1 / 16

TEXTO ÁUREO

IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013 PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS. TEXTO ÁUREO “Assim diz o Senhor: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar”. (Is 56.1) VERDADE APLICADA

dugan
Download Presentation

TEXTO ÁUREO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS TEXTO ÁUREO “Assim diz o Senhor: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar”. (Is 56.1) VERDADE APLICADA Somente um povo que teme a Deus e o serve de todo coração produz e estabelece no poder pessoas íntegras, justas equânimes. OBJETIVOS DA LIÇÃO Demonstrar que uma sociedade que abandona os princípios morais, que servem de parâmetro às escolhas individuais, está fadada a algum tipo de servidão ou de escravidão. Destacar a importância da autoridade exercida com retidão e justiça. Lembrar que a atuação de uma igreja santa e vigorosa contribui para a conservação social e para a manutenção e elaboração de leis contrárias à imoralidade. TEXTOS DE REFERÊNCIA Jz 17.6; 1Sm 8.10, 19, 20; 1Rs 11.4; Is 59.14

  2. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS INTRODUÇÃO PERÍODO MARCANTE NA VIDA DE ISRAEL: TRANSIÇÃO DO EXERCÍCIO DO PODER. CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA LIBERDADE EXCESSIVA. AUTORIDADE FUNDAMENTADA: NO TEMOR DE DEUS. NA JUSTIÇA E NA EQUIDADE. NAS VOZES PROFÉTICAS. ESSAS VOZES MOSTRAVAM: O CAMINHO PARA REALIZAÇÃO DO BEM COMUM!!

  3. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 1. A JUSTIÇA NO ANTIGO TESTAMENTO 1.1. UMA FÉ DESTEMIDA E CORAJOSA(Jz 2.11-18) Deus, o grande Libertador do povo de Israel. Juízes, reis e profetas procuravam: Defender a fé, a adoração a Deus através dos seus avisos; Condenar as religiões demoníacas e as associações imorais. Mencionados no livro aos Hebreus como: (Hb 11.32-34) Aprovados, lutaram para santificar o nome de Deus. Não na sua própria força. Conhecia m a fonte de seu poder: O Espírito de Deus, Hoje: Podemos tomar a espada do Espírito (A Bíblia). Ele nos dará forças, assim como deu a: Baraque, Gideão, Jefté, Sansão e tantos outros. (Ef 6.17,18)

  4. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 1. A JUSTIÇA NO ANTIGO TESTAMENTO 1.2. DEUS HONRA A FÉ DOS SEUS AGENTES Isaías menciona ação de Deus através de seus agentes: Nos dias de Midiã. – Is 9.4; Na vida de Débora. – Jz 5.31 Orações fervorosa para ação de Deus na: Vida do povo por causa da corrupção e dos inimigos. “Pereçam assim os teus inimigos, ó Deus”! A Justiça do Velho Testamento aponta para Jesus. - Mt 13.43 “...os justos brilharão...como sol, no reino de seu Pai”.

  5. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 1. A JUSTIÇA NO ANTIGO TESTAMENTO 1.3. A JUSTIÇA SE OPÕE AO MAL(1Jo 1.5) Noé e o dilúvio mostra a Justiça de Deus. Significa - retidão do Seu caráter, justo e sem mancha. João expressa isso em sua carta dizendo: Deus é luz – absoluta pureza do caráter de Deus, Total libertação de qualquer mal. Sua Justiça não tem aspecto negativo...é positiva. Está livre do mal e se opõe a ele; abomina o pecado. Cuidado com a condescendência! A natureza de Deus: É justo, se opõe ao erro, é a favor do direito.

  6. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 2. A JUSTIÇA E O DIREITO NO PERÍODO DOS JUÍZES 2.1. LIBERDADE X PODER ECONÔMICO X POLÍTICA(Jz 17.6) “ ...cada um fazia o que lhe parecia direito.” Liberdade individual ilimitada... Liberdade boa é a governada no temor de Deus, Protegida pela justiça e direito. Poder em Josué – abdicou à liberdade individual. Pelo bem comum, respeito e prestígio entre os povos. Politicamente e moralmente enfraquecido. - Jz 6.3,4 e 6 Povo se tornou motivo de escárnio e exploração dos vizinhos. Amalequitas e midianitas dominaram povo de Deus. Não deixavam mantimento para Israel que se escondia dos adversários nas covas. Josué era forte espiritual, moral e politicamente.

  7. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 2. A JUSTIÇA E O DIREITO NO PERÍODO DOS JUÍZES 2.2. MORAL E ÉTICA RELATIVAS – LÍDERES E GOVERNO FRACOS A prostituição foi admitida em Israel. - Jz 11 Gileade gerou Jefté com uma prostituta. Tornou-se um líder após ter sido rejeitado pelos seus. Lutou contra os amonitas e os venceu. Lembrou de Deus e creu que Ele daria a vitória. Constam da galeria da fé não para serem imitados, Sua moralidade e religiosidade teve consequências negativas. A sociedade que abre mão da segurança no temor de Deus. Pode levar uma vida disfarçada de: Liberdade, direitos humanos, tolerância e amor ao próximo.

