flora n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Flora PowerPoint Presentation
Download Presentation
Flora

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 7

Flora - PowerPoint PPT Presentation


  • 300 Views
  • Uploaded on

Flora . O que é Flora ?. Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc ) de uma determinada região ou ecossistema específico. É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies. Flora.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Flora' - dorit


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
o que flora
O que é Flora ?
  • Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico.
  • É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies
flora1
Flora
  • A vegetação pantaneira é um mosaico de três regiões distintas: amazônica, cerrado e chaco (paraguaio e boliviano). Durante a seca, os campos se tornam amarelados e não raro a temperatura desce a níveis abaixo de 0 ºC, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente. A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado — a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas intermediárias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como o angico, ipê e aroeira.
  • Nas altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.
flora no mato grosso do sul
Flora no Mato Grosso do Sul:
  • Na finalidade de conhecer as formações vegetacionais, evidenciando a diversidade local e a representatividade da flora sul mato-grossense, realizou-se na estação seca e chuvosa, levantamento botânico e fisionômico na Lagoa Misteriosa, Jardim, MS.
  • Encontrou-se duas formações florestais distintas, a Floresta Estacional Decidual conhecida como “mata-seca”, encontrada nas proximidades da lagoa e a Savana
slide5

Florestada, popularmente chamada de “cerradão”, identificada nos arredores da lagoa. As florestas secas são formações florestais deciduais que ocorrem nos trópicos, sob estação seca bem definida, apresentando como característica marcante a deciduidade foliar. O cerradão é uma vegetação que apresenta uma flora com sobreposições claras com o cerrado “sensustricto” na composição de espécies, mas com fisionomia florestal.Até o momento foram registrados na Lagoa Misteriosa 166 espécimes de plantas, distribuídas em 45 famílias de angiospermas e 123 gêneros.

slide6

Quanto à riqueza de espécies, a Savana Florestada apresentou os maiores valores, totalizando 119 espécies registradas, enquanto a floresta estacional decidual apresentou 82 espécies. Trinta e cinco espécies foram registradas nas duas fisionomias encontradas, sendo espécies de ampla distribuição. Foram listadas como ameaçadas na Lagoa Misteriosa, as espécies: Myracrodruonurundeuva (aroeira), Aspidospermapolyneuron (peroba-rosa), e Astroniumfraxinifolium (gonçalo) listadas pelo IBAMA e IUCN.

slide7

Prof°: Adevair

  • Alunas : Dayane Souza N° 08
  • Franscislene Rodrigues N° 12

2°C