1 / 14

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL. Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL.

Download Presentation

EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno.

  2. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL A Educação Sócio-Ambiental tem como objetivo criar e aperfeiçoar relações entre a pessoa e sua vizinhança.

  3. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL A pessoa é o centro da vizinhança. O lugar onde a pessoa desenvolve uma atividade pode ser chamado de ambiente. Por exemplo: a sala de aula é um ambiente e cada pessoa que nela está é um “centro” desse ambiente. Para funcionar bem a sala de aula depende do conjunto chamado escola (secretaria, banheiros, páteos, biblioteca, outras salas, muros etc), então a escola pode ser chamada de MEIO-AMBIENTE porque dá suporte à existência da sala de aula.

  4. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL • Do mesmo modo se a pessoa: • ... está na cozinha preparando a refeição a cozinha é o ambiente e a casa é o MEIO-AMBIENTE que dá suporte à existência da cozinha. • ... está viajando o veículo é o ambiente de deslocamento e a estrada, acostamento, postos de parada e outros veículos são o MEIO-AMBIENTE que dá suporte à viagem. • ... está em uma cidade, a zona rural, as estradas, as cidades vizinhas, as estradas e tudo do que a cidade depende é o MEIO-AMBIENTE que dá suporte à existência da cidade.

  5. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno. Essas noções facilitam entender que a superfície da nossa pele é a vizinhança ou entorno mais próximo do nosso corpo. ASSIM, TOMAR UM BANHO É UMA AÇÃO DE LIMPEZA AMBIENTAL. APÓS O BANHO A PESSOA SENTE UMA FORMA DE SATISFAÇÃO QUE PODE SER CHAMADA DE “BEM ESTAR”.

  6. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL O “BEM ESTAR” após o banho “pede” uma roupa limpa. Roupa limpa “pede” coisas limpas para não sujar a roupa, e assim é formada uma “corrente” de limpeza que aumenta cada vez mais. Se prestarmos atenção na nossa casa veremos que limpeza tem tudo a ver com arrumação e embelezamento. Depois que a casa está arrumada e embelezada a nossa vontade é de conservá-la assim porque isto transmite a sensação de BEM ESTAR para as pessoas da casa e para as visitas.

  7. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno. Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. As visitas que vêm à nossa casa são o nosso relacionamento social. As visitas se sentem melhor quando vão a uma casa limpa e são recebidas por pessoas limpas. Com certeza, se a casa está limpa e nós estamos limpos, gostaríamos que as visitas também estivessem limpas para ficarem de acordo conosco e com a casa. O relacionamento entre pessoas e coisas limpas é um relacionamento SÓCIO-AMBIENTAL.

  8. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo que não é o nosso próprio corpo é vizinhança ou entorno. Na vizinhança ou entorno são encontradas as outras pessoas e todas as coisas. Podemos criar e fazer crescer o relacionamento SÓCIO-AMBIENTAL por todas as partes por onde andamos e em todos os lugares que frequentamos: a calçada, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade etc. Podemos até nos preocupar com a Amazônia, mas não precisamos ir lá ou ficar pensando só nela. Basta, por exemplo, não sujar aqui a água que corre para lá. Capacitar as pessoas para entender que podem (e devem) praticar ações SÓCIO-AMBIENTAIS que criem ou aumentem o BEM ESTAR é a missão da EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL.

  9. INFORMAÇÃOEXTERNA INFORMAÇÃOINTERNA INFORMAÇÃOCLASSIFICADA Condutaestimulada Reconhecimento da conduta EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Professores Atores Sociais Jovens e adultos Crianças e adolescentes CONDUTA COMUMESPERADA

  10. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo acontece de maneira simples: • Do lado das crianças e adolescentes: • Professsores interagindo com outros atores sociais para selecionarem as informações e produzirem informações qualificadas para a comunidade. • Os professores conduzem os alunos através de um processo de informação, formação e ação, estimulando comportamentos positivos. • Os alunos ao adotarem os comportamentos estimulados tornam visível a educação recebida.

  11. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo acontece de maneira simples: • Do lado dos jovens e adultos: • Atores sociais interagindo com os professores para selecionarem as informações e produzirem informações qualificadas para a comunidade . • Os atores sociais transmitem a informação para o seu público. • O público, transitando no espaço onde as condutas dos alunos está visível, reconhecerá a conduta porque tem a mesma informação

  12. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL Tudo acontece de maneira simples: Do lado da comunidade é esperado que os jovens e adultos, reconhecendo as condutas, tornem-se colaboradores das crianças e adolescentes, reforçando as condutas estimuladas.

  13. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL SUGESTÕES PARA DESENVOLVIMENTO • EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL EM CASA: convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamentos e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a família como um ambiente de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo. • EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL NA ESCOLA:convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamento e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a escola como uma unidade de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo. • EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL NA CIDADE:convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamentos e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a cidade como um espaço de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo. • EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL NO MEIO-AMBIENTE:convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamentos e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando o meio-ambiente como um sistema de suporte de vida e atividade.

  14. EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL É UM PROCESSO DE CONDUÇÃO DAS PESSOAS ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO PARA A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO BEM ESTAR AS PESSOAS TEM O DIREITO DE ESCOLHER, MAS DEVEM SER INFORMADAS PARA QUE POSSAM FAZER A MELHOR ESCOLHA. DEPOIS DE ESCOLHEREM DEVEM SER CAPACITADAS PARA TRABALHAREM A ESCOLHA COM SUCESSO.

More Related