1 / 9

2014

Certificação 3R6 das lojas próprias MEO Sustentabilidade. 2014. AGENDA. ENQUADRAMENTO CERTIFICAÇÃO 3R6. ENQUADRAMENTO.

debra
Download Presentation

2014

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Certificação 3R6 das lojas próprias MEO • Sustentabilidade 2014

  2. AGENDA • ENQUADRAMENTO • CERTIFICAÇÃO 3R6

  3. ENQUADRAMENTO A Ponto Verde Serviços é uma empresa de consultoria ambiental criada em 2011 pela Embopar e pela Sociedade Ponto Verde, S.A. Atua junto das organizações com o objetivo de melhorar o seu desempenho ambiental e de comunicar corretamente o resultado desse desempenho aos seus consumidores. Com o intuito de aferir o cumprimento de uma gestão eficiente de resíduos, a Portugal Telecom iniciou o processo de Certificação 3R6 das 87 lojas próprias MEO. Após auditoria às várias lojas, o Certificado 3R6 foi atribuído às lojas MEO em Outubro de 2013. • Reduzir • Reutilizar • Reciclar Objetivo: Garantir que são cumpridos os pilares da gestão de resíduos produzidos nas lojas - Reduzir, Reutilizar e Reciclar – através de processos consistentes que permitam uma quantificação destas ações para posterior análise da sua eficiência e aplicação de medidas corretivas e/ou otimizações, quando e se necessário.

  4. AGENDA • ENQUADRAMENTO • CERTIFICAÇÃO 3R6

  5. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO PILOTO Para a Certificação 3R6 foi criado um piloto interno para uma caracterização inicial dos resíduos das lojas. O piloto decorreu em 11 lojas de diferentes tipologias (loja de rua, loja de centro comercial e loja inserida em Edifício PT) e teve como objetivo a avaliação da gestão de resíduos indiferenciados, papel/cartão, plástico/metal e vidro. Reduzir, Reutilizar e Reciclar (Plástico, Papel e Vidro)

  6. RESULTADOS GLOBAIS POR TIPO DE RESÍDUO Análise do Fluxo/Lixo Indiferenciado Materiais identificados na secção do Fluxo/Lixo Indiferenciado: Conclusões: Na análise da fração do fluxo indiferenciado foram encontrados materiais indevidos (uma maior predominância de RNE de papel-cartão e Resíduos de embalagem de Plástico/ECAL). Melhorias a implementar: Conseguir canalizar ao máximo os resíduos provenientes das trocas de fluxo para as respetivas frações.

  7. RESULTADOS GLOBAIS POR TIPO DE RESÍDUO Fluxo Plástico / Metal Materiais identificados na secção do Plástico/Metal: Conclusões: Na análise da fração do Fluxo Plástico / Metal, 75% dos materiais estavam devidamente filtrados, ou seja, a grande maioria dos materiais depositados nesta fração foram Resíduos de embalagens de Plástico/ECAL (ex.: garrafas de água, copos de iogurte, pacotes de sumo e leite). Melhorias a implementar: Eliminar desta fração os poucos materiais que não se enquadram no Fluxo Plástico/Metal (restantes 25%).

  8. RESULTADOS GLOBAIS POR TIPO DE RESÍDUO Fluxo Papel / Cartão Materiais identificados na secção do Papel/Cartão: Conclusões: Na análise da fração do Fluxo Papel/Cartão os materiais estavam devidamente filtrados, ou seja, foram depositados maioritariamente Resíduos Papel/Cartão(ex.: jornais, revistas, papel de escritório, envelopes, etc.). Melhorias a implementar: Eliminar os poucos materiais que não se enquadram no Fluxo Papel/Cartão. Para reduzir o depósito do vidro nesta fração (35%), foi feita uma campanha de sensibilização aos colaboradores com a explicação das práticas mais corretas para reencaminhamento deste material.

  9. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Na Fração Indiferenciada, a categoria com maior representatividade, foi a dos Resíduos Não Embalagem (RNE) de Papel/Cartão (ex.: jornais, revistas, papel de escritório, envelopes, etc.) seguida dos Resíduos de Embalagem de Plástico/ECAL (ex.: garrafas de água, copos de iogurte, pacotes de sumo e leite). Na Fração Seletiva, podemos verificar que no Fluxo de Plástico/Metal, a categoria com maior representatividade é a dos Resíduos de embalagens de Plástico/ECAL (ex.: garrafas de água, copos de iogurte, pacotes de sumo e leite). No fluxo de Papel/Cartão temos os Resíduos Não Embalagem de Papel/Cartão com a maior percentagem em peso (ex.: jornais, revistas, papel de escritório, envelopes, etc.). Observou-se que, tanto neste fluxo de papel/cartão como no do plástico é comum ser colocado papel das mãos usado, guardanapos sujos e sacos de papel também contaminados, que não podem ser reciclados devido ao grau de contaminação ou humidade que contêm, pelo que devem passar a ser colocados no fluxo indiferenciado. Com o objetivo de manter, durante o ano em vigor, o certificado 3R6, as Lojas MEO, deverão reduzir a percentagem de resíduos de embalagem presentes no fluxo indiferenciado e conseguir canalizar ao máximo os resíduos provenientes das trocas de fluxo para as respetivas frações.

More Related