Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ATIVAÇÃO LEUCOCITÁRIA PowerPoint Presentation
Download Presentation
ATIVAÇÃO LEUCOCITÁRIA

ATIVAÇÃO LEUCOCITÁRIA

149 Views Download Presentation
Download Presentation

ATIVAÇÃO LEUCOCITÁRIA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. ATIVAÇÃO LEUCOCITÁRIA

  2. Ciclooxigenases - cox • COX-1 é uma enzima constitutiva expressa na maioria dos tecidos, envolvida na homeostasia tecidual. Seu bloqueio esta relacionado com reações indesejáveis por parte dos AINES. • COX-2 é uma enzima induzida nas reações inflamatórias por IL-1 e a-TNF.    - Mediador na formação de Prostaglandinas e Tromboxanos.    - São alvo dos AINES mais modernos.

  3. COX-3 • Busca de drogas que causem menos efeitos gastrointestinais e hepáticos. • Estudo dos AINES: Acetaminofeno (analgesia e antipirexia). • Especula-se que haja uma “COX-3” ou um erro no splicing da COX-1 formando COX-1V1.    - COX-3 retêm o íntron-1 (30-34 aminoácidos) no RNA processado.    - PCOX-1a: clone da COX-1 com retenção do íntron-1 mas deleção dos éxons 5-8.    - PCOX-1b: difere em 90 nucleotídeos da PCOX-1a. • Especula-se que a COX-3 atuaria na produção de prostaglandina central (hipotálamo, pituitária, plexo coróide, hipocampo).

  4. Produtos da Ciclooxigenase • Principal produto da COX nos mastócitos são as prostaglandinas.   - Vasodilatação   - Edema   - Febre   - Dor (aumento da nocicepção)   - Hipotensão em situações de mastocitose sistêmica • Efeitos da Prostaciclina: PGI2   - Vasodilatação   - Inibição da Agregação Plaquetária   - Nocicepção aumentada   - Proteção gástrica Efeitos da PGE2 hipersalgésica• Efeitos dos Tromboxanos: TXA2    - Vasoconstrição    - Promoção da Agregação Plaquetária

  5. Produtos da 5-Lipooxigenase • Leucotrienos: LTA4, LTB4, LTC4, LTD4 e LTE4• São ativados pela proteína ativadora de 5-lipooxigenase    - FLAP - 5-HETE - LT.   - Vasoconstrição   - Broncoconstrição   - Aumento da Permeabilidade Capilar   - LTB4: Quimiotático   - Hipotensão e disritmias cardíacas quando injetados por via IV   - Muito mais potente que a histamina

  6. PRODUÇÃO DE ECOSANÓIDES

  7. AINES Os AINES (ani-inflamatórios não esteroidais) como o ácido acetil-salicílico (composto da aspirina) é um inibidor inespecífico da enzima ciclooxigenase (COX). Essa enzima é a responsável pela formação dos eicosanóides (tromboaxano, prostaciclina e prostaglandinas) a partir do ácido araquidônico, um fosfolipídeo componente da membrana celular retirado pela ação de fosfolipases específicas. A COX possui duas formas no nosso corpo, a forma 1 (consitutiva) e a forma 2 (inflamatória). A droga inibidora não seletiva inibi ambas as enzimas, as drogas de ação seletiva atuam apenas na Cox-2.