1 / 15

1º. Seminário - Rede PDTSP –TEIAS

1º. Seminário - Rede PDTSP –TEIAS. PDTSP – VPPLR/VPAAS, ENSP 9 de fevereiro, 2010 Salão Internacional da ENSP. PDTSP - Histórico .

elwyn
Download Presentation

1º. Seminário - Rede PDTSP –TEIAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1º. Seminário - Rede PDTSP –TEIAS • PDTSP – VPPLR/VPAAS, ENSP 9 de fevereiro, 2010 Salão Internacional da ENSP

  2. PDTSP - Histórico 2001: Criação do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP) e do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos em Saúde (PDTIS); Apresentados pela Presidência e aprovados pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz em 2001 e plenárias dos IV e V Congressos Internos, em 2002 e 2005; Ambos os programas integraram os Planos Quadrienais da Fiocruz 2001-2005 e 2005-2008. Diretrizes para a Formulação do Plano Quadrienal 2001-2005 -objetivo central do PDTSP: “o fomento às atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas essencialmente para a inovação tecnológica no campo da saúde pública, nas dimensões coletiva e individual, promovendo a melhora substancial do desempenho do Sistema Único de Saúde - SUS”.

  3. PDTSP - Histórico Até 2008, seis Redes foram constituídas pelo PDTSP: • Rede PDTSP-Dengue • Rede PDTSP-SUS • Rede Campus Fiocruz da Mata Atlântica • Rede Recursos Hídricos • Rede Cidades Saudáveis: saúde, ambiente e desenvolvimento • Rede de Pesquisa Clínica

  4. Orçamento – PDTSP, 2003 a 2009

  5. PDTSP – Histórico e avaliação Alguns aspectos que podem ter contribuído para que as propostas apresentassem impacto limitado: 1) curto prazo e pequeno investimento por projeto (média de R$100 mil e prazo de 18 a 24 meses para execução); 2) a atuação em rede se deu principalmente por temas, não foram constituídas redes naturais de trabalho, nas quais grupos de pesquisadores se integram de forma sinérgica com um mesmo objeto; 3) embora tenha sido freqüente a participação de serviços e gestores do SUS nos projetos, ela se dá principalmente pela facilitação da execução dos projetos; 4) questões operacionais: demora na transferência de recursos, morosidade dos processos de aquisição de insumos e equipamentos e limitações de recursos humanos; 5) a dificuldade de transferência tecnológica foi destacada em alguns relatórios das Redes Dengue e SUS, parcialmente atribuída à necessidade de mudança de atitudes e hábitos nos serviços, o que pode requerer tempo, capacitação e investimentos.

  6. Rede Cidades Saudáveis

  7. Rede Pesquisas Clínicas

  8. Edital Transferência Tecnológica

  9. PROPOSTA DE NOVO MODELO PARA O PDTSP:PROGRAMA DE APOIO À REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA As áreas de atuação são definidas a partir de documentos norteadores, da Política Nacional de Saúde, Atenção Básica, Atenção à Saúde e Tecnologia e Inovação em Saúde, do PPA do Governo Federal, Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa, Conferência Latino-Americana de Pesquisa e Inovação para a Saúde e Diagnóstico de Situação de Saúde no Brasil -2007, Plano Quadrienal da Fiocruz, entre outros. Conselho Consultivo: Composto por gestores e pesquisadores da Fiocruz, também representantes de associações e sociedades científicas e civis, outras representações do Ministério da Saúde. Atribuições: 1) identificação das demandas e oportunidades de atuação da Fiocruz e possíveis parceiros, colaboradores, fontes de financiamento de outras instituições a partir das necessidades estabelecidas; 2) identificação das formas de apoio do PDTSP aos projetos e redes; 3) acompanhamento, monitoramento e avaliação.

  10. PROPOSTA DE NOVO MODELO PARA O PDTSP: Forma de organização das Redes • Convite a participação vs. edital competitivo • Processos coletivos de gestão, planejamento, financiamento, execução, monitoramento, avaliação e publicação • Avaliações contínuas vs. anuais • Coordenação das Redes por grupo gestor

  11. Rede de Pesquisa Clínica - PDTSP • Compor uma carteira de projetos de pesquisa clínica. Deve ter caráter indutor a partir das eleições de prioridades do Conselho Consultivo do PDTSP, sendo pelo mesmo Conselho avaliadas as demandas de pesquisadores ou outras origens; • Conceder suporte financeiro inicial ou parcial, para a condução dos projetos e avaliar/buscar parcerias e fontes de co-financiamento; • Oferecer estrutura de apoio a projetos de pesquisa clínica, incluindo os ensaios clínicos; • Um Comitê gestor tem a função de acompanhar, monitorar e avaliar os projetos e a Rede; • Perspectiva de crescimento em curto/médio prazo.

  12. Plataforma de Pesquisa Clínica • Grupo Técnico: grupo de profissionais com expertise em coordenação de pesquisa clínica, incluindo ensaios clínicos, será responsável por atividades de suporte à pesquisa como coordenação e monitorias dos estudos, elaboração de protocolos, bases de dados e procedimentos operacionais, acompanhamento de projetos, treinamentos de equipes, estruturação de centros e interpretação de resultados, assessoria jurídica e assessoria de comunicação; • Atividade em formato de consórcio, com participação de profissionais das várias Unidades, desenvolvendo atividades relacionadas às suas competências, no atendimento ao conjunto de demandas de todos os projetos; • Plataforma do PDTSP, mas não restrita aos projetos financiados pelo PDTSP.

  13. Rede TEIAS Justificativas para a criação da Rede TEIAS : O projeto TEIAS-Escola Manguinhos já foi submetido a avaliações de relevância e pertinência, vem de parceria com gestores e tem co-financiamento, aspectos que atendem ao novo modelo PDTSP. Fatores favoráveis: Fortalecimento do componente de pesquisa e inovação, acompanhando os componentes de promoção e atenção à saúde e os componentes sociais; Possibilidade de inclusão de outros territórios; Adequação ao modelo de gestão PDTSP: objetivos, organização e orçamento serão avaliados na primeira reunião do Conselho Consultivo

  14. PDTSP - Recursos solicitados - 2010

  15. 1º. Seminário - Rede PDTSP –TEIAS pdtsp@fiocruz.br ana@cpqrr.fiocruz.br

More Related