Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
desenho artístico aula 1 PowerPoint Presentation
Download Presentation
desenho artístico aula 1

desenho artístico aula 1

123 Views Download Presentation
Download Presentation

desenho artístico aula 1

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. CURSO DE DESENHO ONLINE DO PROFº AILTON TEODORO • MÓDULOS • MÓDULO 1-MATERIAIS • MÓDULO 2- FORMAS GEOMÉTRICAS • MÓDULO 3- LUZ E SOMBRA E TEXTURAS • MÓDULO 4- FORMAS BÁSICAS • MÓDULO 5-NATUREZA MORTA • MÓDULO 6- PERSPECTIVA • MÓDULO 7-PAISAGENS • MÓDULO 8 –ANATOMIA HUMANA • MÓDULO 9- DESENHO DE ANIMAIS • MÓDULO 10- O DESENHO COLORIDO

  2. Materiais Materiais de desenho Lápis Existem lápis especiais de desenho como os lápis da fabercastell. Lápis da série h(hard= grafite duro/tom claro) Lápis da série b(bold= grafite macio/tom escuro) O intermediário hb= a grafite não é nem muito macia nem muito dura As séries dos lápis nacionais são assim distribuídas: Lápis h;hb- serve para fazer esboços, o rascunho inicial do desenho, tem o traço bem claro Lápis b, 2b e 3b servem para acender o desenho ,tornar mais visível o rascunho Lápis 4b, 5b e 6b servem para artefinalizar o desenho,estes lápis são utilizados na fase final do desenho –no acabamento escurecer ainda mais, colocar mais peso visual e deixar o desenho mais vistoso. Existem também no mercado os lápis importados que são mais caros e melhores que os nacionais como por exemplo o lápis hardkoh-i-noor 8b. 2-borracha O ideal é uma borracha branca da fabercastell. Existem também o limpa tipos que é como uma massa de miolo de pão serve para limpar os traços do esboço. 3-estilete É como se fosse uma faquinha de fazer ponta no lápis ;é muito bom utilizar o estilete pois ele faz uma ponta grande no lápis –o que éútil para fazer sombreamentos no desenho.Já o apontador de lápis serve para fazer pontas mais finais e em vez de utilizar para sombras , utiliza-se esta ponta para fazer o contorno do desenho. 4- régua , compasso, par de esquadros , transferidor e a curva francesa.

  3. A régua serve para tornar o traço mais reto e firme, uma régua boa para o desenho artístico é a de 30cm transparente(para que você possa enchergar o traço do outro lado). O compasso serve pra fazer arcos e curvas. O par de esquadros para fazer retas paralelas e perpendiculares ,o transferidor para medir ângulos e a curva francesa é uma espécie de régua curva serve para fazer curvas com precisão sem que o traço fique tremido.Existem as curvas francesas de plástico e as flexíveis de borracha. 5- papéis Existem uma infinidade de papéis , os mais utilizados são: Papel A4 (É o chamado papel ofício muito bom para fazer estudos de desenho e esboços)adquira em abundância este tipo de papel , pois você o ultilizará muito nos estudos do desenho. Papel A3É o dobro do tamanho do A4 bom para fazer desenhos maiores ,histórias em quadrinhos , pôsteres e capas Papel A2É o dobro do papel A3 (quase do tamanho de uma cartolina)bom para fazer pôster , projetos e painel. Papel cansoné um pouco mais grosso que o comum serve para utilizar tinta e aquarela 6-pastas As pastas servem para você guardar os seus desenho e fazer seu portfólio (que é a reunião de seus melhores trabalhos empregados para fins profissionais) existem pastas nos formatos A3 eA2-servem para guardar seus desenhos sem o risco de amassá-los. 7- lápis coloridos Existem os lápis de cor os da fabercastell são os melhores a nível nacional; assim como os giz de cera servem para ocupar uma área maior do desenho. Lápis pastel -existem 2 tipos os pastéis seco e os oleosos Os secos são ótimos para fazer meio tons e sombreados suaves- são muito utilizados para fazer caricaturas e retratos justamente por causa dessa sua característica. Os oleosos tem que ser usados em papéis especiais como uma lixa fina preta por exemplo , pois são muito ásperos.

  4. 8- tintas As tintas mais usadas no desenho são: tinta nanquimé uma tinta própria para o desenho escura e densa muito utilizada quando se quer reproduzir o desenho. Tinta de desenho Ecoline- éótima para colorir os desenhos porém é uma tinta cara. Tinta de desenho Guache- geralmente os nacionais são de péssima qualidade,precisam de várias demãos para “pegar” no papel e se não souber usar pode até estragar o desenho. Já os importados são ótimos mais muito caros também. Tinta aquarela existe na modalidade godê e também sob lápis aquarelável–os lápis aquareláveis nacionais da fabercastell são excelentes. Muito bom para quem pretende dar um toque de suavidade ao colorido do desenho.