1 / 33

CULTO

CULTO. CULTO CRISTÃO. CULTO. Etimologia: Do latim cultus Substantivo: adoração ou homenagem a uma divindade qualquer veneração ; adoração forma externa da religião. Significado de Culto no dicionário:.

effie
Download Presentation

CULTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CULTO CULTO CRISTÃO

  2. CULTO Etimologia: Do latim cultus • Substantivo: • adoração ou homenagem a uma divindade qualquer • veneração; adoração • forma externa da religião

  3. Significado de Culto no dicionário: s.m. Homenagem religiosa que se tributa a Deus ou aos entes sobrenaturais; liturgia; ofício divino.As cerimônias e festividades religiosas.

  4. CULTO CRISTÃO O culto tem sido considerado, pela maioria dos cristãos, como o ato central de identidade cristã através da história. Muitos teólogos cristãos têm definido a humanidade como homo adorans, ou seja, "o homem que cultua", significando assim que o culto a DEUS é central para se compreender o ser humano.

  5. CULTO CRISTÃO O culto de adoração a Deus é prestado na liturgia: ato do homem que adora (ação ascendente) e do Deus que salva (ação descendente).

  6. CULTO CRISTÃO DEUS DEUS adoração salvação HOMEM HOMEM

  7. CULTO CRISTÃO LITURGIA: O termo liturgia deriva do grego "ergosleitor" (ação do povo), onde os dotados de posses praticavam filantropia para com os necessitados e estes, agradecidos, louvavam tais atos.

  8. O QUE É O CULTO CRISTÃO O culto cristão é uma resposta humana à revelação divina. A Bíblia toda testifica que a obra de salvação é de iniciativa divina. Deus toma a iniciativa e o povo responde. Com essa resposta estabelece-se o “diálogo” no seu culto.

  9. O QUE É O CULTO CRISTÃO

  10. O QUE É O CULTO CRISTÃO A parte mais importante do culto cristão é “DEUS”, que se revela soberano, criador e santo. Deus é tanto o sujeito como o objeto do culto (Ele é o motivo do culto ou da minha adoração).

  11. O QUE É O CULTO CRISTÃO Sendo o culto uma resposta à revelação de Deus, sendo Ele o sujeito e o objeto do culto, então, o conteúdo das orações, hinos e cânticos e a pregação devem ser orientados para Deus e não para o homem, já que o homem não é o objeto do culto.

  12. O QUE É O CULTO CRISTÃO

  13. O QUE É O CULTO CRISTÃO Os elementos que compõem o culto devem se transformar em um “diálogo” entre Deus (que toma a iniciativa) e o homem (que responde).

  14. O QUE É O CULTO CRISTÃO

  15. O QUE É O CULTO CRISTÃO Quando isso não acontece se dá um “monólogo”. Muitas vezes o homem se torna o centro do culto e, simplesmente fala de suas necessidades e angústias e não ouve Deus.

  16. O QUE É O CULTO CRISTÃO

  17. O QUE É O CULTO CRISTÃO Para que o culto seja um diálogo, ele tem partes intimamente ligadas, obedecendo a uma harmonia de forma.

  18. EXEMPLO DE CULTO CRISTÃOISAÍAS 6.1-8 1. Esta é a primeira experiência do culto – O ENCONTRO COM DEUS e a ADORAÇÃO A DEUS. Ali se sente a presença de Deus e os anjos cantam a grandiosidade de um Deus justo e santo. (V. 1-4)

  19. EXEMPLO DE CULTO CRISTÃOISAÍAS 6.1-8 A partir desse momento, Isaías passa a reconhecer sua indignidade e fraqueza e faz uma confissão de pecados (v.5), sendo esta a sequência do culto.

