1 / 4

Sociedade de Consumo

Sociedade de Consumo. Por : Carolina. Origens. Tem origem na Revolução Industrial, onde reinavam o artesanato para autoconsumo e a oficina medieval que produzia por encomenda. Com isto a oferta nunca conseguia exceder a procura .

bruis
Download Presentation

Sociedade de Consumo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociedade de Consumo Por: Carolina

  2. Origens Tem origem na Revolução Industrial, onde reinavam o artesanato para autoconsumo e a oficina medieval que produziapor encomenda. Com isto a oferta nunca conseguia exceder a procura. Depois da Revolução Industrial, há aempresa capitalista, que fabrica produtos em série para o mercado. O seu objetivo é a maximização do lucro. Só depois da II Guerra Mundial a sociedade de consumo é globalizada. Com isto e com o aumento do rendimento e poder de compra das famílias, há maior aquisição de bens. A necessidade das empresas aumentarem os lucros e a invação tecnológica levam a uma sobreproduçãoe diversidade enormes, sendo difícil o esgotamento dos bens. As formas de venda são agora tão relevantes para as empresas quanto a própria produção.

  3. CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DE CONSUMO Produção em massa:   Oferta de bens comuns, produzidos a baixos custos, produzidos em série, e de curta duração;  Aoferta excede a procura, o que leva ao marketing; Abundância de produtos.  Consumo de massas: Comportamento das sociedades de consumo traduzido pelo consumo de massas de bens normais com um curo ciclo de vida e acessíveis à maior parte da população. Este consumo é induzido pelo tipo de oferta - produção em série - e pela publicidade e moda.

  4. A ilusão de que a felicidade é atingida pelo consumo, faz com que a sensação de mal estar criada pelo desejo de consumir seja eliminada. O que acontece é que, para sustentar o nível de consumo, o tempo que deveria ser dedicado atividades variadas, é substituído por trabalho. A pressão exercida pelo incentivo ao consumo e pela facilidade de acesso ao crédito, leva ao endividamento das famílias. O consumo excessivo normal da sociedade de consumo favorece consumos prejudiciais à saúde. O consumo supérfluo origina destruição dos recursos naturais. A necessidade de reduzir os custos de produção conduz à sobre-exploração do trabalho e, muitas vezes, grandes multinacionais recorrem à subcontratação de empresas sedeadas em países em que os direitos laborais e os direitos humanos não são respeitados ou mesmo de empresas que recorrem ao trabalho infantil.  A sociedade de consumo, com alicerces num crescimento económico ilimitado, é insustentável, porque os recursos naturais necessários a esse processo são limitados.

More Related