classe aves l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
CLASSE AVES PowerPoint Presentation
Download Presentation
CLASSE AVES

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 25

CLASSE AVES - PowerPoint PPT Presentation


  • 368 Views
  • Uploaded on

CLASSE AVES. a) As aves e os mamíferos são homeotérmicos , isto é, mantém a temperatura do corpo constante. Mecanismo termorregulador : redução do diâmetro dos vasos sangüíneos superficiais (menor irradiação de calor - controle do SNC), tremores, pêlos, penas, camada adiposa, suor, etc. .

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'CLASSE AVES' - Faraday


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide2
a) As aves e os mamíferos são homeotérmicos, isto é, mantém a temperatura do corpo constante. Mecanismo termorregulador: redução do diâmetro dos vasos sangüíneos superficiais (menor irradiação de calor - controle do SNC), tremores, pêlos, penas, camada adiposa, suor, etc.
slide4
b) As aves são vertebrados que, em geral, possuem os membros anteriores transformados em asas para voar. Assim sendo, conquistaram o meio terrestre e o meio aéreo. As adaptações para o vôo incluem, além das asas: penas, membrana nictitante, cerebelo desenvolvido, sacos aéreos, esterno com quilha, músculo peitoral desenvolvido, ossos pneumáticos, esqueleto rígido (coluna vertebral, cinturas pélvica e escapular fundidas).
slide5
c) São animais dióicos, ovíparos com casca calcária. A reprodução é sexuada, com fecundação interna. A união dos gametas ocorre no oviduto, antes da formação da clara e casca do ovo.
slide6
d) A pele é seca, sem glândulas, com exceção da glândula uropigiana que existe em muitas espécies. Esta glândula produz secreção que impermeabiliza as penas.
slide7
e) As penas são de três tipos básicos:

1- Rêmiges das asas (propulsão);

2- Retrizes da cauda (direcionamento do vôo);

3-Tectrizes de revestimento (cobertura que mantém camada de ar). Há ainda  a penugem que é comum nas aves jovens.

slide9
f) O tubo digestivo tem como particularidades: o bico sem dentes, o papo, a moela e termina na cloaca.

g) Não possuem bexiga e o excreta nitrogenado é o ácido úrico, eliminado junto com as fezes.

h) A respiração é sempre pulmonar e o aparelho respiratório está associado ao órgão do canto ou siringe.

slide10
i) Na circulação, que é dupla e fechada, o coração apresenta dois átrios e dois ventrículos. Não há mistura de sangue venoso e arterial no coração (dupla e completa). A artéria aorta que sai do ventrículo esquerdo tem uma curvatura (crossa) para a direita, ao contrário dos mamíferos que têm esta curvatura para a esquerda.
  • j) Para proteção dos olhos, possuem sob as pálpebras a membrana nictitante.
slide11
O principal avanço das aves em relação aos répteis reside em sua capacidade de controlar a temperatura do corpo, mantendo-a constante, independente de variações ambientais: são vertebrados homeotérmicos. A homeotermia garante às aves fácil adaptação aos mais variados ambientes terrestres, tornando possível sua larga distribuição geográfica. Além disso, a capacidade de voar permitiu a exploração do meio aéreo, ampliando sua distribuição a praticamente todas as regiões da Terra.
o v o
O Vôo
  • Uma propriedade marcante das aves é a capacidade de executar um vôo verdadeiro.
  • Outros vertebrados voam mas, com exceção dos morcegos, trata-se geralmente de vôos planados, como aqueles executados pelos esquilos-voadores.
slide13
A execução dessa complexa forma de movimentos é possível graças a uma série de adaptações evolutivas conquistadas pelas aves, ao longo de sua evolução. Dessas, as mais importantes são:
slide14
a) Presença de ossos pneumáticos: os ossos dos vertebrados geralmente são ocupados por algum tipo de tecido, como tecido adiposo (gordura) ou tecido hematopoético (produtor de células do sangue). Muitos ossos das aves, entretanto, são ocos e cheios de ar. Essa substituição de um tecido qualquer por ar evita um acréscimo na massa do animal, o que diminui o gasto de energia ao voar.
slide15
b) Presença de sacos aéreos: os sacos aéreos aumentam a eficiência da renovação do ar presente nos pulmões, garantindo uma oferta de oxigênio elevada, compatível com uma atividade tão dispendiosa em termos energéticos como o vôo.
slide16
c) Corpo aerodinâmico: o "tronco em quilha" diminui a resistência do ar, durante o vôo.d) Ausência de bexiga urinária e de grande parte do intestino grosso: não carregar fezes e urina representa economia de peso, ideal para animais voadores.
slide17
e) Patas retráteis: assim como o trem de pouso dos aviões, as patas das aves podem ser retraídas, durante o vôo, diminuindo o atrito com o ar.
  • f) Músculos peitorais desenvolvidos: a execução dos movimentos relacionados ao vôo exige o abaixamento das asas, sustentando o peso do corpo contra a resistência do ar, o que só é possível com músculos avantajados na região anterior do tronco.
slide18
g) Visão privilegiada: a maioria das aves possui excelente acuidade visual, inclusive para cores em muitas espécies.
  • h) Comunicação: a existência de um sistema auditivo sensível e a emissão de variadas formas de canto suprem as necessidades de comunicação a longas distâncias.
  • i) Presença de asas: a mais óbvia de todas as características!
organiza o b sica
Organização Básica
  • A existência de um longo pescoço facilita a observação do ambiente, pelas aves, capazes de rodar a cabeça em até 360 deg;. As pernas são revestidas por escamas de queratina.
reprodu o
Reprodução
  • Os ovos das aves, à semelhança dos ovos dos répteis, possuem uma casca calcária resistente e porosa. Os anexos embrionários típicos dos répteis também estão presentes nos ovos de aves: âmnio, cório, alantóide e saco vitelínico, este último bastante rico em vitelo, a gema do ovo. A clara, cujo nome correto á albúmen, é acrescida ao ovo durante sua passagem pelo oviduto, via de saída do sistema reprodutor feminino.
slide23
A classe das aves possui numerosos representantes, que podem ser reunidos em dois grupos, segundo a forma do esterno.As aves ratitas possuem esterno achatado, asas reduzidas ou ausentes, não sendo capazes de voar; entre seus representantes estão o Kiwi da Nova Zelândia, as emas sul-americanas e o avestruz africano.
slide25
As aves carinatas possuem o esterno com uma quilha ou carena, onde se inserem os fortes músculos peitorais que acionam as asas, permitindo o vôo. Este grupo reúne a maioria das aves, distribuídas em muitas ordens, exibindo grande diversidade de forma do corpo, bico e patas, além da coloração das penas.