1 / 10

INICIO

INICIO. O que são os Sismos?. Tipos de Sismos…. INICIO. O que são os Sismos?.

brent-lara
Download Presentation

INICIO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INICIO O que são os Sismos? Tipos de Sismos…

  2. INICIO O que são os Sismos? • Um sismo, também chamado de terramoto, é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. • A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilómetros, como é o caso da falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos.

  3. INICIO Os sismos surgem quando duas placas tectónicas chocam entre si formando um abalo denominado de abalo sísmico.

  4. INICIO Se ocorrer um sismo, como nos podemos defender? Em caso de sismo, o respeito por algumas normas muito simples pode constituir um factor determinante na diminuição de acidentes pessoais e danos materiais. - Informa-te sobre as causas e efeitos possíveis de um sismo na tua zona. - Fala sobre o assunto, de uma forma tranquila e serena, com os teus familiares e amigos. - Em conjunto com a tua família, elabora um plano de emergência.

  5. INICIO Continuação. - Identifica os locais mais seguros: vãos de portas interiores, cantos de paredes mestras, debaixo de mesas e de camas. - Mantém uma distância de segurança em relação a objectos que possam cair ou estilhaçar. - Aprende a desligar a electricidade e a cortar a água e o gás. - Afixa em local bem visível os números de telefone dos serviços de emergência. - Colabora e prepara a tua casa por forma a facilitar os movimentos, libertando os corredores e passagens, arrumando móveis e brinquedos.

  6. INICIO As regiões sísmicas encontram-se sobretudo nas fronteiras das placas litosféricas. Existe uma sismicidade (termo que traduz a frequência dos sismos numa dada região) difusa fora daqueles limites denominada sismicidade intraplacas. Já dissemos que a maioria dos sismos observam-se nas fronteiras das placas, bem como a maior parte da actividade vulcânica. Estes sismos são denominados sismos tectónicos. Podemos dizer, sem cometer um erro grosseiro, que os alinhamentos dos sismos indicam os limites das placas tectónicas.

  7. INICIO Tipos de Sismos • Sismos de origem natural • Sismos induzidos

  8. INICIO Sismos de origem natural • As placas podem afastar-se (tensão), colidir (compressão) ou simplesmente deslizar uma pela outra (torsão). Com a aplicação destas forças, a rocha vai-se alterando até atingir o seu ponto de elasticidade, após o qual a matéria entra em ruptura e sofre uma libertação brusca de toda a energia acumulada durante a deformação elástica. A energia é libertada através de ondas sísmicas que se propagam pela superfície e interior da Terra. As rochas profundas flúem plasticamente (têm um comportamento dúctil – astenosfera) em vez de entrar em ruptura (que seria um comportamento sólido – litosfera).

  9. INICIO Sismos induzidos • Estes são sismos associados à acção humana quer directa ou indirectamente. Podem-se dever à extracção de minerais, água dos aquíferos ou de combustíveis fósseis, devido à pressão da água das albufeiras das barragens, grandes explosões ou a queda de grandes edifícios. Apesar de causarem vibrações na Terra, estes não podem ser considerados sismos no sentido lato, uma vez que geralmente dão origem a registros ou sismogramas diferentes dos terramotos de origem natural.

  10. Trabalho realizado por: • João Patrão Nº11 9ºA • Thierry Santos Nº16 9ºA

More Related