1 / 40

M sica e Tecnologias

M

avarielle
Download Presentation

M sica e Tecnologias

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Música e Tecnologias 1 Música e Tecnologias Educação Musical Ensino Básico 3º Ciclo 9ºA Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Sátão O Professor José António Gomes

    2. Música e Tecnologias 2 1. Conceito Básico do Som Elementos básicos do Som De acordo com a Física (Acústica), “Som é o efeito produzido no aparelho auditivo pela vibração das partículas de um meio transmissor.

    3. Música e Tecnologias 3 Meios Transmissores O Meio Transmissor é, normalmente, o Ar. A transmissão das vibrações é possível noutros meios, mudando apenas a sua velocidade de propagação. Exemplos: Ar – 340m/s Água – 1450m/s Ferro – 4900m/s

    4. Música e Tecnologias 4 Vibração representada por uma onda sinusoidal

    5. Música e Tecnologias 5 Percepção Sonora

    6. Música e Tecnologias 6 Qualidades do Som Duração Volume ou Intensidade Altura ou Afinação Timbre

    7. Música e Tecnologias 7 Duração É o intervalo de tempo durante o qual uma vibração é produzida em decorrência de uma única vibração.

    8. Música e Tecnologias 8 Volume ou Intensidade Esta qualidade é caracterizada pela quantidade de energia aplicada ao corpo sonoro para que ele produza vibração. A sua unidade de medida é o decibel (dB)

    9. Música e Tecnologias 9 Volume ou Intensidade Exemplos de níveis de Intensidade sonora

    10. Música e Tecnologias 10 Representação da Intensidade Quanto maior for a amplitude da onda sonora, maior será a sua intensidade.

    11. Música e Tecnologias 11 Afinação ou Altura É a quantidade de movimentos vibratórios (ciclos) executados pelo corpo gerador numa determinada unidade de tempo, normalmente, um segundo.

    12. Música e Tecnologias 12 Frequência Uma sequência completa de uma vibração; ponto de repouso (0), deslocamento num sentido (1), (0), deslocamento no sentido oposto (-1) e (0); corresponde a um ciclo.

    13. Música e Tecnologias 13 Frequência Vibrações de baixa frequência são considerados sons graves e vibrações de alta frequência são os sons agudos. A faixa intermédia designamos de médios. No campo dos equipamentos de áudio, adopta-se normalmente a seguinte convenção:

    14. Música e Tecnologias 14 Timbre É a característica que depende única e exclusivamente da natureza do corpo sonoro

    15. Música e Tecnologias 15 Timbre e Harmónicos O som de um corpo não tem apenas a frequência própria da sua altura: frequência Fundamental (maior intensidade). Existem outras frequências agregadas, de menor intensidade. (Harmónicos) O timbre é o conjunto de todas estas frequências.

    16. Música e Tecnologias 16 2. Geradores de Som

    17. Música e Tecnologias 17 Geradores Acústicos Estes instrumentos geram o som por meio do movimento físico de partes mecânicas. A vibração de uma parte do seu corpo produz um som que é amplificado naturalmente por outra parte desse mesmo corpo.

    18. Música e Tecnologias 18 Geradores Electroacústicos São instrumentos que também geram o som por meio do movimento físico de partes mecânicas. No entanto, o som só é ouvido depois de amplificado através de aparelhos eléctricos.

    19. Música e Tecnologias 19 Geradores Electrónicos Nestes, a geração do som é feita única e exclusivamente por circuitos electrónicos. Devido à maior facilidade de comunicação electrónica dos tons, a grande maioria destes instrumentos é de teclado.

    20. Música e Tecnologias 20 3. Produção Musical

    21. Música e Tecnologias 21 Microfones Um microfone é, basicamente, um conversor de energia. Capta energia acústica transformando-a em energia eléctrica equivalente.

    22. Música e Tecnologias 22 Microfones Um microfone é constituído basicamente por duas partes: a membrana ou diafragma e o elemento gerador. O diafragma é o elemento que vibra movido pela pressão das ondas sonoras e o elemento gerador associa-se aos movimentos do diafragma e transforma-os em impulsos eléctricos. Os microfones mais usados são os dinâmicos (bobina móvel) e os capacitivos (condensador).

    23. Música e Tecnologias 23 Captadores Um captador é, tal como o microfone, um conversor de energia sonora em energia eléctrica, mas utilizado em instrumentos Electroacústicos. Actualmente, a sua utilização é quase exclusiva na guitarra eléctrica.

