1 / 29

Liderança

Liderança. Amor -servir. Profa Rose Valverde - 2009. Modelo de Liderança Liderança Autoridade Serviço e sacrifício Amor Vontade.

cutter
Download Presentation

Liderança

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Liderança Amor -servir Profa Rose Valverde - 2009

  2. Modelo de Liderança Liderança Autoridade Serviço e sacrifício Amor Vontade

  3. A liderança começa com a vontade, que é a nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos.

  4. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência. E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes.

  5. Amor Agapé e liderança são sinônimos. Ágape - Do grego 'Agapae' e do verbo 'agapao', que significa o amor que já incorpora renúncia. Usada também para designar uma refeição, um encontro de confraternização e também o amor entre familiares

  6. Qualidades necessárias para que uma pessoa exerça autoridade sobre alguém: • Paciência – mostrar autocontrole. • Bondade – dar atenção, apreciação, incentivo, saber ouvir os outros. • aprecie-me – faça-me sentir importante. Elogie.

  7. Humildade – ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância. Humildade é pensar menos a respeito de si mesmo. ... um par de mãos cuida de mim em vários momentos da vida.

  8. Respeito– tratar as pessoas como se fossem importantes. Atrasar-se transmite a mensagem de que eu não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que achasse importante. Abnegação– satisfazer as necessidades do outro. O líder satisfaz as necessidades dos outros mesmo antes das suas. Satisfazer necessidades e não vontades. Perdão – desistir do ressentimento quando enganado.

  9. Honestidade – ser livre de engano. Omissão também é mentira. A honestidade implica esclarecer as expectativas das pessoas, tornando-as responsáveis, dispondo-se a transmitir tanto as más notícias quanto as boas, dando as pessoas um retorno, sendo firme, previsível e justo. Isento de engano – dedicado a verdade.

  10. Compromisso – ater-se às suas escolhas. A próxima vez que vocês forem comer ovos com bacon lembrem-se disto: a galinha estava envolvida, mas o porco estava comprometido! Compromisso – crescimento do grupo (ou indivíduo) – aperfeiçoamento constante. Quando servimos e nos sacrificamos, construímos autoridade – construindo autoridade ganharemos o direito de sermos chamados de líderes.

  11. Liderança– é (manipular) influenciar as pessoas em busca de um benefício mútuo. Serviço e Sacrifício – Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

  12. “O Amor é o que o amor faz.” Responsabilidade Resposta – Habilidade O estímulo sempre vem a nós, mas como seres humanos, temos a habilidade de escolher nossa resposta. A habilidade de escolher nossa resposta é uma das glórias do ser humano.

  13. “ Há apenas duas coisas nesta vida que vocês têm que fazer. Você tem que morrer e fazer escolhas.” Disciplina – tem como objetivo ensinar-nos a fazer o que não é natural. Liderança e amor são quesitos ligados ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade e compromisso. Estas são as qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vencem no teste do tempo.

  14. “Pensamentos tornam-se ações, ações, tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino.” Quando nos diciplinamos para liderar com autoridade temos uma recompensa valiosa que é a alegria. A alegria é satisfação interior e a convicção de saber que você está verdadeiramente em sintonia com os princípios profundos e permanentes da vida. Servir aos outros nos livra das algemas do ego e da concentração em nós mesmos que destroem a alegria de viver.

  15. ... Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos forçam a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. Quando negamos as nossas próprias necessidades e vontades e nos doamos aos outros, crescemos. Tornamo-nos menos autocentrados e mais conscientes dos outros. A alegria é uma conseqüência desta doação.

  16. Intenção – ações = nada. A definição de insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez, desejando obter resultados diferentes. Portanto, Mude!

  17. “Quem diz que um casamento tem 50% de probabilidade de dar certo não ficou casado por muito tempo. Um bom casamento tem 100% de chance de ser bem-sucedido se houver comprometimento pleno das duas partes. Isso também é verdadeiro para qualquer empresa. Somos todos líderes. A única diferença é que temos responsabilidades distintas dentro de uma organização, e o mercado de trabalho paga valores específicos por essas atribuições”. James C. Hunter

  18. Robert K. Greenleaf (19041990), que passou a maior parte de sua vida profissional na AT&T, usou pela primeira vez a expressão "liderança servidora" em um ensaio publicado em 1970. Depois da AT&T, ele atuou, durante 25 anos, como consultor em várias instituições, como Fundação Ford, Universidade de Ohio e MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos. A mensagem que ele transmitia e que o centro perpetua fala de empresas tratando funcionários e clientes com justiça - e em profissionais estimulados em seu crescimento pessoal. Enfim, um mundo onde os líderes são incapazes de frustrar a confiança de quem quer que seja. Essa nova liderança implica atender às necessidades de muitos, não de poucos.

