1 / 26

INSTITUTO ESPÍRITA LÉON DENIS

INSTITUTO ESPÍRITA LÉON DENIS. I E L D. INSTITUTO ESPÍRITA LÉON DENIS. Fundado em 4 de Dezembro de 1999 Localizado na Rua Albino Hackmann n° 16 Bairro Florida, Guaíba/RS. QUEM SOMOS?. Instituto Espírita Léon Denis. INSTITUTO ESPÍRITA LÉON DENIS. I E L D. Hoje somos. 32 sócios efetivos

aloha
Download Presentation

INSTITUTO ESPÍRITA LÉON DENIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INSTITUTO ESPÍRITA LÉON DENIS I E L D INSTITUTOESPÍRITA LÉON DENIS Fundado em 4 de Dezembro de 1999Localizado na Rua Albino Hackmann n° 16 Bairro Florida, Guaíba/RS.

  2. QUEM SOMOS?

  3. Instituto Espírita Léon Denis INSTITUTO ESPÍRITA LÉON DENIS I E L D Hoje somos... • 32 sócios efetivos • 27 trabalhadores • 05 grupo de ESDE, 02 de Educação Mediúnica • 01 grupo de Sessão de apoio Vibratório (SEAV) Assistência Espiritual • 01 grupo de Reuniões Mediúnica • São atendidas, mensalmente em média 350 pessoas.

  4. Visão Missão O conhecimento da Doutrina Espírita deverá servir para tornar as pessoas melhores. A prática do bem sobrepõe a uma multidão de erros. (Pedro 4:8) Ser uma Instituição reconhecida por Trabalhar pelo bem comum, com base em valores éticos,sociais e humanos. “Sede unidos; amai-vos uns aos outros segundo os preceitos do Cristo.” ESE- Cap.XIII- item 12 (São Vicente)

  5. Ao longo desses 12 anos, o DAPSE do IELD vem passando por processo de construção, onde aprendemos com a prática, participando de reuniões, encontros e seminários promovidos pela Federativa e Rede Pública do Serviço Social. O Instituto sempre atento às mudanças, busca o aprimoramento desses saberes que nos permitem, hoje, ocupar espaços que antes pareciam impossíveis.

  6. Nesse caminho trilhado firmamos convênio com o Governo Municipal e Conselho da Comunidade da Comarca de Guaíba. Somos registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e no Conselho Municipal da Ação Social (CMAS), neste último possuímos representatividade no Conselho AntiDrogas (COMAD).

  7. .

  8. DAPSE“Mudar é difícil, mas não é impossível” Paulo Freire Proposta: Promover AçõesSociais, Culturais e Ambientaisque proporcione a melhoria da Qualidade de Vida

  9. Objetivo Assegurar permanente capacitação dos trabalhadores espíritas (voluntários) para recepcionar, acolher e integrar as pessoas que chegam ao Instituto, atendendo-as em suas necessidades materiais e espirituais. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida pela assistência material e espiritual às famílias, aos jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social que adentram à Casa Espírita.

  10. Aulas de Evangelização Oficinas de Artesanato Oficina Lúdico-pedagógica COMO FAZEMOS? Oficina de Canto Oficina Tempo de Lazer Inclusão Digital

  11. Aulas de Evangelização Acontecemaos sábados, em turmas organizadas por faixa etária, seguindo o currículo do Programa de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil elaborado pela Federação Espírita Brasileira.São ministradas por Pessoas Voluntárias (Evangelizadores Espíritas) capacitadas anualmente.

  12. .foto

  13. Oficina de ArtesanatoOcorrem através de encontros semanais para crianças a partir dos 9 anos de idade, adolescentes e adultos, onde as peças confeccionadas são utilizadas para consumo próprio dos participantes ou comercializadas como forma de geração de renda. As oficinas são ministradas por Pessoas Voluntárias capacitadas. • Crochê • Tricô • Fuxico • Bordados • Acolchoados (Aproveitamento de roupas velhas)

  14. Oficina Lúdico-pedagógica Visando atender às necessidades de complementar o turno inverso ao da escola, a Oficina tem por objetivo auxiliar criançase adolescentes com dificuldades de aprendizagem. As oficinas são ministradas por Pessoas Voluntárias (Professores e Explicadores da Comunidade)

  15. Oficina de Canto Esta oficina conta com a participação de crianças, adolescentes e adultos, desenvolvendo o dom do canto e tantas outras habilidades que a arte da musicalidade propicia. O Instituto busca dar continuidade à Oficina e agregar novos integrantes ao Coral da Casa: “Vozes do Coração”.

  16. Oficina Tempo de Lazer Instituído em 2012, ocorre aos sábados nos meses de Janeiro e Fevereiro tendo como objetivo proporcionar convívio fraterno, promovendo a integração sócio-educativa em ambientes organizados e adequados para a prática de atividades. A Oficina está aberta para crianças de 04 a 12 anos e jovens de 13 a 16 anos que, durante as férias escolares, não tem outras opções de lazer.

  17. Foto

  18. Inclusão DigitalAtravés de projeto apresentado pelo Instituto “Leon Denis” junto ao Conselho da Comunidade de Guaíba, fomos contemplados com seis computadores, onde serão ministrados cursos de informática a todos aqueles que tiverem interesse em adquirir este conhecimento.As oficinas de Inclusão Digital serão ministradas por Pessoas Voluntárias capacitadas. A capacitação dos voluntários ocorrerá no mês de Março de 2012.

  19. Foto

  20. Programa de Assistência Material Tem por objetivo auxiliar as famílias cadastradas através de doações de alimentos (são distribuídas de 25 a 30 cestas básicas mensalmente), vestuário e, eventualmente, vale transporte. Além disso, o Instituto faz o encaminhamento da Comunidade aos órgãos públicos da área da saúde, educação e serviço social, conforme a necessidade de cada caso. Também são programadas palestras, abordando temas referentes à Família, esclarecendo, orientando e resgatando a autoestima na busca de melhor qualidade de vida.

  21. Foto

  22. Conclusão Ainda na sua “pré-adolescência” o Instituto Espírita Léon Denis conquistou a credibilidade dos órgãos Municipais e das redes sociais, através do seu trabalho, esforço e disciplina para alcançar o seu objetivo principal: acolher, consolar e esclarecer, interagindo na sociedade pela convivência fraterna, solidária e participativa, promovendo a mudança de postura de todos envolvidos no processo pela busca de uma melhor qualidade de vida.

  23. “Ó meu Deus! (...) Ajuda-nos avançar no caminho sagrado do conhecimento, para uma compreensão mais elevada de tuas Leis, a fim de que se desenvolva em nós mais simpatia, mais amor pela grande família humana. Pois sabemos que através do nosso aperfeiçoamento moral, através da realização, da aplicação ativa em torno de nós e em proveito de todos, da caridade e da bondade aproximar-nos-emos de ti e mereceremos conhecer-te melhor, comunicar-nos mais intimamente contigo na grande harmonia dos seres e das coisa.(...)” Trecho extraído da Obra O Grande Enigma de Léon Denis Cap. III Solidariedade; Comunhão Universal - p.66

More Related