1 / 65

Análise – Módulo 3 - Indicadores de Desempenho

Análise – Módulo 3 - Indicadores de Desempenho. Módulo 3.3 – Indicadores de Rentabilidade Prof. MsC Wilter Furtado - 2011. Roda do Desempenho. Funções básicas do Patrimônio. Capacidade de recuperar o poder de compra;e de produzir excessos para reinvestimentos;

daw
Download Presentation

Análise – Módulo 3 - Indicadores de Desempenho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Análise – Módulo 3 - Indicadores de Desempenho Módulo 3.3 – Indicadores de Rentabilidade Prof. MsC Wilter Furtado - 2011

  2. Roda do Desempenho

  3. Funções básicas do Patrimônio Capacidade de recuperar o poder de compra;e de produzir excessos para reinvestimentos; Capacidade para remunerar o capital investido (remuneração e distribuição) = Agregar valor para o acionista; Capacidade para cumprir a sua função social, integrando-se à comunidade e ao meio ambiente; Capacidade de produzir confiança e garantias para os investidores, funcionários e financiadores; Capacidade de provocar interesses; Capacidade de prolongar ou evitar a exaustão do negócio e de não comprometer recursos atuais;

  4. Sinopse do Planejamento da Disciplina Indicadores Estruturais Indicadores de Lucratividade Indicadores de Produtividade Alavancagens dos Recursos Indicadores de Rentabilidade

  5. Sinopse dos Indicadores

  6. Sinopse dos Indicadores

  7. Sinopse dos Indicadores

  8. Indicadores de Rentabilidade São indicadores que demonstram, a capacidade que a organização possui, de remunerar os capitais que nela são investidos. Indicam também, de certa forma os níveis de risco, e balizam os efeitos de investimentos; ajudam na decisão de onde, quando e como investir.

  9. São usados geralmente pelos grupos de interessados em promover investimentos na empresa (investidores, financiadores, fornecedores, acionistas, empregados, clientes, etc) (Stackholders) como fonte de rendimentos, de retornos ou de remuneração de capitais. Usuários dos Indicadores

  10. Foco de Abordagens Rendimentos dos Ativos Rendimentos dos Passivos e do PL Rendimento do Ativo Circulante Rendimento do Ativo Não Circulante Rendimento do Imobilizado Rendimento do Ativo Total Rendimento Nominal Rendimento Atual Rendimento Real Evolução do Patrimônio

  11. Informações Necessárias

  12. Informações Necessárias

  13. Rendimentos dos Ativos

  14. Rendimentos dos Ativos São indicadores, sobre a capacidade dos investimentos em ativos, de proporcionarem resultados. Servem geralmente, como informações, que auxiliam na tomada de decisões, quanto aos tipos, valores e prazos de investimentos propostos para os ativos da organização.

  15. Rendimento do Ativo Circulante Projeta os rendimentos proporcionados por investimentos nos ativos operacionais, de curto prazo. Este indicador é usado para avaliar os efeitos do capital de giro, aplicado nesse grupo, assim como para projetar a capacidade de suportar custos pelo uso de tais ativos . Lucro operacional líquido = 263.400 = 0,37 = 37% Ativo circulante médio 711.170 Cada unidade monetária aplicada em ativo circulante pode gerar um retorno de 37% do valor investido, durante o período (um ano).

  16. Rendimento do Ativo Não Circulante Projeta, os rendimentos proporcionados por investimentos nos ativos operacionais, de longo prazo. O indicador é usado pelos Interessados, para avaliar os efeitos do capital de giro, aplicado nesse grupo, assim como a capacidade de suportar custos pelo uso de tais ativos. Lucro operacional líquido = 263.400 = 1,94 = 194% Ativo Não Circul médio 135.450 Cada unidade monetária aplicada em ativo não circulante pode gerar um retorno de 194 % do valor investido no período (um ano).

  17. Rendimento do Ativo Imobilizado Este indicador, projeta os rendimentos gerados por investimentos em ativos fixos (de baixo giro), para decidir sobre investimentos e avaliar a capacidade, de suportar custos pelo uso de tais ativos. Lucro operacional líquido = 263.400 = 0,93 = 93% Ativo imobilizado médio 282.230 Cada unidade monetária aplicada em ativo permanente pode Gerar um retorno de 93 % do valor investido no período (um ano).

  18. Rendimento do Ativo Total Projeta, os rendimentos proporcionados por investimentos em ativos totais, facilitando decisões sobre investimentos, avaliando capacidade de suportar custos de quaisquer investimentos, na organização. Lucro líquido final = 183.220 = 0,16 = 16% Ativo total médio 1.128.850 Cada unidade monetária aplicada em ativos pode gerar um Retorno de 16% do valor investido durante o período (um ano)

  19. RSA – Taxas de Retorno sobre o Ativo Indica, qual é a capacidade que a empresa possui de remunerar os valores investidos no seu ativo, sob o enfoque de Margem e de Giro. L. Liquido x Vendas = 123.220 x 3.124.810 = 0,039 x 2,76 Vendas Ativo médio 3.124.810 1.128.850 RSA = 0,107 = 10,7% Significa que a cada unidade monetária investida em ativos, pelas políticas adotadas pela empresa, podem render 10,7 % dos valores aplicados no período (um ano).

