Motores de busca - PowerPoint PPT Presentation

caine
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Motores de busca PowerPoint Presentation
Download Presentation
Motores de busca

play fullscreen
1 / 12
Download Presentation
Motores de busca
164 Views
Download Presentation

Motores de busca

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Motores de busca

  2. Motores de busca São mecanismos capazes de “filtrar” a informação que procuramos na Internet.

  3. Motores de busca As máquinas de busca ou motores de busca surgiram logo após o aparecimento da Internet, com a intenção de prestar um serviço extremamente importante: a busca de qualquer informação na Internet, apresentando os resultados de uma forma organizada, e também com a proposta de fazer isto de uma maneira rápida e eficiente.

  4. Motores de busca A partir deste preceito básico diversas empresas se desenvolveram, chegando algumas a valer milhões de dólares. Entre as maiores empresas se encontram o Google, o Yahoo, o Lycos, o Sapo, e mais recentemente a Amazon.com com o seu mecanismo de busca A9 (http://a9.com/?uistyle=1).

  5. Motores de busca Os primeiros motores de busca (como o Yahoo) baseavam-se na indexação de páginas através da sua categorização. Posteriormente surgiram as meta-buscas. A mais recente geração de motores de busca (como o Google) utiliza diversas tecnologias, como a procura por palavras-chave directamente nas páginas e o uso de referências externas espalhadas pela web, permitindo até a tradução directa de páginas (embora de forma tosca) para a língua do utilizador. O Google, além de fazer a busca pela internet, oferece também o recurso de se efectuar a busca dentro de um site, somente. É essa a ferramenta usada na comunidade Wiki.

  6. Motores de busca Adicionar Meta tags ao website:  Os Meta tags são lidos pelos motores de busca para catalogar um website. Bons Meta tags podem melhorar a sua posição num motor de busca.

  7. Motores de busca

  8. Motores de busca Segundo alguns autores o desenvolvimento dos motores de busca desenvolve-se em 7 passos: 1ª geração: os directórios (Yahoo! e similares). 2ª geração: robôs (spiders) e as tecnologias automatizadas (Altavista) 3ª geração: metabuscadores (Miner’s) 4ª geração: veio mais refinamento na organização dos resultados (All The Web) 5ª geração: O Google, reunindo sofisticação e muita abrangência, trouxe o Page Rank 6ª geração: A9 - Juntar vários tipos de arquivos diferentes em uma mesma busca (textos e imagens, por exemplo) 7ª geração: qualidade na selecção das informações, por meio das análises inteligentes de conteúdo, Ontoweb –com técnicas de inteligência artificial que é capaz de “pensar” durante a selecção das informações

  9. Motores de busca Directórios: www.netindex.pt http://www.tendencia.cc/ http://www.mocho.pt http://www.allsearchengines.com

  10. Motores de busca Motores de busca: www.sapo.pt www.yahoo.com www.google.com(pt) (es) (br) (fr)… etc.. www.lycos.com

  11. Motores de busca Outros: AltaVistaDogpileExciteFastSearchGoToHotBotInfoseekLookSmartNorthern Light SearchOKRA Savvy SearchSnap!WebCrawlerWorldLightBrazilisBrLinkBusca BRBusca LivreBusca SiteBusca WebBuscanetBuscãoencontreiEntãoFarejadorFoxNetgalileu Infoseek BrasilLycosBrasilMSNPesquisarWelcomeYahoo BrasilZeek!

  12. Motores de busca Meta Search: All4OneAllDealAskJeevesAskScottAvenueBaldeyBetterBrainBigHubBlack WidowBoomerangCopernicDogpileFooSearchFossick MetasearchFreezerSearchHighway 61