atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 - PowerPoint PPT Presentation

warren
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 PowerPoint Presentation
Download Presentation
atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995

play fullscreen
1 / 11
Download Presentation
atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995
71 Views
Download Presentation

atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta-feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em uma ilha próxima à capital Oslo, que deixaram pelo menos 91 mortos, são os últimos grandes ataques que comoveram a Europa ocidental desde 1995.

  2. O duplo atentado na Noruega – uma chacina com motivações políticas?

  3. OSLO, Noruega — No dia seguinte ao duplo atentado na Noruega, os motivos do crime ainda estão sendo considerados um mistério, mas os primeiros elementos apontam para um “fundamentalista cristão” norueguês, amante da caça e dos videogames, que teria mantido contatos com ultradireitistas e neonazistas. Detido na sexta-feira – logo após à explosão de uma bomba e aos tiros disparados contra jovens acampados que participavam de um congresso numa ilha, matando pelo menos 92 pessoas – o suposto autor da chacina foi apresentado pelos investigadores como um norueguês nativo, de 32 anos e sem antecedentes criminais. Segundo a imprensa, trata-se de Anders BehringBreivik, um jovem de cabelos louros (como mostra a foto publicada em seu perfil na rede social Facebook). A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pela polícia.

  4. Anders BehringBreivik

  5. Na sexta-feira pela tarde aconteceu primeiro uma forte explosão, produzida por um carro bomba, que danificou edifícios do governo, entre eles o escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, que não se encontrava nele, no centro de Oslo.

  6. Logo, o suspeito disparou com uma arma automática num acampamento de verão a cerca de 40 km do lugar do primeiro ataque. Em seu perfil do Facebook, BehringBreivik se apresenta como um “conservador”, “cristão”, e interessado em caça e em jogos como World ofWarcraft e ModernWarfare 2. O jovem se apresentava também como diretor de BreivikGeofarm, uma granja biológica através da qual ele pode ter tido acesso aos produtos químicos que foram utilizados na fabricação dos explosivos.

  7. O jovem se apresentava também como diretor de BreivikGeofarm, uma granja biológica através da qual ele pode ter tido acesso aos produtos químicos que foram utilizados na fabricação dos explosivos. A imprensa norueguesa o apresenta como “pertencente à extrema direita”, “nacionalista” e proprietário de várias armas, entre elas um fuzil automático. Suas intervenções na página internet www.document.no dão testemunho de suas posições nacionalistas e de sua hostilidade a uma sociedade multicultural. Recusa também o nazismo.

  8. Pessoas visitam um memorial feito com flores e homenagens às vítimas, perto da catedral de Oslo Julgamento do autor de atentados na Noruega começará em 2012