  8. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 2. A JUSTIÇA E O DIREITO NO PERÍODO DOS JUÍZES 2.3. MORAL E ÉTICA RELATIVAS – DESTRUIÇÃO DA SOCIEDADE A libertinagem trouxe o caos para Israel. A mais horrenda história da Bíblia. Um levita foi constrangido a entregar sua mulher. Aos desejos imorais dos benjamitas. - Jz 19 O marido ultrajado esquartejou o cadáver, Enviando pedaços a todas as tribos que, Revoltadas quase extinguiram a tribo de Benjamim. Os três últimos capítulos de Juízes registram: A institucionalização do sequestro. - Jz 21 Concederam mulheres estrangeiras aos benjamitas.

  9. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 3. A JUSTIÇA E O DIREITO NA MONARQUIA ISRAELENSE 3.1 AS EXIGÊNCIAS DIVINAS AO MONARCA DE ISRAEL Será que os israelitas perceberam que: Libertadores levantam-se para livrá-los dos inimigos. Uma sociedade não subsiste sem o temor de Deus. Sem moral, sem ética, sem lei não se alcança justiça. A justiça e o direito devem pautar A vida e as ações do chefe de Israel. - Dt 17.18-20 A responsabilidade pelo uso do poder, Recai sobre a pessoa que o exerce. - 1Sm 8.11-18 O povo recebe as consequências do uso indevido do cetro.

  10. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 3. A JUSTIÇA E O DIREITO NA MONARQUIA ISRAELENSE 3.2 OS REIS DE ISRAEL E A PRÁTICA DA JUSTIÇA Saul relaxou nas questões de soberania nacional: Entregou o destino do povo nas mãos de um garoto, Foi injusto com o exército, - 1 Sm 17.38, 14.24 Foi infiel a Deus e à lei. - 1Sm 28.7 Davi também não vigiou e falhou: Foi desleal a um de seus soldados.- 2Sm 11.14,15 Salomão também trouxe sofrimento ao povo: Aumentou os impostos. - 1Rs 10.14 Corrompeu Israel com o paganismo. - 1Rs 11.4-8, 33

  11. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 3. A JUSTIÇA E O DIREITO NA MONARQUIA ISRAELENSE 3.3 CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS SOBRE ISRAEL Consequências da idolatria e da lassidão moral: Afastamento de Israel de Jeová; Divisão em dois reinos (norte e sul). - 1 Rs 12.16 Tiveram reis ora justos e ora injustos. Como de Deus não se zomba, pois é justo é reto; Nele não há injustiça: - Dt 32.4 Foram levados ao cativeiro babilônico, Foram espalhados em várias diásporas.

  12. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 4. OS PROFETAS DENUNCIAM A INJUSTIÇA 4.1 NAS RELAÇÕES CONJUGAIS As revelações dos profetas do Norte e do Sul: Demonstram que a vontade de Deus é soberana. Ele exige santidade, justiça e retidão; Não somente em Israel, mas em todas as nações. Os profetas denunciaram a depravação moral. O adultério é denunciado como injustiça, implicações: Lesa o direito do outro cônjuge e o bem estar dos filhos. Compromete o bem futuro das gerações humanas. O Código Civil protege filhos gerados em adultério. Paliativo legal para as consequências sociais.

  13. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 4. OS PROFETAS DENUNCIAM A INJUSTIÇA 4.2 NAS RELAÇÕES SOCIAIS Os profetas denunciam também injustiças: Relações sociais em diversos aspectos: Nas relações comerciais: Medidas e pesos adulterados, Propaganda enganosa, - Mq 6.10-12 Juros abusivos. - Am 8.6 Nas relações trabalhistas: Exploração de mão de obra gratuita, - Jr 22.13 Opressão ao trabalhador, - Am 4.1 Salários atrasados. - Ml 3.5

  14. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS 4. OS PROFETAS DENUNCIAM A INJUSTIÇA 4.3 NO EXERCÍCIO DO PODER O profetas denunciam ainda mais: Desvio das suas atividades de reinar, - Jr 22.1-5 Responsabilidade de legislar, - Is 10.1,2 Distribuição de justiça entre o povo, - Is 29.21 Outras denúncias proféticas. - 1Rs 16.1,2 A igreja, voz profética hoje, deve denunciar: Relações trabalhistas injustas: Exploração de mão de obra, salários injustos Falta de segurança e educação, Opressão ao trabalhador, Etc., etc., etc.,

  15. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS C O N C L U S Ã O O SENHOR NUNCA ESTEVE ALHEIO: ÀS LEIS MORAIS E INJUSTAS DOS HOMENS. CONTINUARÁ A ENVIAR PROFETAS PARA: QUE ANUNCIEM O PERFIL DO HOMEM PÚBLICO; (Mq 6.8) DENUNCIEM PERVERSÕES MORAIS; APONTEM TODAS AS FORMAS DE INJUSTIÇAS. A NAÇÃO QUE POSSUI LÍDERES TEMENTES A DEUS: DE MORAL ILIBADA, PROSPERA E TORNA-SE FORTE E INABALÁVEL.

  16. IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 16 – 17/06/2013PRÁTICA DA JUSTIÇA NOS JUÍZES, REIS E PROFETAS O MAL É VENCIDO PELA DEDICAÇÃO À PALAVRA DE DEUS! DEUS ABENÇOE A TODOS GOSTARAM DA AULA? ESTIMULEM, MOTIVEM OUTROS A FREQUENTAREM!

More Related