    24. Música e Tecnologias 24 Instrumentos Electrónicos Sintetizador É um dispositivo capaz de gerar sons, usando, para isso, manipulações electrónicas. Tem a capacidade de alterar as quatro características do som: duração, intensidade, altura e timbre. Hoje em dia, já vêm de fábrica com uma grande variedade de sons pré-programados

    25. Música e Tecnologias 25 Instrumentos Electrónicos Teclado Multitímbrico Dispõe de uma grande variedade de timbres. Através de uma tecnologia avançada, permite produzir acompanhamentos automáticos tomando por base os acordes que o músico executa. Normalmente tem altifalantes incorporados.

    26. Música e Tecnologias 26 Instrumentos Electrónicos Sampler Tal como o sintetizador, consegue fazer a síntese digital do som. Pode incorporar sons gravados do exterior. A partir de uma ou mais amostragens, o seu teclado executará em toda a sua extensão o timbre extraído das amostragens.

    27. Música e Tecnologias 27 4. Tratamento do Som

    28. Música e Tecnologias 28 Equalizadores São dispositivos capazes de separar as várias frequências dos timbres para que sejam tratadas de forma individualizada. São constituídos por conjuntos de filtros sintonizados, agrupados de forma a cobrir toda a faixa de frequências harmónicas do som, cada um deles com a capacidade de as amplificar ou atenuar.

    29. Música e Tecnologias 29 Compressores São equipamentos capazes de fazer com que pequenas porções de maior intensidade de um determinado som tenham uma amplitude mais reduzida. A sua principal utilização verifica-se em gravação e na mistura de palco, a fim de evitar a saturação e melhorar a relação som/ruído.

    30. Música e Tecnologias 30 Processadores de efeitos Nas gravações e nas apresentações ao vivo, os efeitos incorporados aos sons acrescentam características marcantes à textura original do som. Efeitos mais utilizados: Distorção, Reverberação, Delay, Trémulo, Chorus, Flanger, Phaser e Wah-Wah.

    31. Música e Tecnologias 31 5. Distribuição do Som

    32. Música e Tecnologias 32 Mesas de Mistura (Mixers) As mesas de mistura possibilitam a concentração de diversas fontes de som, tratando-as individualmente e misturando-as nas proporções desejadas

    33. Música e Tecnologias 33 Canal de entrada de uma mesa de mistura Entradas de fontes de som Controlo de Ganho (nível de intensidade) Equalizador: Agudos, médios e graves Controlo de Efeitos Controlo de Pan (Estéreo - efeito panorâmico do som) Volume de entrada

    34. Música e Tecnologias 34 Geral ou Master Saída para auscultadores Saída para retorno Saída para outro dispositivo Saídas para gravadores Controlo de volume de retorno Indicador luminoso de Intensidades Volume Geral (Direita e Esquerda)

    35. Música e Tecnologias 35 Amplificadores O amplificador eleva o nível de potência do sinal eléctrico a ele aplicado, fornecendo, à saída, um sinal totalmente proporcional àquele, de forma a que seja possível excitar o altifalante. A unidade padrão de medida desta potência é o Watt (W).

    36. Música e Tecnologias 36 Altifalantes O altifalante é, tal como o microfone, um transdutor electroacústico. No entanto, essa conversão dá-se no sentido inverso, converte sinal eléctrico em sinal acústico. O altifalante é o último aparelho de um sistema de amplificação do som, por isso, pode disponibilizar, à saída, potências sonoras muito elevadas.

    37. Música e Tecnologias 37 Altifalantes - funcionamento Os altifalantes são, então, esquematicamente, muito semelhantes aos microfones, embora funcionem ao contrário, ou seja, o sinal eléctrico que vai, através de um sistema electromagnético, ser transformado no movimento do diafragma, que origina as ondas sonoras.

    38. Música e Tecnologias 38 Tipos de Altifalantes Existem altifalantes para altas e baixas frequências: Os de altas frequências têm pequenas dimensões e conseguem reproduzir gamas de sons muito agudos. Os de baixas frequências são muito grandes e permitem reproduzir sons muito graves.

    39. Música e Tecnologias 39 Caixas acústicas Nos equipamentos de alta fidelidade utilizam-se os altifalantes de alta frequência combinados com os de baixa frequência. Para tal, utilizam-se as caixas acústicas ou colunas.

    40. Música e Tecnologias 40 Cadeia básica de produção musical

More Related