a informatividade e o senso comum l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
A informatividade e o senso comum PowerPoint Presentation
Download Presentation
A informatividade e o senso comum

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 12
conlan

A informatividade e o senso comum - PowerPoint PPT Presentation

255 Views
Download Presentation
A informatividade e o senso comum
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. A informatividade e o senso comum Texto dissertativo-argumentativo. 3ª séries Profª Clarissa P. Oliveira Técnica de Redação

  2. Ainda só, no escuro, qual bicho-do-mato, ainda sem teogonia, ainda sem parede nua, para se encostar, ainda sem cavalo preto que fuja a galope, você ainda marcha, José! Se voltar a pergunta: José, para onde? Diga: ora, Drummond, por que tanta dúvida? Elementar, elementar. Sigo para Washington. E, por favor, poeta, não me chame de José. Me chame Joseph. Josias de Souza

  3. JoséCarlos Drummond de Andrade Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parece nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, você marcha, José!

  4. Informatividade • Carga de informação veiculada pelo texto. • Todas as pessoas conseguem perceber as relações intertextuais? • Um texto é mais informativo quanto menor é a sua previsibilidade, e vice-versa. • Para que haja sucesso na interação verbal, é necessário que a informatividade do texto esteja adequada ao interlocutor.

  5. Até os estudos de Fink e Schoenemberger, os resultados ainda eram controversos. A dupla pôde medir diretamente a corrente elétrica graças a um tipo especial de microscópio eletrônico, capaz de aproximações tão diminutas da amostra que entram em ação fenômenos de mecânica quântica, segundo a qual a energia não é absorvida ou gerada em um fluxo contínuo, mas em pequenos pacotes, os quanta (plural de “quantum”, quantidade em latim). Quanto aos seus aspectos positivos, ela nos dá informação sobre o mundo, assim como o Jornal Nacional da Globo. Alguns programas e até mesmo propagandas nos divertem. Exemplo: A Grande Família e Zorra Total. A tevê também serve como um passatempo com diversas atrações: fiomes, programas de auditório, desenhos, etc. Qual dos dois textos tem alta e qual tem baixa informatividade?

  6. Texto 1 Conceitos específicos da Física Alto grau de informatividade Círculo de leitores restrito Texto 2 Informações previsíveis Baixo grau de informatividade Não acrescentam nada de novo ao conhecimento do leitor comum

  7. A maior parte dos textos de circulação social apresentam um nível médio de informatividade. Assim, consegue mobilizar o repertório cultural do leitor e, ao mesmo tempo, acrescentar-lhe novas informações.

  8. “O homem depende do meio ambiente para viver” “A má alimentação prejudica a saúde” “A mulher de hoje ocupa um papel social diferente do ocupado pela mulher de um século atrás” “Homem não chora” “Na favela só tem ladrão” “Todo político é corrupto” “Mulheres dirigem mal” Senso comum

  9. A violência é gerada principalmente pelo fato de a maioria da população não ter onde morar e, às vezes, nem o que comer. A partir disso, o miserável vai ser obrigado a roubar, quando começa a violência.

  10. Para casa.... Escolher um tema da atualidade e buscar informações sobre ele.