1 / 42

Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011

Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011. Enquadramento Legal Despacho Nº 2351/2007, de 14 de Fevereiro Norma PAEB / 2011. Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011. Secretariado: Coordenadora - Professora Maria João Assis

belva
Download Presentation

Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Enquadramento Legal Despacho Nº 2351/2007, de 14 de Fevereiro Norma PAEB / 2011

  2. Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Secretariado: Coordenadora- Professora Maria João Assis Restantes elementos: - Professora Ana Isabel Barreto - Professora Maria de Lurdes Mineiro - Professora Ilda Luís - Professora Sónia Louro Responsáveis TIC: Técnico PAEB – Professor Bruno Ambrioso Apoio técnico PAEB - Professora Inês Plácido

  3. Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Calendário das Provas - 4º e 6º ano Língua Portuguesa - 06 de Maio -10h00m Matemática - 11 de Maio – 10h00m

  4. Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011 1º Ciclo

  5. 2º Ciclo Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011

  6. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011

  7. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Os professores aplicadores durante a realização da prova de aferição não podem: - conversar entre si; utilizar qualquer sistema de comunicação móvel; sair da sala, excepto durante o intervalo, devendo no entanto, certificar-se de que as janelas e a porta ficam convenientemente fechadas.

  8. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Substituição do professor aplicador Em caso de força maior, é substituído por um professor suplente que permanece na sala até ao fim da prova. Nesta situação, compete ao secretariado da prova de aferição decidir do procedimento mais adequado para garantir o cumprimento do dever de sigilo por parte do professor substituído.

  9. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Não é permitida: a circulação e permanência de pessoas não envolvidas na aplicação das provas nas zonas circundantes das salas, onde estas decorrem (corredores, espaços exteriores adjacentes, acessos às instalações sanitárias, etc.).

  10. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Os alunos não podemlevar para a sala: quaisquer suportes escritos; telemóveis ou equipamentos multimédia, etc.. Os demais objectos não necessários para a realização da prova (mochilas, livros, cadernos, estojos, etc.) devem ser colocados junto à secretária do professor aplicador.

  11. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 No decurso da prova, só é permitida a entrada nas salas a: professores aplicadores designados; elementos do órgão de direcção; membros do secretariado das provas de Aferição. - Inspectores da Inspecção Geral de Educação que têm acesso livre e directo às salas, de acordo com as normas superiormente definidas.

  12. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Os alunos devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes do início da prova(09h30m). A chamada faz-se 15 minutos antes da hora marcada para o início da prova (09h45m), (pela ordem constante da pauta).

  13. Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011 A distribuição dos alunos dentro das salas deve ser feita seguindo a ordem da pauta de chamada, deixando vago o lugar correspondente ao aluno que falte.

  14. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Qualquer aluno que se apresente depois de concluída a chamada não poderá realizar a Prova.

  15. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Identificação dos alunos alunos do 1º ciclo - sempre que possível, portadores de um cartão com fotografia que os identifique. alunos do 2º ciclo (obrigatoriamente) portadores de Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade , ou outro documento que o substitua.

  16. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Caso não seja possível comprovar a identidade de um ou mais alunos, antes da realização das provas, deverão ser efectuadas as diligências necessárias para que o/um professor da turma o(s) identifique.

  17. Antes da entrada dos alunos, o professor aplicador deverá: • registar no quadro a duração da prova : • 1ª parte – Caderno 1; • 2ª parte – Caderno 2. • ( de acordo com a informação do secretariado constante em cada sala) • preparar a chamada dos alunos (pela lista correspondente à sala que lhe foi atribuída). Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011

  18. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Antes do início da aplicação das Provas (9h45m): um dos professores aplicadores deverá fazer a chamada à porta e terá que assinalar, na lista que foi entregue pelo secretariado, as presenças (P)e as faltas (F). o outro professor terá que dispor os alunos nos lugares, pela ordem de chamada. Se algum aluno faltar, deixará vago o lugar que lhe tiver sido destinado.

  19. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Escolas do 1º ciclo Nos 5 minutos seguintes ao início da prova (até às 10h05m), o professor indicado para o efeito deverá comunicar via telefone, ao secretariado, as presenças e faltas dos alunos (e eventuais ocorrências verificadas até ao momento).

  20. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Após a chamada os professores aplicadores devem proceder à leitura das instruções (Manual do Aplicador)

  21. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 • Preenchimento do cabeçalho na Prova • Os cabeçalhos devem obrigatoriamente ser preenchidos a caneta ou esferográfica. • Um dos professores aplicadores, ao ler as instruções, dirá qual o momento destinado ao seu preenchimento.

  22. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 • Verificações a realizar pelos professores aplicadores: • Durante a realização da prova, com o mínimo de perturbação para os alunos, devem percorrer os lugares e: a) conferir a identidade do aluno e verificar se o nome coincide com o da pauta de chamada;

  23. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 verificar o correcto preenchimento dos elementos de identificação nos cabeçalhos das provas - caderno 1 (1ª parte) e caderno 2 (2ª parte); os 2 professores aplicadores rubricam o enunciado na vertical, na parte esquerda da prova, sobre o picotado, depois de preenchido o cabeçalho pelo aluno (a rubrica não deve identificar o nome do docente) - caderno 1 (1ª parte) e caderno 2 (2ª parte); transmitir rigorosamente as instruções aos alunos emanadas pelo GAVE.

