1 / 11

A Moda e o design nA 1ª República

A Moda e o design nA 1ª República. Trabalho realizado por Ana Catarina, Nº2, 9ºE Catarina Ferreira, Nº5, 9ºE. A Moda. A transição dos anos 10 para os anos 20 foi, sem dúvida, radical.

dwayne
Download Presentation

A Moda e o design nA 1ª República

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Moda e o design nA 1ª República Trabalho realizado por Ana Catarina, Nº2, 9ºE Catarina Ferreira, Nº5, 9ºE

  2. A Moda A transição dos anos 10 para os anos 20 foi, sem dúvida, radical. Os vestidos opulentos e luxuosos com o espartilho muito apertado de modo a criar uma cintura fina e delgada, foram considerados completamente “demodê” - o espartilho foi esquecido - dando lugar aos vestidos fluidos, acima do joelho, de modo a facilitar os movimentos.

  3. Com o despoletar da guerra, a mulher viu-se com as mesmas tarefas que os homens ( a mulher já podia conduzir, ir a cafés, praticar desporto), e acima de tudo, trabalhar, e por isso, as tarefas do quotidiano exigiam trajes práticos.

  4. O corte de cabelo também foi muito influenciado. Os cabelos começaram a ser cortados por baixo da orelha, (à “garçonne”), por ser mais prático para o dia-a-dia, juntamente com os chapéus, um pouco mais modestos e pequenos que aqueles outrora usados na década anterior.

  5. Paris é a capital da moda, e as mulheres que viajam trazem para Portugal o último “grito” das tendências. Para a mulher portuguesa que não viaja e vive modestamente, limita-se a copiar os modelos e a costurá-los ela própria.

  6. Exemplos de algumas peças “na moda” durante a 1ª República

  7. Quanto aos homens, o colete, as calças e o casaco também estavam na moda, acompanhados de acessórios como a bengala e a polaina. O bigode também era imprescindível, assim como, por vezes, as patilhas. O monóculo surge também nesta época, e o chapéu ganha mais destaque, visto que nenhum homem bem vestido sairia de casa com a cabeça descoberta.

  8. o design O Design, no tempo da primeira República em Portugal era influenciado ainda pela Arte Nova. Apesar de nos outros países a Arte Nova já não estar muito presente, como Portugal era um país atrasado e isolado do resto da Europa só mais tarde esta corrente chegou ao nosso país. Apesar disso, as manifestações da corrente não estão muito vincadas em Portugal. A aplicação da Arte Nova no país foi, sobretudo, pela acção da burguesia urbana. Por isso, as obras que mais englobam esta forma de arte, encontram-se nas fachadas de alguns edifícios nas grandes cidades (Porto, Aveiro e Lisboa). O café “Majestic” na rua de Santa Catarina, no Porto, é um exemplo perfeito da influência desta corrente.

  9. No que toca aos interiores, Portugal era um país onde os ricos eram poucos e os pobres eram muitos, por isso, um estilo típico da era eduardina e da BelleÉpoque era o mais frequente de se encontrar nas casas das famílias. A decoração era pesada, adornada e escura.

  10. A loiça das Caldas: é a maior influência da Arte Nova em Portugal no que trata de objectos de decoração. Foi incentivada pelo pintor naturalista Rafael Bordalo Pinheiro e utiliza para decorar os objectos, várias formas orgânicas mais concretamente de folhas de couve e de alface, peixes, fruta, enchidos e etc.

  11. Bibliografia • http://4.bp.blogspot.com • Power-Point “A Moda E o Design”

More Related