1 / 11

Ideologia

Ideologia

Download Presentation

Ideologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “A Ideologia reúne idéia e prática em uma lógica dissimuladora. Para enfrentá-la, é preciso desenvolver o espírito crítico “

  2. A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias.Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade".

  3. Karl Marx iria desenvolver uma teoria da ideologia concebendo-a como uma forma de falsa consciência cuja origem histórica ocorre com a emergência da divisão entre trabalho intelectual e manual. É a partir daí que surge a ideologia, derivada de agentes sociais concretos que autonomizariam o mundo das idéias e assim inverteriam a realidade.

  4. Depois de Marx, vários outros pensadores abordaram a temática da ideologia. Muitos mantiveram a concepção original de Marx, outros passaram a abordar ideologia como sendo sinônimo de "visão de mundo", Vários pensadores desenvolveram análises sobre o conceito de ideologia, tal como Karl Mannheim, Louis Althusser, Paul Ricoeur.

  5. Hoje, naturalmente a ideologia é usada no senso comum contendo o sentido de conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.

  6. Na sociedade umas das formas mais evidentes da ideologia é apresentada quando falamos de pátria pois a pátria não é apenas espaço físico; é sobretudo criação coletiva .Juntos os homens elaboram a “sua “ pátria matriz cultural. Como agem movidos pôr idéias e elaboram idéias sobre situações concretas, manifestam sua concepção de pátria de acordo com modelos gerais de condutas que são os valores.Os valores dão significado e orientam as relações sociais E é aí que entra a ideologia que é a representação deste convívio pátrio justificando as condições dessa convivência inclusive a participação na vida política do país.

  7. Ela possui a capacidade de representar a realidade, criando imagens e conceitos que dão significados ás relações sociais objetivas trabalhando com símbolos e criações mentais. Um exemplo é a conotação da pátria-mãe , que conota proteção e amparo a todos os cidadãos, como se não existissem diferençasde tratamento e assistência aos problemas sociais:menor, mãe solteira, invalidez por doença, desemprego ,mendicância crime e marginalidade .

  8. Um exemplo desta forte ligação entre ideologia e política é a participação do povo em eleições ou no desencadear de um processo de impeachment quando o povo vai contra os valores de justiça, liberdade e igualdade do governo.

  9. Podemos também notas nesta era de racionalidade tecnológica que a ciência e a técnica tem facilitado novas formas de dominação legitimando-as .Ambas impõe-se como ideologia. A ciência moderna gera um saber tecnicamente manipulado destinado a fins políticos pragmáticos. Desse modo cresceu a interdependência entre ciência e técnica aumentou a ação intervencionista do Estado na economia e ocorreu a despolitização das massas.Pelo avanço técnico científico processo material alcançado e tem alimentado a ideologia do desenvolvimento das nações

  10. Tudo isso mostra a tamanha importância da ideologia em nossa sociedade, agindo como um instrumento do processo de dominação na medida em que homogeneiza as diferenças individuais e a desigualdade entre as classes sociais

  11. Professor Antônio Carlos Prestes Rodrigues

More Related