  24. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Os professores aplicadores deverão entregar no final da prova : O envelope, contendo: a Folha de Registo de Aplicação das provas devidamente preenchida e assinada (caso se tenham verificado faltas à 2ª parte da prova, estas registam-se como ocorrências);

  25. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 b) as provas realizadas (cada prova de aluno é constituída pelo caderno 1 e caderno2 )( o Caderno 2 de cada prova deve ser introduzido no meio do caderno 1 (a folha de rascunho, na Prova de Língua Portuguesa, dentro do Caderno 2 (no meio)); c) A lista de alunos devidamente anotadas (P ou F); d) os cadernos 1 e cadernos 2 não utilizados.

  26. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Duração das Provas Cada uma das provas será realizada de acordo com o seguinte horário:

  27. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 4º Ano

  28. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 6º Ano

  29. Agrupamento Vertical Escolas de Alcanede PROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Em cada sala deverá haver, pelo menos, um relógio. É fundamental que os professores aplicadores respeitem os limites de tempo indicados. Não pode ser concedido aos alunos qualquer tempo suplementar. De acordo com a NORMA /PAEB só os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente podem usufruir de tolerância de tempo (15mem cada uma das partes da Prova).

  30. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Aplicação das provas: Recomenda-se a presença de todos os professores aplicadores na escola 30 minutos antes do início da sessão. Deverão neste intervalo de tempo: - rever os procedimentos traçados para a realização das provas; - verificar a arrumação da sala atribuída e a existência de todos os materiais necessários à aplicação, de acordo com as listas de verificação a seguir apresentadas:

  31. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011

  32. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Secretariado das provas de aferição – Sala TIC Escola Sede do Agrupamento 1º Ciclo ( escolas fora da Freguesia de Alcanede e Centro Escolar de Alcanede): O professor aplicador convocado pela Direcção (responsável por escola), levanta os sacos das Provas, a folha de presenças dos professores, as folhas de registo de aplicação e as listas de presenças dos alunos e a lista de presenças dos professores, pelas 8h30m; os restantes professores aplicadores e suplentes, apresentam-se na escola onde vão aplicar a prova pelas 9h15m.

  33. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 • Secretariado das provas de aferição – Sala TIC • Escola Sede do Agrupamento • 2º Ciclo: • Os professores aplicadores e suplentes dirigem-se ao Secretariado, para assinar a folha de presenças, pelas 9h15m.

  34. Os sacossão abertos dentro das salas pelos professores aplicadores à hora marcada – 10h00m • Os professores aplicadores devem informar os alunos de que as respostas são dadas nos enunciados. • Em caso de engano, os alunos devem riscar, não sendo substituídos os enunciados. • As provas são sempre enviadas para a UA, ainda que só tenham o cabeçalho preenchido. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011

  35. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 • O aluno não pode abandonar a sala antes do fim do tempo regulamentar da prova. • Qualquer ocorrência durante a realização da prova, deve ser, de imediato, comunicada ao Secretariado.

  36. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Irregularidades: A indicação no papel de prova de elementos susceptíveis de identificarem o examinado constitui uma irregularidade pelo que os professores aplicadores devem acautelar essa situação. Se, por exemplo, é pedido ao aluno que redija um texto/carta, este não deve, de forma alguma, identificar-se ou identificar a escola onde estuda.

  37. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 A utilização de expressões despropositadas ou desrespeitosas por parte dos alunos nos enunciados pode implicar, por decisão do JNE, a anulação da prova e implicar ainda a instauração de procedimento disciplinar ao aluno por parte da escola.

  38. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Fraudes : Aos professores aplicadores compete suspender imediatamente as provas dos alunos e de eventuais cúmplices que no decurso da realização da prova de aferição cometam ou tentem, inequivocamente, cometer qualquer fraude, não podendo esses alunos abandonar a sala até ao fim do tempo de duração da prova. Esta situação deve ser imediatamente comunicada ao Director, mediante relatório devidamente fundamentado.

  39. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 São rigorosamente interditos aos professores aplicadores quaisquer procedimentos que possam ajudar os alunos a resolver a prova.

  40. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Recolha das provas Terminado o tempo de duração da prova, os professores aplicadores: recolhem, nos lugares, procedendo à junção dos dois cadernos (caderno 2 inserido no meio do caderno 1) com as respostas dos alunos (na prova de LP recolhem também a folha de rascunho e colocam-na dentro do caderno 2 (no meio)); procedem à sua conferência pela pauta de chamada; autorizam, finalmente, a saída dos alunos, agradecendo a sua colaboração ; colocam as provas (caderno 1 e caderno2) e restante documentação em envelopes, tendo em conta que cada turma/pauta corresponde a um envelope.

  41. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 ATENÇÃO A partir daqui, siga cuidadosamente os procedimentos descritos no Manual do Aplicador de cada um dos ciclos. Não procure decorar as instruções ou interpretá-las, mas antes lê-las exactamente como lhe são apresentadas ao longo deste manual.

  42. Agrupamento Vertical Escolas de AlcanedePROVAS DE AFERIÇÃO 2011 Em nome do Secretariado Agradecemos a vossa colaboração. Bom trabalho!

More Related