1 / 12

Vida e Pesca nos Mares da Bahia (Brasil)

Exposição. Vida e Pesca nos Mares da Bahia (Brasil). Fotos: Franzé. Lisboa, Portugal Setembro/2009.

emil
Download Presentation

Vida e Pesca nos Mares da Bahia (Brasil)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Exposição Vida e Pesca nos Mares da Bahia (Brasil) Fotos: Franzé Lisboa, Portugal Setembro/2009

  2. Desde o ano 2000, quando iniciou seu projeto de tese sobre Etnoecologia, Francisco José Bezerra Souto (Franzé), vem apontando suas lentes para cenas desse universo de águas, lamas, corais e pessoas. De ferramenta metodológica, logo passou a projeto de vida. Nascidas de uma oportuna fusão de hobby e trabalho, suas exposições compõem-se de fragmentos de etnografias visuais e fotos avulsas, cujos focos recaem sobre as diversas “gentes” do litoral da Bahia (Brasil), em diversos momentos de uma atividade ainda pouco conhecida e reconhecida: a pesca artesanal.

  3. Na Bahia, esta atividade é composta de duas modalidades: a mariscagem, que é a coleta de caranguejos, siris e de moluscos; e a pesca propriamente dita, que é a captura de peixes, camarões e lagostas. Estes recursos são encontrados largamente em praias, manguezais e recifes ao longo do litoral baiano. Não por acaso, historicamente inúmeras comunidades foram colonizando estas áreas. Estes recursos, portanto se tornaram a base da sobrevivência dessas populações ao longo dos tempos, o que se mantém até os dias atuais.

  4. Nas palavras do fotógrafo e antropólogo Pedro Jaime “se a etnografia é a descrição de uma cultura e a fotografia é a arte de escrever com luz, é possível que um ganho poético aconteça quando elas se aproximam”. O caminho de Franzé, portanto, foi um pouco esse: poesia, mas com trabalho. Trabalho mas com poesia. Estética a serviço da ciência. Ciência a serviço da estética.Ecologia e Cultura sendo trabalhadas com palavras, mas tirando um atento e sensível proveito da luz...

  5. Francisco José Bezerra Souto (Franzé), além de pai de Cauê, é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Zoologia pela Universidade Federal da Paraíba, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, (Bahia, Brasil) onde leciona disciplinas para Cursos na área de Ciências Biológicas e desenvolve pesquisas em Etnoecologia da pesca artesanal. Apoio:

More Related