  20. Taxa Mínima de Retorno Estabelece um parâmetro mínimo de rentabilidade que a empresa oferece para os interessados. Taxa de retorno s/ ativo = 0,107 = 0,738 vezes = 73,8% Taxa básica de investimentos 0,145 Demonstra que os investimentos feitos na organização, correspondem a 73,8 % dos rendimentos proporcionados por outras aplicações, com o mesmo perfil e risco. A decisão, portanto, deve levar em conta o perfil do investidor e o nível de risco que ele está disposto a correr.

  21. Rendimentos dos Passivos e do PL

  22. Rendimentos dos Passivos e do Patrimônio Líquido São indicadores, sobre as potencialidades que a empresa possui de remunerar os capitais, que nela são investidos. Os resultados, auxiliam os interessados na tomada de decisões quanto aos tipos, taxas de retorno ou de remuneração de investimentos na empresa.

  23. Rendimento Nominal Este indicador, permite estabelece parâmetros, sobre a capacidade de remunerar, exclusivamente o capital nominal (próprio). É usado, Para avaliar a capacidade de retorno, dos investimentos iniciais, ou no aporte de capital na empresa. Resultado final = 183.220 = 0,73 = 73% Capital nominal médio 250.000 Implica dizer que a cada unidade monetária investida como capital há a possibilidade de retorno de 73% no período (ao ano).

  24. Rendimento Atual Permite, comparar a capacidade de remuneração atual, do total de capitais próprios, disponibilizados para as operações da empresa. É muito importante, para a análise de investidores e acionistas, quanto a decisão de capitalizar ou não, a empresa, com os resultados obtidos ou com aporte de capital. Resultado final = 183.220 = 0,25 = 25% Patrimônio líquido médio 720.595 Revela que a cada unidade monetária investida como capital há a possibilidade de retorno de 25% no período (um ano).

  25. Rendimento Real I Demonstra a capacidade de gerar remuneração para o uso do total de capitais (próprios e de terceiros) nas operações. Lucro Líquido Final = 183.220 = 0,16 = 16% Capital Total Médio 1.128.850 Significa que a cada unidade monetária investida na empresa (capitais próprios e de terceiros) há a possibilidade de gerar um retorno de 16% no período (um ano).

  26. Rendimento Real II Demonstra a capacidade de gerar remuneração para o uso dos capitais reais pelo conceito de Patrimônio Líquido Real (Bens + Direitos) – (Obrigações + Provisões) Lucro Líquido Final = 183.220 = 0,25 = 25% Patrimônio Líquido Real Médio 712.260 Significa que a cada unidade monetária investida na empresa (capitais próprios reais) há a possibilidade de gerar um retorno de 25% no período (um ano). Reforça outro conceito de análise: o Patrimônio Líquido Real { (bens + direitos) – (obrigações + provisões)}.

  27. Evolução do Patrimônio Demonstra a capacidade que a empresa possui de fazer evoluir Os investimentos que nela são feitos. Patrimônio Liquido atual = 820.530 = 1,32 = 32% Patrimônio Liquido Anterior 620.660 Significa que a cada unidade monetária investida na empresa (capitais próprios reais) há a possibilidade de representar após um ano de aplicação R$ 1,32 crescendo 32%.

  28. Algumas Opções de Investimentos

  29. Algumas opções de investimentos

  30. Algumas opções de investimentos

  31. Algumas opções de investimentos

  32. Algumas opções de investimentos

  33. Algumas opções de investimentos

  34. Algumas opções de investimentos

  35. Algumas opções de investimentos

  36. Algumas opções de investimentos

  37. Algumas opções de investimentos

  38. Algumas opções de investimentos

  39. Características Básicas dos Investimentos em Ações

  40. Características Básicas de Investimentos em Bolsa de Valores

  41. Com participar de Investimentos em Bolsa de Valores

  42. Com participar de Investimentos em Bolsa de Valores

  43. Características dos Investimentos em Fundos de Ações

  44. Características dos Investimentos em Fundos de Ações

  45. Características de Investimentos em Fundos de Ações

  46. Algumas opções Arrojadas

  47. Análises que ajudam na decisão dos investimentos em Bolsas de Valores

  48. Rentabilidade real por ação Trata-se de avaliar a rentabilidade da ação sob a ótica real de rendimento ou de mercado. É a análise do lucro líquido unitário proporcionado Lucro líquido final = 2.730.220 = 2,35 Número de ações 1.160.000 Lucro líquido p/ ação = 2,35 = 0,082 Preço da ação no mercado 29,30 A aquisição da ação pelo preço que ela alcança no mercado, pode gerar uma rentabilidade de 8,02 %.

  49. Quociente preço / lucro por ação Avalia o quanto os resultados agregam valor à ação, por período, sob a ótica do mercado. Preço da ação no mercado = 29,30 = 12,4 vezes Lucro líquido por ação 2,35 É um indicador em número de vezes sobre resposta do mercado face á rentabilidade proporcionada pela ação.

  50. Ganho por ação ordinária Avalia o ganho proporcionado pelas ações ordinárias (com direito a voto) orientando para investimentos em tais ações. Lucro líquido – Div.preferenciais = (2.730.220 – 2.450.000) = 280.220 = 0,48 Número de ações ordinárias 580.000 580.000 Cada ação ordinária rende R$ 0,48

More Related