1 / 15

Filosofia

Filosofia. Prof. Everton da Silva Correa. O sagrado. https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. Cronicamente inviável - Brasil. O sagrado é a experiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural que habita algum ser.

ama
Download Presentation

Filosofia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

  2. O sagrado https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

  3. Cronicamente inviável - Brasil

  4. O sagrado é a experiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural que habita algum ser. O sagrado é a experiência simbólica da diferença entre os seres, da superioridade de alguns sobre outros, do poderio de alguns sobre outros.

  5. A sacralidade introduz uma ruptura entre natural e sobrenatural, mesmo que os seres sagrados sejam naturais: É sobrenatural a força ou potência para realizar aquilo que os humanos julgam impossível efetuar contando apenas com as forças e capacidade humanas. O sagrado opera o encantamento do mundo, habitados por forças maravilhosas e poderes admiráveis que agem magicamente.

  6. O sagrado nas culturas Todas as culturas possuem vocábulos para exprimir o sagrado como força sobrenatural que habita o mundo. Alguns exemplos:

  7. Polinésia e Melanésia Nas culturas da Polinésia e da Melanésia, a palavra que designa o sagrado é mana (e suas variantes), referindo-se ao poder mágico possuído por todas as coisas.

  8. Índios sul-americanos Entre as culturas dos índios sul-americanos, o sagrado é designado por palavras como tunpa e aigres.

  9. Cultura africana Nas africanas, há centenas de termos, dependendo da língua e da relação mantida com o sobrenatural, mas o termo fundamental é ntu, “força universal em que coincidem aquilo que é e aquilo que existe”.

  10. Cultura hebraica Na cultura hebraica, dois termos designavam o sagrado: qados e herem, significando aqueles seres ou coisas que são separados por Deus para seu culto, serviço, sacrifício, e também as que são separadas de todas as outras para receber uma punição.

  11. Sagrado é, pois, A qualidade excepcional que um ser possui e que o separa e distingue de todos os outros, embora, em muitas culturas, todos os seres possuam algo sagrado, pelo que se diferenciam uns dos outros. O sagrado pode suscitar devoção e amor, repulsa e ódio. Esses sentimentos suscitam um outro: o respeito feito de temor. Nascem, aqui, o sentimento religioso e a experiência da religião.

  12. Dessa forma, A religião pressupõe que, além do sentimento da diferença entre natural e sobrenatural, haja o sentimento da separação entre os humanos e o sagrado, mesmo que este habite nos humanos e na natureza.

  13. Questões • O que é a experiência do sagrado? (10 linhas) • O que é o encantamento do mundo? (10 linhas) • O que é o sagrado? O que torna alguma coisa ou algum ser sagrados? (10 linhas)

  14. FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 316-317.

More Related