RESSURREIÇÃO DOS MORTOS - PowerPoint PPT Presentation

enan
ressurrei o dos mortos n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
RESSURREIÇÃO DOS MORTOS PowerPoint Presentation
Download Presentation
RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

play fullscreen
1 / 69
Download Presentation
RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
274 Views
Download Presentation

RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

  2. Princípioselementaresda doutrina de Cristo • - Arrependimentode ObrasMortas; • Féem Deus; • Batismos (Água, Fogo, Espírito Santo); • - Imposição de mãos; Ressurreição dos mortos

  3. Cristo morreu pelos nossos pecados,...

  4. ...foi sepultado e ressuscitou!

  5. RESSURREIÇÃO A grandeesperançadepoisque a morteentrou no mundo:

  6. Jó 25  Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da mi-nha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros;

  7. Davi - Salmo 16 e 49 Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si... Sempre tenho o Senhor diante de mim [...]. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tran-qüilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro nem permitirás que o teu santo so-fra decomposição...

  8. EVENTO MAIS ESPERADO NO REINO DE DEUS A RESSURREIÇÃO DE TODAS AS COISAS ATINGIDAS PELA MORTE E A GLÓRIA DA IMORTALIDADE

  9. Carta aos I Coríntios 15:21 Visto que a morte veio por um ho- mem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. O último inimigo a ser destruído é a morte. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

  10. Ressurreição dos Mortos Duas palavras gregas definem o termo ressurreição (anastasis e egeiro) “tornar à vida”, “levantar-se”, “despertar”, “acordar”. 

  11. Ressurreição dos Mortos Qual a importância de crer na ressurreição para a salvação da alma? Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Rm 10:9

  12. Carta aos Romanos 4 Abraão... não duvidou, por incredu-lidade, da promessa de Deus; ...estando ple-namente convicto de que ele era poderoso pa-ra cumprir o que prometera. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.

  13. Carta aos Romanos 4 E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,mas tam-bém por nossa causa, posto que a nós igual-mente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,o qual foi entre-gue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

  14. Romanos 5  Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

  15. Ressurreição dos Mortos A Escritura mostra que há apenas duas ressurreições: Para a vida eterna, e para vergonha e horror eterno.

  16. ProfetaDaniel Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Dn 12

  17. Daniel 12    Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão co-mo o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sem-pre e eternamente.  

  18. Disse Jesus: João 5     Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.

  19. Disse Jesus: João 5      Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

  20. Disse Jesus: Mateus 10 Disse Jesus: Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

  21. ALMA E CORPO O que acontecia com a alma e o corpo antes da vinda de Jesus?

  22. Disse Jesus: Lucas 16  Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendida-mente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vi-nham lamber-lhe as úlceras.

  23. Disse Jesus: Lucas 16   Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno (Geena), estando em tor-mentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

  24. INFERNO Do Latim infernum: “profundezas” ou “abismos” “mundo inferior” A Palavra é usada para representar: Sheol - hebraico (sepultura, abismo) Hades - grego (mundo dos mortos) Geena - grego (Vale de Hinon)

  25. Geena Era o nome dado ao Vale de Hinon ao sul de Jerusalém, onde no passado, sacrifícios humanos eram realizados.2 Crónicas 28

  26. Geena Mais tarde, tornou-se uma espécie de lixão da cidade, frequentemente em chamas.

  27. Geena Lançavam cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, animais, e toda espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso queimando o lixo.

  28. Geena Jesus usou o que acontecia neste vale como figura do Inferno. 

  29. Vale de Hinon ou Geena hoje

  30. Na época de Jesus Vale de Hinon ou Geena

  31. Disse Jesus: Lucas 16   Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; Onde foi sepultado?

  32. Disse Jesus: Lucas 16   Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. Onde foi sepultado?

  33. Disse Jesus: Lucas 16   Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno (Geena), estando em tor-mentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

  34. Seio de Abraão Inferno ouGeena = Prisão Inferno (Geena) - Prisão

  35. Disse Jesus: Lucas 16   Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me re-fresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

  36. Disse Jesus: Lucas 16 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não po-dem, nem os de lá passar para nós.

  37. Seio de Abraão Inferno ouGeena = Prisão Grande Abismo Inferno (Geena) - Prisão

  38. Disse Jesus: Lucas 16   Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se al-guém dentre os mortos for ter com eles, arre-pender-se-ão   Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ou- vem a Moisés e aos Profetas, tampouco se dei-xarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

  39. Onde Jesus estavaenquantoseucorpo era sepultado?

  40. 1 Pedro 3   Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,

  41. Seio de Abraão - Foi em espírito e pregou aos espíritos em prisão, Inferno ouGeena = Prisão Inferno (Geena) - Prisão

  42. Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. 

  43. Levou-os ao Paraíso. LADRÃO

  44. Tres dias depois ressuscitou e apareceu a Maria Madalena

  45. Disse Jesus: João 5   Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.

  46. Disse Jesus: João 5   Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:

  47. Disse Jesus: João 11   Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

  48. Carta aos 1 Coríntios 15 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pre-gação, e vã, a vossa fé; Eis que vos digo um mistério: nem todos dor-miremos, mas transformados seremos todos,num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.   

  49. Carta aos 1 Coríntios 5 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais in-felizes de todos os homens. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dor-mem.