1 / 20

Sônia Menna Barreto

Sônia Menna Barreto. INA, FAG e LuK-Schaeffler Brasil-50 anos. 2008. Desenvolvimento da obra passo a passo.

chul
Download Presentation

Sônia Menna Barreto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sônia Menna Barreto INA, FAG e LuK-Schaeffler Brasil-50 anos 2008 Desenvolvimento da obra passo a passo

  2. A obra relata os fatos mais importantes apresentados em imagens, pela artista Sônia Menna Barreto, dos últimos 50 anos no contexto da empresa Schaeffler no Brasil, Industrial Automotivo e da própria história do Brasil

  3. A seguir, passo a passo, o desenvolvimento da obra, iniciando com a tela em branco.

  4. A seguir, a obra terminada.

  5. Dossier da obra : O início de tudo está na frase “Immer Neue Aufgaben”,que em alemão significa “Sempre novos desafios”, e foi o espírito empresarial adotado na fundação da Schaeffler no Brasil. A imagem em PB fornecida pela empresa, representa o ato de criação, a mesa de desenho familiar aos projetistas, o elemento humano “desenhando” há 50 anos, o que viria a ser a Schaeffler hoje. A partir da sua prancheta, uma locomotiva passa do desenho à realidade e dá, (além da idéia de movimento e de ação), o início da apresentação de algumas peças fabricadas pela empresas (INA, FAG e LuK) que estarão inseridas e integradas às imagens. A idéia de movimento na obra é dada pela locomotiva, pelos aviões e pelos carros (de passeio e corrida) e pelos rolamentos que fazem estas máquinas funcionarem. Dossier da obra de arte: A história da empresa, contada em tintas, começa com a representação numa prancheta antiga (este tom verde da prancheta, data desta época) e através das imagens pinçadas e ligadas umas às outras pela história. - A Copa do Mundo, na Suécia em 1958, ganha pelo Brasil. Brasil 5x2 Suécia, nossa primeira estrela. Nesta década, instala-se a FAG no Brasil, em 1960. Um dos jogadores tem uma flâmula com o nome FAG escrito nela. - A imagem embaixo desta, marca o início da produção de agulhas e rolamentos de agulhas para caixas de câmbio do Fusca e Kombi, (1960) ambos inseridos na imagem. A Kombi ao longe e o Fusca, na forma de um beetle, apelido como ficou conhecido fora do Brasil.

  6. - O envelope de carta, com as cores do Brasil, marca nos selos, tanto a inauguração de Brasília (1960), como a realização do 1° Salão do Automóvel em São Paulo (1960). - Na última imagem à direita, a artista faz alusão ao início do gênero musical MPB (Música Popular Brasileira, 1965), a nossa Bossa Nova, com os tão populares símbolos desta época, o banquinho e o violão. A música, “Samba do avião”, de Tom Jobim, faz (com o avião) a passagem para a próxima década. - A imagem à esquerda do carro representa a chegada do carro à álcool (década de 70). O primeiro veículo equipado com motor à álcool foi o Dodge 1800. - A imagem do meio faz alusão à Usina de Itaipú (abril de 1973). Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná, pelos dois países. - A imagem, a seguir, em PB, é a da competição 6 horas de Pelotas.No carro de corrida, vê-se o nome LuK, simbolizando a fundação da empresa em 1975. (talvez pudéssemos tentar desvincular estes dois fatos, pois a competição foi patrocinada, na verdade, pela FAG). A régua T, também muito familiar aos projetistas e engenheiros da época, faz a passagem para a próxima década. - A imagem com a bandeira do Brasil representa o movimento civil por eleições presidenciais diretas, chamado Diretas Já, de 1984. - O capacete verde e amarelo remete a um dos mais queridos pilotos brasileiros, Ayrton Senna e ao ano em que venceu (1988) o Campeonato de Fórmula 1. As imagens “coladas” pelos adesivos e “atadas” (São Paulo representada pelo Monumento às Bandeiras e Sorocaba pelos seus principais símbolos arquitetônicos) pela linha que desenha os respectivos perfis. Representa a passagem da sede da empresa de São Paulo para Sorocaba, concluída em 1980.

  7. - A última imagem, a tela de computador, representa a modernidade, o futuro da empresa. O símbolo que nela aparece, é a identificação da integração das marcas em uma única razão social, como Schaeffler Brasil Ltda, ocorrida em 2007. Peças usadas inseridas nas imagens: Imagem da locomotiva: embalagens da INA, FAG e LuK. Corpo da locomotiva: Gaiola de agulha e um Pivô hidráulico, como chaminé. Imagem da Copa do Mundo: a bola é uma esfera. Imagem do envelope de carta: o carimbo é um rolamento axial. Imagem da Bossa Nova: no banco, um volante bimassa e no violão (no centro) um atuador hidráulico de embreagem. Na régua T: um tucho hidráulico. No Monumento às Bandeiras: um balancim.

  8. F i m Sônia Menna Barreto website : www.mennabarreto.com.br

More Related