a congada de ilhabela na festa de s o benedito n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO PowerPoint Presentation
Download Presentation
A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 4

A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO - PowerPoint PPT Presentation


  • 88 Views
  • Uploaded on

A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO. De acentuada aculturação africana bantú , a congada de Ilhabela é realizada em maio, na festa de São Benedito. Não tem data fixa, pois depende do claro (Lua Cheia) para que os pescadores dela participem.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'A CONGADA DE ILHABELA NA FESTA DE SÃO BENEDITO' - brasen


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2

De acentuada aculturação africana bantú, a congada de Ilhabela é realizada em maio, na festa de São Benedito. Não tem data fixa, pois depende do claro (Lua Cheia) para que os pescadores dela participem.

A congada começa na 6ª feira com levantamento dos mastros em frente à Igreja Matriz e é dançada no sábado e domingo, o dia inteiro, pelas ruas do Centro da Cidade.

slide3

Divide-se em três partes ou "bailes"e o texto foi transmitido, oralmente, de pai para filho. É uma luta entre mouros (vermelho) e cristão (azul) ou entre pai (Rei) e o filho (Embaixador).

  • Os principais figurantes dessa manifestação de teatro folclórico são: O Rei, figura central; a Rainha, renovada todos os anos e que tenha idade de 12 a 14 anos; Fidalgos do Rei ou Congos de cima com roupa azul compreendendo o Príncipe, Secretário , Cacique e os Congos do Embaixador ou Congos de Baixo, vestidos na roupa rosa com seu Embaixador (chapéu vermelho), Cacique e Dois Guias.
slide4

Durante a festa funciona a "Ucharia", lugar onde comem os congos e seus convidados. No quintal são montados os fogões "tacuruba" sobre três pedras. Todos os que aí trabalham, o fazem por promessa a São Benedito.

  • Os três instrumentos usados na congada são originados do artesanato folclórico: a marimba e os dois atabaques ou tambores, como dizem os caiçaras. A marimba, de seis teclas de madeira é encontrada, atualmente, só em Ilhabela. Os atabaques feitos de tronco, numa só peça são usados um na função de surdo e o outro no repique.