1 / 14

DED –Diretoria de Estudos Doutrinários

FASE 1A AULA 12 AS OBRAS BÁSICAS. DED –Diretoria de Estudos Doutrinários Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27 - 1º Andar- Sala 106 - Telefone: 3226-0540 contatos@comunhaoespirita.org.br - www.comunhaoespirita.org.br.

darena
Download Presentation

DED –Diretoria de Estudos Doutrinários

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FASE 1A AULA 12 AS OBRAS BÁSICAS DED –Diretoria de Estudos Doutrinários Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27 - 1º Andar- Sala 106 - Telefone: 3226-0540 contatos@comunhaoespirita.org.br - www.comunhaoespirita.org.br

  2. As obras básicas do Espiritismo são contadas em número de 5, que foram aquelas escritas por Allan Kardec, baseado nos ensinos transmitidos pelos Espíritos, e nas observações que o educador lionês fez acerca dos fenômenos do mundo espiritual. • A ordem de publicação das obras da codificação não foi arbitrária. Obedecia à orientação da equipe de Espíritos Superiores que assistiam Kardec.

  3. Publicado em 18 de abril de 1857. • Este é o livro básico da Filosofia Espírita. • Contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade - segundo os ensinos dados por Espíritos Superiores com o concurso de diversos médiuns - recebidos e coordenados por Allan Kardec

  4. 1ª edição publicada em 18 de abril de 1857, contendo 531 questões, respondidas pela equipe espiritual liderada pelo Espírito da Verdade; • 2ª edição lançada em 18 de março de 1860, considerada por Kardec como definitiva, contendo 1.019 questões; • As mensagens foram recebidas pelas médiuns Caroline e Julie Baudin, pela Senhorita Japhet e por outros médiuns.

  5. O Livro dos Espíritos • A Introdução e os Prolegômenos deram origem ao “O que é o Espiritismo”; • Parte I - trata das Causas Primárias ; • Parte II - do caps. I até o VI, trata do Mundo Espírita e do caps.VI ao XI, constitui a fonte de “O Livro dos Médiuns; • Parte III - As Leis Morais, fonte de “O Evangelho segundo o Espiritismo”; • Parte IV - Esperanças e Consolações, fonte de “O Céu e o Inferno”; • A Gênese tem sua fonte na parte I (caps. II, III e IV), na parte II (caps. IX, X, XI) e na parte III (caps. IV e V)

  6. Segunda obra da Codificação, publicada em janeiro de 1861; • O Livro dos Médiuns é a obra básica da Ciência Espírita; graças a ele, o Espiritismo firmou-se como Ciência Experimental. • Ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

  7. Publicado em abril de 1864; • Enquanto O Livro dos Espíritos apresenta a filosofia Espírita, O Livro dos Médiuns a Ciência Espírita e O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece a base do aspecto religioso, com seus fundamentos morais. • O Evangelho Segundo o Espiritismo compõe-se de 28 capítulos, 27 dos quais dedicados à explicação das máximas de Jesus, sua concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas situações da vida e o capítulo 28 é uma coletânea de preces espíritas.

  8. Lançado em 1º de agosto de 1865; • Denominado também “A Justiça Divina Segundo o Espiritismo”, este livro oferece o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual. • O Céu e o Inferno coloca ao alcance de todos o conhecimento do mecanismo pelo qual se processa a Justiça Divina, em concordância com o princípio evangélico: “A cada um, segundo suas obras”.

  9. Lançado em 06 de janeiro de 1868, fechando assim, o ciclo das Obras da Codificação. • Esta nova obra, esclarece Kardec, é mais um passo no terreno das conseqüências e das aplicações do Espiritismo. Conforme seu título o indica, ela tem por objeto o estudo dos três pontos até agora diversamente interpretados e comentados: a Gênese, os Milagres e as Predições, em suas relações com as leis reveladas a partir da observação dos fenômenos espíritas”.

  10. Outras publicações Este livro foi publicado somente 21 anos após a desencarnação de Allan Kardec. Ao lado das obras da Codificação Espírita que formam o “Pentateuco Kardequiano”, Obras Póstumas constitui valiosa contribuição ao esclarecimento de vários temas fundamentais do Espiritismo. Na segunda parte Kardec relata, com detalhes, sua iniciação no Espiritismo, a revelação de sua missão, a identificação de seu Guia espiritual, além de outros fatos relacionados a acontecimentos pessoais. 1890

  11. Outras publicações Este livro apresenta as Noções Elementares do mundo invisível, pelas manifestações dos Espíritos. Com o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e respostas às principais objeções que podem ser apresentadas Contém a Biografia de Allan Kardec por Henri Sausse 1859

  12. Outras publicações A Revista Espírita editada por Allan Kardec é composta de 12 volumes, referentes aos anos de 1858 a 1869. Nessa Revista, Kardec explicava à luz da Doutrina Espírita os fatos que aconteciam na época; publicava mensagens, escrevia artigos, refutava os detratores do Espiritismo, enfim é um manancial de informações para o estudante do Espiritismo.

  13. Obras complementares ou subsidiárias Chico Xavier Emmanuel

  14. Obras complementares ou subsidiárias Chico Xavier André Luiz

More Related