1 / 11

Culto e prática

Gauchismo. Culto e prática. A indumentária gaúcha. Peão:

caron
Download Presentation

Culto e prática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gauchismo Culto e prática

  2. A indumentária gaúcha Peão: O peão gaúcho usa o chapéu com barbicacho, a camisa, o colete, a bombacha, a bota com as esporas e a guaiaca com o facão, que era usado nas lidas campeiras, mas hoje, nos CTGs, é proibido o uso do mesmo em eventos sociais. O lenço, branco ou vermelho, servia como identificação no passado, indicando o grupo ao qual pertencia aquele gaúcho: Maragato ou Ximango. O nó do lenço também pode apresentar-se de formas diferentes, indicando circunstâncias diversas (solteiro, comprometido, etc.). Outro acessório que era muito utilizado na lida do campo, é a boleadeira.

  3. Prenda: A prenda gaúcha usa o vestido até o peito do pé, a saia de armação, o sapato de boneca ou bota e uma flor no cabelo. É proibido ela usar, no CTG, calça comprida, bijuterias de plástico, unhas coloridas e maquiagem exagerada. Num Centro de Tradições Gaúchas, quando ela é convidada a dançar, ela é obrigada a aceitar o convite, a recusa poderá gerar punições ou advertências.

  4. Dança e música gauchesca A música nativista canta, na maioria das vezes, os costumes, os acontecimentos e as paixões de um gaúcho. Há ali origens da música portuguesa e flamenca espanhola. Ela não é muito tocada pelas outras regiões do Brasil porque há uma formação harmônica complexa, ou seja, é muito difícil de ser interpretada. A dança, com a prenda e o peão, costuma ser em grupo, o homem, bate as botas com as esporas no chão, e a mulher, envolve balançando seu vestido, os dois em sincronia com a música. Até as crianças participam, e essas apresentações costumam ser em CTGs (Centro de Tradições Gaúchas) espalhados por todo o estado e pelo mundo.

  5. A culinária do Rio Grande do Sul A culinária do Rio Grande do Sul tem como principal prato típico o churrasco, o carreteiro de charque, o arroz doce, o pinhão e o sagu. Os pratos citados são, geralmente quentes, pois o inverno gaúcho é muito rigoroso. E trazem como matéria-prima alimentos produzidos e existentes na região, feitos sem requinte, de forma prática a fim de servir a uma situação de trabalho.

  6. O chimarrão Uma bebida muito apreciada no Rio Grande do Sul é o chimarrão. Nele usa-se erva-mate, a cuia e a bomba. Para se fazer o chimarrão, deve-se colocar erva-mate até a boca da cuia (recipiente feio a base de porongo, devidamente cortado e curtido), água não muito quente (quando começar a chiar) e após introduzir a água, coloca-se a bomba devidamente tampada. O chimarrão é servido da direita para a esquerda, a famosa “roda do chimarrão”, é preciso sorver todo o líquido até ouvir o ronco da bomba, e devolver a cuia vazia àquele que lhe serviu. Quando ela estiver satisfeita, deverá agradecer no momento da devolução da cuia vazia. O termo “chimarrão” é usado quando define a bebida preparada apenas com erva-mate e água. Já quando houver o uso de ervas ou chás, leva o nome de “mate”. A bebida possui propriedades digestivas, pois era comum ser consumida logo após as refeições, conhecidamente calóricas, devido ao churrasco com carne gorda. Além disso, aquecia os peões e mantinha-os hidratados. Mas o principal benefício do chimarrão talvez esteja na aproximação que permitia, uma vez que a bebida é desfrutada entre amigos.

  7. Algumas lendas rio-grandenses • Negrinho do pastoreio; • Salamanca do Jarau; • São Sepé; • Boitatá; • João-de-barro; • Quero-quero; • Umbú.

  8. Os símbolos do Rio Grande do Sul • O hino • O Brasão de Armas • A bandeira

  9. O hino Como a aurora precursoraDo farol da divindadeFoi o 20 de SetembroO precursor da liberdade Mostremos valor constânciaNesta ímpia e injusta guerraSirvam nossas façanhasDe modelo a toda Terra De modelo a toda TerraSirvam nossas façanhasDe modelo a toda Terra Mas não basta pra ser livreSer forte, aguerrido e bravoPovo que não tem virtudeAcaba por ser escravo Mostremos valor constânciaNesta ímpia e injusta guerraSirvam nossas façanhasDe modelo a toda Terra De modelo a toda TerraSirvam nossas façanhasDe modelo a toda Terra

  10. O Brasão de Armas

  11. A bandeira

More Related