1 / 26

Álcoois e Éteres

Mais uma aula da Dodo Express, hoje falamos de u00c1lcoois e u00c9teres, compartilhem com conhecidos que necessitem de ajuda nesse conteu00fado.<br>Obrigado u00e0 todos que compartilharam, e fiquem ligados nas pru00f3ximas aulas que iremos postar.<br>Ass. Coordenau00e7u00e3o da Dodo Express

delpadre
Download Presentation

Álcoois e Éteres

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. http://www.ufjf.br/quimica/files/2015/11/Familia-dos-Gases-Nobres.ppthttp://www.ufjf.br/quimica/files/2015/11/Familia-dos-Gases-Nobres.ppt

  2. Álcoois

  3. O que são? Os álcoois são compostos orgânicos constituídos por hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado (aquele que faz quatro ligações simples) de uma cadeia carbônica.

  4. Classificação Os álcoois são classificados como: monoálcoois, se somente uma hidroxila estiver ligada à cadeia carbônica, ou poliálcool, se possuir duas ou mais hidroxilas ligadas à cadeia. Eles também são classificados quanto ao tipo de carbono que a hidroxila se liga, se o carbono for primário (ligado à um átomo carbono) o álcool será primário, se o carbono for secundário (ligado à outros dois carbonos) o álcool será secundário, se o carbono for terciário (ligado à outros três carbonos) o álcool será terciário.

  5. Propriedades físicas e características dos Álcoois Os álcoois realizam o tipo de ligação mais forte possível, as ligações de hidrogênio, tendo o hidrogênio se ligando ao oxigênio (F,O,N) possuindo assim uma força intermolecular muito forte.

  6. A ação dessa força resulta em outra propriedade, que diz respeito às elevadas temperaturas de fusão e ebulição pelo fato de precisar de muita energia para romper essas ligações, nesse caso quanto mais grupos OH mais fortes as ligações necessitando assim de maiores pontos de fusão e ebulição.

  7. Quanto a polaridade dos álcoois, eles são caracterizados como anfifílicos devido a uma parte de sua molécula ser polar e a outra apolar. A parte polar da molécula é a que possui a hidroxila e a parte apolar é representada pela cadeia carbônica, deste modo, quanto mais hidroxilas, maior poliálcool, mais polar será e quanto maior a cadeia carbônica mais apolar será.

  8. Isso faz com que os álcoois sejam solúveis tanto em água como em gasolina, mas não é todo o caso, com maior número de hidroxilas é mais solúvel em água, por ser mais polar, e os com maior cadeia carbônica mais solúvel em gasolina, por ser mais apolar. Um exemplo de álcool solúvel tanto em um quanto em outro é o etanol.

  9. Em relação ao estado físico de cada um, os monoálcoois com até 12 carbonos são líquidos, de 12 para cima se encontram no estado sólido, enquanto para os poliálcoois de até 5 carbonos o seu estado físico é líquido, já com 6 carbonos ou mais são sólidos.

  10. A densidade dos álcoois é de 0,79 g/cm3, sendo assim menos denso do que a água. Devido a esse fator, o gelo que é menos denso do que a água (0,92 g/cm3) afunda em bebidas alcoólicas. Monoálcoois possuem sabor picante e os poliálcoois sabor doce.

  11. Nomenclatura segundo a IUPAC (oficial) A nomenclatura dos álcoois é feita conforme a seguinte estrutura: prefixo + infixo + sufixo. O prefixo está relacionado ao número de carbonos presentes na cadeia, indicado pela tabela abaixo. O infixo está relacionado ao tipo de ligação realizada pelos carbonos, podendo ser do tipo simples “an”, ligação dupla “en” ou ligação tripla “in”. Por fim o sufixo, por se tratar de um álcool será sempre “ol”.

  12. Lembrete! Não esquecer de numerar o posicionamento das ligações duplas e triplas além do posicionamento da hidroxila, que é feito com três ou mais carbonos. Se por acaso a cadeia carbônica possuir uma ramificação, é preciso nomeá-la e colocar na frente da nomenclatura do álcool.

