260 likes | 276 Views
Mais uma aula da Dodo Express, hoje falamos de u00c1lcoois e u00c9teres, compartilhem com conhecidos que necessitem de ajuda nesse conteu00fado.<br>Obrigado u00e0 todos que compartilharam, e fiquem ligados nas pru00f3ximas aulas que iremos postar.<br>Ass. Coordenau00e7u00e3o da Dodo Express
E N D
http://www.ufjf.br/quimica/files/2015/11/Familia-dos-Gases-Nobres.ppthttp://www.ufjf.br/quimica/files/2015/11/Familia-dos-Gases-Nobres.ppt
O que são? Os álcoois são compostos orgânicos constituídos por hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado (aquele que faz quatro ligações simples) de uma cadeia carbônica.
Classificação Os álcoois são classificados como: monoálcoois, se somente uma hidroxila estiver ligada à cadeia carbônica, ou poliálcool, se possuir duas ou mais hidroxilas ligadas à cadeia. Eles também são classificados quanto ao tipo de carbono que a hidroxila se liga, se o carbono for primário (ligado à um átomo carbono) o álcool será primário, se o carbono for secundário (ligado à outros dois carbonos) o álcool será secundário, se o carbono for terciário (ligado à outros três carbonos) o álcool será terciário.
Propriedades físicas e características dos Álcoois Os álcoois realizam o tipo de ligação mais forte possível, as ligações de hidrogênio, tendo o hidrogênio se ligando ao oxigênio (F,O,N) possuindo assim uma força intermolecular muito forte.
A ação dessa força resulta em outra propriedade, que diz respeito às elevadas temperaturas de fusão e ebulição pelo fato de precisar de muita energia para romper essas ligações, nesse caso quanto mais grupos OH mais fortes as ligações necessitando assim de maiores pontos de fusão e ebulição.
Quanto a polaridade dos álcoois, eles são caracterizados como anfifílicos devido a uma parte de sua molécula ser polar e a outra apolar. A parte polar da molécula é a que possui a hidroxila e a parte apolar é representada pela cadeia carbônica, deste modo, quanto mais hidroxilas, maior poliálcool, mais polar será e quanto maior a cadeia carbônica mais apolar será.
Isso faz com que os álcoois sejam solúveis tanto em água como em gasolina, mas não é todo o caso, com maior número de hidroxilas é mais solúvel em água, por ser mais polar, e os com maior cadeia carbônica mais solúvel em gasolina, por ser mais apolar. Um exemplo de álcool solúvel tanto em um quanto em outro é o etanol.
Em relação ao estado físico de cada um, os monoálcoois com até 12 carbonos são líquidos, de 12 para cima se encontram no estado sólido, enquanto para os poliálcoois de até 5 carbonos o seu estado físico é líquido, já com 6 carbonos ou mais são sólidos.
A densidade dos álcoois é de 0,79 g/cm3, sendo assim menos denso do que a água. Devido a esse fator, o gelo que é menos denso do que a água (0,92 g/cm3) afunda em bebidas alcoólicas. Monoálcoois possuem sabor picante e os poliálcoois sabor doce.
Nomenclatura segundo a IUPAC (oficial) A nomenclatura dos álcoois é feita conforme a seguinte estrutura: prefixo + infixo + sufixo. O prefixo está relacionado ao número de carbonos presentes na cadeia, indicado pela tabela abaixo. O infixo está relacionado ao tipo de ligação realizada pelos carbonos, podendo ser do tipo simples “an”, ligação dupla “en” ou ligação tripla “in”. Por fim o sufixo, por se tratar de um álcool será sempre “ol”.
Lembrete! Não esquecer de numerar o posicionamento das ligações duplas e triplas além do posicionamento da hidroxila, que é feito com três ou mais carbonos. Se por acaso a cadeia carbônica possuir uma ramificação, é preciso nomeá-la e colocar na frente da nomenclatura do álcool.
