1 / 10

BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO

BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO. Prof. Cleverson chacal. Onde localiza a camada de ozônio ?

amara
Download Presentation

BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO Prof. Cleverson chacal

  2. Onde localiza a camada de ozônio ? A camada do ozônio é formada pelo Ozônio (O3) e situa-se na estratosfera, entre os 15 e os 40 km de altura e contém cerca de 90% do Ozônio presente na atmosfera sendo a sua espessura de cerca de 20 km. Esta camada serve então de barreira para as radiações infravermelha,

  3. Como e formado o Ozônio? O Ozônio é formado a partir da seguinte reação: O2(g) + O(g) + Energia O3(g) COMO A CAMADA DE OZÔNIO PROTEGE A TERRA? Prof. Cleverson chacal

  4. Reação do ozônio O3 com o clorofluorcarbono (CFC). Os CFCs sobem lentamente para camadas superiores à camada de ozônio. Os raios ultravioletas decompõe os CFCs, liberando átomos de Cloro (Cl). O cloro como é mais denso, desce, voltando para a camada de ozônio, destruindo-o. Quimicamente temos

  5. Onde encontramos o clorofluorcarbono (CFC)? Sprays, refrigeradores e ar condicionados . Prof. Cleverson chacal

  6. Os males causados pelo Buraco na Camada de Ozônio 1- Aumento na incidência dos casos de câncer de pele. 2- existe a hipótese segundo a qual a destruição da camada de ozônio pode causar desequilíbrio no clima, resultando no “efeito estufa”. 3- pode levar à formação de problemas relacionados com a visão tal como as cataratas. De qualquer forma, a maior preocupação dos cientistas é mesmo com o câncer de pele, cuja incidência vem aumentando nos últimos vinte anos.

  7. OS EFEITOS DA DIMINUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO ATINGEM O HEMISFÉRIO SUL •  no nordeste daAustrália, mais de 75% dos cidadãos acima de 65 anos apresentam alguma forma de câncer de pele; a lei local obriga as crianças a usarem grandes chapéus e cachecóis quando vão à escola, para se protegerem das radiações ultravioletas. O Ministério da Saúde do Chile informou que desde o aparecimento do buraco na camada de ozônio sobre o pólo Sul, os casos de câncer de pele no Chile cresceram 133%;atualmente o governo faz campanhas para a população utilizar cremes protetores para a pele e não ficar exposta ao sol durante as horas mais críticas do dia.

  8. Porque o buraco na camada de ozônio se localiza na Antártida? Em todo o mundo as massas de ar circulam, sendo que um poluente lançado no Brasil pode atingir a Europa devido a correntes de ar. Na Antártida, por sua vez, devido ao rigoroso inverno de seis meses, essa circulação de ar não ocorre e, assim, formam-se círculos de convecção exclusivos daquela área. Os poluentes atraídos durante o verão permanecem na Antártida durante muito tempo.

  9. Evolução do Buraco do ozônio ao longo dos anos O buraco existente na camada de ozônio da atmosfera diminuiu 20% em relação ao que media em 2003. A reação mundial foi rápida e eficaz. Nos dias de hoje, o buraco ainda continua a existir, mas é possível que em 2050 já tenha finalmente fechado. Cientistas japoneses divulgaram na última terça-feira que o buraco na camada de ozônio sobre a Antártida continua se contraindo e poderá desaparecer totalmente até 2050.

More Related