  13. Exemplos: Butan-2-ol Ciclobutanol 4-metilhexan-2-ol

  14. Nomenclatura usual (sem IUPAC) A nomenclatura usual possui a hidroxila como ponto de referência, e a cadeia carbônica seria uma ramificação, devido a isso segue a seguinte estrutura: Álcool + nome da ramificação + ico. Exemplo: Álcool isopropílico Álcool sec-butílico

  15. Os principais tipos de Álcoois e suas finalidades Etanol É formado por dois átomos de carbono saturados e umahidroxila, possuindo a fórmula molecular C2H6O ou C2H5OH. É utilizado como combustível para automóveis, aditivo da gasolina, antisséptico, desinfetante, solvente de tintas e vernizes e está presente nas bebidas alcoólicas. Sua obtenção é feita pela fermentação de açúcares e de cereais presentes na cana-de-açúcar, beterraba e no milho.

  16. Metanol ou álcool metílico É formado por um átomo de carbono saturado e umahidroxila, possuindo fórmula molecular CH3OH. É utilizado na síntese do formol, como solvente em tintas e vernizes e como matéria-prima em polímeros. Ele é tóxico e corrosivo além de ser muito difícil de conter em casos de incêndio, por isso hoje é pouco utilizado, mas os carros de alta performance ainda o utilizam.

  17. Álcool isopropílico É formado por três átomos de carbono e uma hidroxila no carbono central, possuindo fórmula molecular C3H8O. É utilizado na limpeza de materiais informáticos, como por exemplo os teclados, pois possui uma quantidade de água muito pequena o que dificulta a oxidação das peças.

  18. Enol É um tipo em que a hidroxila está ligada à um carbono que realiza ligação dupla (sp2). Como exemplo temos o hex-2-en-2-ol. Pode ser facilmente convertido em cetona ou aldeído. foto https://jesusrenao.blogspot.com/2017/04/alcool-enol-e-fenol.html

  19. Fenol É um tipo em que a hidroxila está ligada à um composto aromático, que portanto possui anel benzênico. Como exemplo temos o hidroxi-benzeno. Ele é utilizado na fabricação de corantes, da aspirina e na preparação de resinas.

  20. Éteres

  21. Éteres são compostos que possuem um átomo de oxigênio ligado a dois radicais orgânicos, são pouco polares e muito voláteis sendo solúveis em água quando possuem mais de 4 carbonos por oxigênio. A ligação característica de um éter é um grupo –O– que conecta dois radicais de hidrocarbonetos. São encontrados na fase sólida, líquida e gasosa, pouco solúveis em água, incolores, de cheiro intenso e altamente inflamáveis.

  22. Nomenclatura A nomenclatura de éteres têm como referência o oxigênio, partindo dele os outros grupos de radicais. Ela pode ser feita das seguintes maneiras. Segundo a IUPAC: Radical com menos carbonos + oxi + radical com mais carbonos + infixo + o Ambos os radicais expressam o número de carbonos presente. Já o infixo expressa o tipo de ligação feita entre os carbonos. Exemplos: metoxietano e propoxipentano

  23. E da forma usual Éter + radical com menos carbonos + il + radical com mais carbonos + ílico Exemplo: éter metil etílico, éter propil pentílico e éter isopropil secbutílico O éter mais conhecido é o éter dietílico, ele é utilizado como anestésico e solvente para graxas, óleos, resinas e tintas. Ele é muito inflamável, incolor e com odor característico. Com o tempo foi parando se usado por ser tóxico e altamente inflamável. (Éter metil etílico)

  24. Referências: PROPRIEDADES físicas do álcoois. [S. l.], [20?]. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/propriedades-fisicas-dos-alcoois/36074. Acesso em: 16 jun. 2019. FOGAÇA , Jennifer. Propriedades dos álcoois. [S. l.], [20-?]. Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/quimica/propriedades-dos-alcoois.html. Acesso em: 16 jun. 2019 ALVES, Liria. Álcoois. [S. l.], [20-?]. Disponível em: https://m.brasilescola.uol.com.br/quimica/alcoois.htm. Acesso em: 16 jun. 2019. FOGAÇA , Jennifer. Principais álcoois. [S. l.], [201?]. Disponível em: https://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/principais-alcoois.htm. Acesso em: 16 jun. 2019. ÁLCOOIS. [S. l.], [201?]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/alcoois/. Acesso em: 16 jun. 2019.

More Related