E.E. Imaculada Conceição Rio Casca - MG - PowerPoint PPT Presentation

e e imaculada concei o rio casca mg n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
E.E. Imaculada Conceição Rio Casca - MG PowerPoint Presentation
Download Presentation
E.E. Imaculada Conceição Rio Casca - MG

play fullscreen
1 / 17
E.E. Imaculada Conceição Rio Casca - MG
145 Views
Download Presentation
donna-russo
Download Presentation

E.E. Imaculada Conceição Rio Casca - MG

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. E.E. Imaculada ConceiçãoRio Casca - MG Feira de Ciências 2011 SUSTENTABILIDADE Desenvolver sem esgotar os recursos naturais

  2. Escola:E. E. Imaculada Conceição Município: Rio Casca Diretora: Janete Araújo Borges Cunha Vice-diretoras: Neusa Maria Alves Monteiro Étina Flávia Melo Nogueira Pedagogas: Valéria Aparecida Tonhela Rocha Maria Geralda Lopes Lanna Organização: Valéria Aparecida Tonhela Rocha - Supervisora

  3. SUSTENTABILIDADE Desenvolver sem esgotar os recursos naturais

  4. De acordo com a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Mas o que isso tudo significa na prática? Representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não ) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades e toda a biosfera que dele dependem para existir. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais e garantindo uma boa qualidade de vida para o futuro. A educação está atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções.

  5. Objetivo Promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes , valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis no seu dia a dia.

  6. Metodologia O tema foi proposto para a classe, pelo professor responsável, que dividiu em grupos e elaborou um projeto contendo o título, justificativa, objetivo, metodologia e a conclusão. Apresentaram os projetos para a classe e escolheram através de votação qual trabalho deveria ser apresentado na feira de ciências.

  7. Cartazes usados na ornamentação da feira

  8. Sociedades SustentáveisAlunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental

  9. Os alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental apresentaram trabalhos sobre sociedades sustentáveis enfocando as dimensões social, ambiental e econômica, com o objetivo de construir atitudes de responsabilidade para a utilização dos recursos para as necessidades sem desperdício de consumo, com compromisso ético com as futuras gerações, para que elas também tenham as suas necessidades atendidas.

  10. Reciclagem e EnergiaAlunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental

  11. Os alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental trabalharam a importância da reciclagem tendo em vista que esses materiais parecem não ter muita utilidades para a sociedade e que a reutilização dos mesmos melhora a vida de todos.Enfocaram também a produção de energia de forma sustentável.

  12. SustentabilidadeAlunos do Ensino MédioProdução de Energia, Cidade Sustentável, Poluição Sonora, Ar Condicionado, Energia Solar e Éolica, Extintor de Incêndio, Aproveitamento dos alimentos

  13. Os alunos do Ensino Médio apresentaram vários projetos de pesquisas desde a produção de energia até o aproveitamento adequado dos alimentos.

  14. Sala Interativa para Crianças Sustentabilidade

  15. A sala interativa proporcionou às crianças através de vídeos e de demonstrações o que estamos fazendo com o nosso planeta, levando-as a refletirem sobre suas ações e que atitudes devem tomar para que possamos usar todos os recurso disponíveis na natureza de forma sustentável.

  16. Conclusão As sociedades sustentáveis significam uma grande mudança no modo de vida das pessoas, acostumadas com o desperdício, a pobreza, o esbanjamento, o consumismo desenfreado e as ideias de que os recursos naturais são infinitos. Sociedades sustentáveis significam uso de fontes de energia limpas e renováveis, sem esgotá-las. Uma sociedade é sustentável quando tem condições de atender as suas necessidades, sem comprometer as gerações futuras para que elas também possam atender suas próprias necessidades e a dos seres vivos em geral. O caminho da sustentabilidade envolve planejamento, distribuição justa dos bens sociais e da renda, qualidade de vida, meio ambiente saudável para todos e transparência das ações públicas. O governo, as empresas e as organizações da sociedade civil devem atuar de forma solidária e responsável, em parceria. Enfim a informação, a articulação e o engajamento de toda comunidade são características indispensáveis para a construção de sociedades sustentáveis.

  17. Professores responsáveis • Cássia de Fátima Silva Toledo • Maria Stella Silva Mendes • Elizabeth Daniel • Claudiana Márcia laia Silveira • Margarida Maria Gomes Leão • Cláudia Maria Sena Careli Hudson • Lídia Dias de Carvalho • Dagmar Acipreste Pereira • Marcilene Martins Araújo • Raquel Alyne Drumond Soares • Fernanda Rodrigues D’Aguilar • Francine Rodrigues D’Aguilar • Conceição Aparecida Duele