  19. Mas como isso é possível? Para ser um líder comprometido com as pessoas, segundo o americano, Robert K. Greenleaf, é necessário passar por uma mudança interior, cujo resultado vai ser a incorporação de pelo menos cinco atitudes em sua vida:

  20. 1 OUVIR SEM JULGAR Antes de dar conselhos ou fazer pré-julgamentos, é preciso ouvir com atenção as preocupações e necessidades das pessoas com quem trabalha. Unir-se a elas na busca de soluções, portanto, é fundamental.

  21. 2 SER AUTENTICO Deve-se admitir abertamente seus pontos fracos e suas limitações. Quando o líder tem essa postura a respeito de sua própria vulnerabilidade, as pessoas aprendem a confiar nele e a respeitá-lo como uma pessoa verdadeira e coerente.

  22. 3 TER SENSO DE COMUNIDADE Hoje, faz bem criar na equipe um clima de companheirismo e amizade, como se todos pertencessem a uma família em que se partilham as emoções, tristezas e alegrias, preocupações e vitórias, intercalando as exigências do trabalho com momentos de comemoração e lazer. A época do gelo profissional, em que as pessoas eram tratadas à distância, já passou.

  23. 4 PARTILHAR PODER Mais do que delegar funções, o líder deve dividir com a equipe o poder de ter iniciativa e tomar decisões, mesmo com o risco de vê-la cometer alguns equívocos.

  24. 5 VALORIZAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Cada integrante da equipe tem um valor próprio, uma experiência própria e um potencial próprio a ser desenvolvido, tanto no sentido pessoal quanto profissional. O investimento nesse potencial humano é um compromisso do líder. Quando as pessoas crescem, a empresa cresce junto com elas.

  25. SOLTE O VERBO O novo líder costuma demonstrar interesse pela equipe estimulando o diálogo verdadeiro entre as pessoas. Confira abaixo sete perguntas que ajudam a dar um novo sentido à comunicação entre chefe e subordinado: * Quais necessidades você tem aqui que nós não conhecemos? * Se você pudesse mudar alguma coisa na empresa, o que mudaria? * O que preciso fazer para ser um líder melhor? * Como a empresa e eu podemos dar mais assistência a você? * Você gosta do que faz aqui, por que não me diz quais são suas metas para os próximos 12 meses? * Como tem sido o feedback das suas colocações e queixas? * Quais obstáculos você encontra para melhorar sua performance? Fonte: TheWorld'sMostPowerfulLeadershipPrinciple, de James C. Hunter

  26. Sam Walton abriu sua primeira loja Walmart em Rogers, no Arkansas, uma das suas máximas preferidas era: “Se você quiser levar seu negócio à falência, é só tratar mal os funcionários, pois eles vão descontar nos clientes.”

  27. "cuide dos seus colaboradores“ “As pessoas são nosso maior patrimônio.” Lorraine Grubbs-West

  28. Warren Bennis, um dos gurus norte-americanos na área de liderança, resumiu o conteúdo de sua obra nesta frase: “A liderança é o caráter em ação.” E isso é verdade, pois liderança é "fazer o que é certo" com e para os colaboradores. O caráter nada mais é do que maturidade moral e "fazer o que é certo" com e para os colaboradores.

  29. Referências Bibliográficas HUNTER, James C. O Monge e o Executivo - uma História sobre a Essência da Liderança. Editora Sextante, 2004 Gusmão,Marcos - Aprenda a servir , disponível em: http://www.jameshunter.com.br/artigo4.aspx Crédito: Rose Mary P. Valverde de Carvalho (Rose Valverde) Profa. de artes, artista plástica e designer www.rosevalverde.art.br Blog: http://dicasdemudancas.blogspot.com

More Related