slide1 l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Momento Dipolar PowerPoint Presentation
Download Presentation
Momento Dipolar

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 9

Momento Dipolar - PowerPoint PPT Presentation


  • 261 Views
  • Uploaded on

Momento Dipolar. Andressa e Luanda . Polaridade das moléculas. As moléculas polares num campo elétrico sofrem ação de forças que tendem a alinha-las em direção ao campo, esse alinhamento é chamado de momento dipolo que é definido pela soma de forças vetoriais. Importância da polaridade.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Momento Dipolar' - cicero


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Momento

Dipolar

Andressa e Luanda

slide2

Polaridade das moléculas

  • As moléculas polares num campo elétrico sofrem ação de forças que tendem a alinha-las em direção ao campo, esse alinhamento é chamado de momento dipolo que é definido pela soma de forças vetoriais.
slide3

Importância da polaridade

  • As moléculas dotadas de um momento de dipolo se atraem de modo mais forte do que as que são desprovidas dele. Isto causa uma maior coesão, que se traduz por pontos de ebulição anormalmente elevados e por vezes fenômenos de insolubilidade.
slide4

Como saber se as moléculas

são ou não polares

  • Se o momento de dipolo resultante da molécula for nulo, esta será apolar, se for não nulo, será polar.
  • Moléculas diatômicas com eletronegatividade diferente são sempre polares. Ex: HF
  • Moléculas com três ou mas átomos tem seu dipolo vetor resultante de acordo com a soma vetorial.
slide5

CO

2

  • A molécula CO2 embora tenha seus dois oxigênios com ligações polares, seu dipolo vetor resultante não será polar, pois a molécula é simétrica e por isso seus vetores se anularão.
slide6

H O e O

2

3

  • A água por causa da sua geometria triatômica angular terá seu vetor dipolo resultante apontado para cima, pois a soma dos seus vetores fazem com que a densidade dos seus elétrons se acumulem para o lado do oxigênio. Já o ozônio é polar devido ao fato da sua densidade eletrônica ser menor no seu átomo central
slide7

NH e BF

3

3

  • O NH3 possui uma estrutura piramidal fazendo com que seu vetor resultante aponte para o N. Já o BF3 possui uma estrutura triangular plana, por isso seus vetores se anularão.
slide8

CCl e CH

4

4

  • Moléculas como o tetracloreto de carbono, CCl4, e o metano, CH4, são apolares devido às suas estruturas simétricas e tetraédricas.
slide9

CHCl e CH Cl

3

3

  • Moléculas tetraédricas com átomos de CL e H são polares. A eletronegatividade para os átomos de H é menor que a dos átomos de Cl, e a distância carbono-hidrogênio é diferente da distância carbono-cloro.