  20. EXEMPLO DE CULTO CRISTÃOISAÍAS 6.1-8 2. O ato de CONFISSÃO é a resposta de Isaías à glória, majestade e santidade de Deus. O diálogo se estabelece entre Deus que se revela e o homem, neste caso Isaías, que sente, diante da grandeza da revelação, os seus pecados e os confessa. Esta é a segunda parte do culto. (V.5)

  21. EXEMPLO DE CULTO CRISTÃOISAÍAS 6.1-8 3. Após a confissão de isaías, um anjo tirou do altar uma brasa viva (V.6) e tocou com ela a boca de Isaías, dizendo: “a tua iniquidade foi tirada e purificado o teu pecado” (v.7). Assim, a DECLARAÇÃO DO PERDÃO é a terceira parte do culto.

  22. EXEMPLO DE CULTO CRISTÃOISAÍAS 6.1-8 4. Após Isaías ser perdoado, tem uma explosão de alegria, onde acontece a manifestação de LOUVOR e ação de graças, que é a quarta parte do culto

  23. EXEMPLO DE CULTO CRISTÃOISAÍAS 6.1-8 5. A seguir, vemos novamente Deus, que se manifesta através de uma comissão, de uma revelação de vontade a Isaías, dizendo que deveria ir ao povo e proclamar a Sua palavra como profeta. Eis a quinta parte do culto, que é a iluminação ou explicação da palavra; OUVIR a voz de Deus (v.8).

  24. EXEMPLO DE CULTO CRISTÃOISAÍAS 6.1-8 6. Em seguida vem a resposta imediata de Isaías: “Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim.” (v.8), ou seja, sua dedicação, resposta e consagração ao discipulado, à vontade de Deus, o seu ENVIO ao mundo.

  25. ALGUNS PRINCÍPIOS CÚLTICOS 1. CRISTO COMO ÁPICE Um princípio que tem consequências importantes na estrutura do culto é aquele que coloca CRISTO COMO ÁPICE, o ponto mais importante da história da salvação, da revelação e do pacto que Deus fez com a Igreja e o novo Israel.

  26. ALGUNS PRINCÍPIOS CÚLTICOS CRISTO COMO ÁPICE Se o alicerce do culto cristão tem base na nova aliança de vida estabelecida por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, só pode haver culto cristão no Cristo, isto é, só há culto cristão onde Cristo está presente. Mais que isso, a forma, a estrutura do culto é dada pela própria vida de Jesus Cristo.

  27. ALGUNS PRINCÍPIOS CÚLTICOS 2. A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO Outro princípio que tem implicações na estrutura do culto é aquele que diz ser a verdadeira oração, que nasce da atividade do ESPÍRITO SANTO

  28. ALGUNS PRINCÍPIOS CÚLTICOS A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO O culto só é culto cristão se estiver aberto a ação soberana do Espírito Santo. A ação do Espírito Santo dinamiza o culto, mas, também oferece, segundo a doutrina cristã o equilíbrio cúltico.

  29. ALGUNS PRINCÍPIOS CÚLTICOS 3. SER COMUNITÁRIO O culto cristão deve ser essencialmente COMUNITÁRIO. A adoração é um ato de toda a igreja e não do indivíduo apenas. Isto significa que a igreja vive e está em Cristo, incorporado em Seu corpo. Disso, decorre que um culto cristão não é individualista e que ninguém tem o monopólio cultual.

  30. ALGUNS PRINCÍPIOS CÚLTICOS SER COMUNITÁRIO O culto é de todo o povo de Deus, que deve adorá-lo com leituras responsivas, orações, participações especiais, etc...

  31. ALGUNS PRINCÍPIOS CÚLTICOS 4. MISSÃO DA IGREJA O culto deve estar ligado à MISSÃO DA IGREJA. Participar do culto cristão é estar disponível para servir aos homens no mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir, em comunhão com Jesus Cristo, o verdadeiro sentido da nossa humanidade.

  32. ALGUNS PRINCÍPIOS CÚLTICOS MISSÃO DA IGREJA Este princípio faz do culto o momento adequado para que as ansiedades, os problemas e angústias dos que adoram a Deus, sejam trazidos à luz da palavra e da revelação de Deus nos sacramentos, orações e orações intercessórias.

More Related