária, sede de bispos, engenhos de cana-de-açúcar , relação amistosa com os indígenas.

  12. Indígenas entre a cruz e a espada. A Cruz representa a Catequização dos nativos. A Espada representa o extermínio da população.

  13. A escravidão negra intensificou-se a partir de 1580 – relatos do padre Cardim, relatos documentados contam que em 1580 dos 6 mil escravos que viviam na Bahia 4 mil eram africanos. • São Vicente foi um dos centros urbanos onde a escravidão indígena persistiu por mais tempo.

  14. A catequização indígena • Os jesuítas, eram membros da ordem católica Companhia de Jesus, fundada em 1534, dedicada à educação das crianças e à conversão dos povos não cristãos. • Aprendiam a língua dos nativos e os convertiam ( aprendiam a língua , o cristianismo, ler, escrever em português.) • Os nativos eram levados para as missões, que tinha o papel de aculturar. Abandono da nudez, da poligamia, da pintura corporal e da vida nômade.

  15. Nas Missões era garantido... • Trabalhar mediante remuneração. • Bom tratamento. • Tempo de trabalho determinado – 6 meses. • Na prática, havia quem desrespeitasse essas leis. Por fim, as missões tornaram o nativo mais pacifico, garantindo mão de obra trabalhadora. Os indígenas que não se adequavam as novas normas eram escravizados justamente, como dizia Mem de Sá , 3º governador geral, era a guerra justa. Em 1562 a guerra foi contra a tribo Caeté, dos 50 mil nativos que existiam, 10 mil foram escravizados, o restante exterminados.

  16. Reação indígena Os indígenas que não se adequavam as novas normas eram escravizados justamente, como dizia Mem de Sá , 3º governador geral, era a guerra justa. Em 1562 a guerra foi contra a tribo Caeté, dos 50 mil nativos que existiam, 10 mil foram escravizados, o restante exterminados.

  17. Confederação dos Tamoios – (dos mais velhos) Os Tupinambás reuniram várias tribos na região de Cabo Frio a São Vicente contra os portugueses. Aliados: franceses Intervenção dos jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. As doenças trazidas por portugueses e africanos ajudaram a exterminar os nativos.

  18. Tarefa: Página 173 – Atividade 1 e 2 Página 175 – Documento 2 e Atividade 1 e 2 Página 177 – Documento 1 e Atividade 1 Leitura, somente leitura, dos documentos do ESTUDO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS

More Related