Exemplos: Butan-2-ol Ciclobutanol 4-metilhexan-2-ol
Nomenclatura usual (sem IUPAC) A nomenclatura usual possui a hidroxila como ponto de referência, e a cadeia carbônica seria uma ramificação, devido a isso segue a seguinte estrutura: Álcool + nome da ramificação + ico. Exemplo: Álcool isopropílico Álcool sec-butílico
Os principais tipos de Álcoois e suas finalidades Etanol É formado por dois átomos de carbono saturados e umahidroxila, possuindo a fórmula molecular C2H6O ou C2H5OH. É utilizado como combustível para automóveis, aditivo da gasolina, antisséptico, desinfetante, solvente de tintas e vernizes e está presente nas bebidas alcoólicas. Sua obtenção é feita pela fermentação de açúcares e de cereais presentes na cana-de-açúcar, beterraba e no milho.
Metanol ou álcool metílico É formado por um átomo de carbono saturado e umahidroxila, possuindo fórmula molecular CH3OH. É utilizado na síntese do formol, como solvente em tintas e vernizes e como matéria-prima em polímeros. Ele é tóxico e corrosivo além de ser muito difícil de conter em casos de incêndio, por isso hoje é pouco utilizado, mas os carros de alta performance ainda o utilizam.
Álcool isopropílico É formado por três átomos de carbono e uma hidroxila no carbono central, possuindo fórmula molecular C3H8O. É utilizado na limpeza de materiais informáticos, como por exemplo os teclados, pois possui uma quantidade de água muito pequena o que dificulta a oxidação das peças.
Enol É um tipo em que a hidroxila está ligada à um carbono que realiza ligação dupla (sp2). Como exemplo temos o hex-2-en-2-ol. Pode ser facilmente convertido em cetona ou aldeído. foto https://jesusrenao.blogspot.com/2017/04/alcool-enol-e-fenol.html
Fenol É um tipo em que a hidroxila está ligada à um composto aromático, que portanto possui anel benzênico. Como exemplo temos o hidroxi-benzeno. Ele é utilizado na fabricação de corantes, da aspirina e na preparação de resinas.
Éteres são compostos que possuem um átomo de oxigênio ligado a dois radicais orgânicos, são pouco polares e muito voláteis sendo solúveis em água quando possuem mais de 4 carbonos por oxigênio. A ligação característica de um éter é um grupo –O– que conecta dois radicais de hidrocarbonetos. São encontrados na fase sólida, líquida e gasosa, pouco solúveis em água, incolores, de cheiro intenso e altamente inflamáveis.
Nomenclatura A nomenclatura de éteres têm como referência o oxigênio, partindo dele os outros grupos de radicais. Ela pode ser feita das seguintes maneiras. Segundo a IUPAC: Radical com menos carbonos + oxi + radical com mais carbonos + infixo + o Ambos os radicais expressam o número de carbonos presente. Já o infixo expressa o tipo de ligação feita entre os carbonos. Exemplos: metoxietano e propoxipentano
E da forma usual Éter + radical com menos carbonos + il + radical com mais carbonos + ílico Exemplo: éter metil etílico, éter propil pentílico e éter isopropil secbutílico O éter mais conhecido é o éter dietílico, ele é utilizado como anestésico e solvente para graxas, óleos, resinas e tintas. Ele é muito inflamável, incolor e com odor característico. Com o tempo foi parando se usado por ser tóxico e altamente inflamável. (Éter metil etílico)
Referências: PROPRIEDADES físicas do álcoois. [S. l.], [20?]. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/propriedades-fisicas-dos-alcoois/36074. Acesso em: 16 jun. 2019. FOGAÇA , Jennifer. Propriedades dos álcoois. [S. l.], [20-?]. Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/quimica/propriedades-dos-alcoois.html. Acesso em: 16 jun. 2019 ALVES, Liria. Álcoois. [S. l.], [20-?]. Disponível em: https://m.brasilescola.uol.com.br/quimica/alcoois.htm. Acesso em: 16 jun. 2019. FOGAÇA , Jennifer. Principais álcoois. [S. l.], [201?]. Disponível em: https://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/principais-alcoois.htm. Acesso em: 16 jun. 2019. ÁLCOOIS. [S. l.], [201?]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/alcoois/. Acesso em: 16 jun. 2019.