xadrez n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
XADREZ PowerPoint Presentation
Download Presentation
XADREZ

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 74

XADREZ - PowerPoint PPT Presentation


  • 146 Views
  • Uploaded on

XADREZ. ITINERANTE 2010 Professor Leandro Natalio Coelho da Silva Professor de Educação Física no C.E. Antonio Iglesias e no Centro Educacional João XXIII (APAE) em Ibiporã. E-mail: leandroncsilva@yahoo.com.br leandrocoelho@seed.pr.gov.br.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'XADREZ' - denzel


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2

ITINERANTE 2010

Professor Leandro Natalio Coelho da Silva

Professor de Educação Física no C.E. Antonio Iglesias e no Centro Educacional João XXIII (APAE) em Ibiporã.

E-mail: leandroncsilva@yahoo.com.br

leandrocoelho@seed.pr.gov.br

slide3

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. ”

Paulo Freire

segundo as diretrizes curriculares
Segundo as Diretrizes Curriculares

“...os jogos compõem um conjunto de possibilidades queampliam a percepção e a interpretação da realidade...”

slide6

“No caso do jogo, ao respeitarem seus combinados, os alunos aprendem a se mover entre a liberdade e os limites, os próprios e os estabelecidos pelo grupo.”

o que o xadrez
O QUE É O XADREZ?

É um jogo de tabuleiro com 64 casas alternadas entre brancas e pretas. Cada jogador possui 16 peças da mesma cor: 1 rei, 1 rainha, 2 bispos, 2 cavalos, 2 torres e 8 peões.

slide8

O que é xadrez? Um jogo de azar? Um esporte? Ou uma brincadeira? Em diversos países o xadrez é apresentado as crianças deste muito cedo, chegando a ser disciplina escolar no leste europeu, na Guerra Fria foi motivo de uma disputa acirrada entre americanos e soviéticos.

slide9

No xadrez o que conta é a habilidade, o controle emocional, o conhecimento e o raciocínio lógico, não um jogo de azar (ou sorte), pois o desenrolar do jogo está nas mãos dos jogadores e não ao acaso.

slide10

O jogo começa sempre com o jogador das peças brancas, alternando as jogadas com o jogador das peças pretas. O objetivo do jogo é dar xeque-mate no rei adversário.

concep es hist ricas
CONCEPÇÕES HISTÓRICAS

O xadrez é um jogo de tabuleiro, muito popular no mundo inteiro, tendo como precursor um jogo chamado Chaturanga praticado na Índia antiga. Ao chegar na Europa Medieval o xadrez começou a ganhar os contornos que conhecemos hoje.

slide12

Há mais de 2 mil anos, provavelmente no século Vl a.C., nos abastados reinos da Índia começou a surgir uma modalidade de jogo destinada a conquistar a imaginação dos nobres e dos mestres da guerra. O nome original do jogo era CHATURANGA, que significava "quatro reis" .

slide13

Em cinco séculos o chaturanga já havia chegado à China, a mais de 4 mil quilômetros da Índia. Ali recebeu o nome de “jogo do elefante”.Depois chegou ao Japão, em seguida a Pérsia onde se originou as expressões "xeque" e "xeque-mate"—ameaça ao rei e rei morto.

slide14

Da Pérsia o jogo emigrou para a Arábia onde o imperador francês Carlos Magno ganhou um tabuleiro de presente do lendário califa Harum-alRashid e o levou a Europa, onde o jogo se desenvolveu primeiro na Espanha e na França.

slide15

Grandes nomes se destacaram na história do xadrez:

O francês André Philidor

O austríaco WilhelmSteinitz

O cubano José Raúl Capablanca

O russo Alexander Alekhine

O americano Robert Fischer

O soviético AnatoliKarpov

O russo Garri Kasparov

slide21

O tabuleiro é dividido em:

colunas,

fileiras

e diagonais.

slide25

Todas as casas do tabuleiro possuem uma denominação específica que é dada pelo encontro de uma fila (horizontal) com uma coluna (vertical).

slide26

As colunas recebem letras de a até h e as filas são numeradas de 1 até 8.

O encontro de uma coluna com uma fila designa o nome da casa.

slide29

Movimento é deslocamento de uma peça de uma casa para outra, que não esteja ocupada.

Captura é o movimento de uma peça para uma casa já ocupada pelo adversário. Neste caso, tira-se a peça adversária, colocando a própria peça em seu lugar. A captura é opcional.

slide34

No século XIX, a ascensão das rainhas Isabel II (Espanha) e Victória (Inglaterra) deu força à rainha no xadrez. Hoje a peça se movimenta quantas casas quiser e é a mais ofensiva do jogo. Mas não ameaça a supremacia do rei.

slide40

O cavalo anda duas casas na coluna ou fila, e vira para a primeira casa à esquerda ou direita.

slide45

Diferentemente do movimento que anda, o peão captura na diagonal mais próxima, para a esquerda ou direita.

slide46

Outra peça que ganhou poder foi o peão. Quando chega a ultima linha do lado do adversário, pode se trocado por qualquer peça, exceto o rei. A jogada reflete o pensamento liberal dos séculos XVIII e XIX, segundo o qual qualquer pessoa podia subir na vida, embora jamais pudesse se tornar rei.

slide48

ROQUE

  • PROMOÇÃO
  • EN PASSANT
roque
ROQUE

é o único lance que envolve o movimento de duas peças ao mesmo tempo: rei e torre. O roque tem como objetivo colocar o rei em maior segurança e uma das torres em posição mais ativa.

promo o
PROMOÇÃO

Ocorre quando um peão chega à primeira linha do adversário, devendo ser imediatamente substituído por dama, torre, bispo ou cavalo. A peça escolhida ocupara a casa em que o peão se encontrava quando foi promovido.

em passant
EM PASSANT

Quando um peão que está na sua casa inicial anda duas casas e fica ao lado de um peão adversário, poderá acontecer um movimento especial de captura en passant, o peão adversário pode capturá-lo como se houvesse andado apenas uma casa.

refer ncias
REFERÊNCIAS

http://super.abril.com.br/cotidiano/2-mil-anos-xadrez-438673.shtml

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/xadrez/historia-do-xadrez-3.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez

http://www.cex.org.br/

SEED, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Educação Física. Curitiba: SEED, 2008.

HOROWITZ, I. A. Primeiro livro de xadrez. São Paulo: IBRASA, 1999.