1 / 33

TCC

Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri Orientador: Professor Dr. Luiz Carlos Bombassaro Tutora: Celi Lutz Lindemeyer. TCC. Teóricos do PPP da Escola. Focos de Investigação. Questões de Investigação. Questão Final.

abrial
Download Presentation

TCC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri Orientador: Professor Dr. Luiz Carlos Bombassaro Tutora: Celi Lutz Lindemeyer TCC

  2. Teóricos do PPP da Escola

  3. Focos de Investigação

  4. Questões de Investigação

  5. Questão Final USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA:UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA OU UMA PEDAGOGIA FREINETIANA NA ATUALIDADE?

  6. Justificativa

  7. Metodologia/TCC

  8. Pedagogia Freinetiana CeléstinFreinet 1896 - 1966

  9. Papel do Professor ... do mestre se exigiria o preparo para, individual e cooperativamente, em colaboração com os alunos, aperfeiçoar a organização material e a vida comunitária de sua escola; permitir que cada um se entregue ao trabalho-jogo que responda ao máximo às suas necessidades e tendências vitais. (FREINET apud SAMPAIO, 1996, p.96)

  10. Proposta Freinet “A criança é um ser que pensa que sente que sabe e que, desde muito cedo, deve ser considerada como um cidadão e que, como tal, possui direitos e deveres.”

  11. Direitos Livre expressão Inovações pedagógicas

  12. Fonte: http://www.freinet.org.br/pedagogia.htm Fonte: http://www.freinet.org.br/pedagogia.htm Princípios Fonte: http://www.freinet.org.br/pedagogia.htm

  13. Cooperação

  14. Comunicação e Expressão Livre “Dai às crianças a liberdade de escolher o seu trabalho, de decidir o momento e o ritmo desse trabalho e tudo mudará.” Freinet, apud SAMPAIO 1996, p.84

  15. Livre Expressão

  16. Comunicação Livre [...] definindo uma nova postura, um novo caminho para transformar a escola num espaço aberto aos processos de vida, de trabalho e de aprendizagem da democracia por intermédio da participação cooperativa. (ELIAS 1996, p. 15)

  17. Educação do Trabalho O exercício de promover atividades motivadoras que levam os alunos a se envolverem totalmente a um trabalho auxilia a criança a construir sua própria aprendizagem.

  18. Tateamento Experimental “A criança tem a necessidade e o direito de buscar sozinha, de descobrir e se alegrar com suas descobertas, de encontrar seu lugar no mundo, de dominar física e mentalmente seu ambiente e inserir-se nele”. (ELIAS 1997, p. 130).

  19. Metodologia/PPP

  20. Análise de Dados Segundo ELIAS (1996), na essência da proposta pedagógica de Freinet todas as atividades eram desenvolvidas dentro de uma linha de cooperação, adquirindo um sentido novo e profundo.

  21. Aluno Egresso

  22. Envolvimento Famílias Para sermos solidários basta um gesto de boa intenção como ajudar uma pessoa mais velha, um colega, repartir as coisas com quem mais precisa.

  23. Importância Desenho O professor deve compreender e propiciar que a criança tenha liberdade de expressar o seu pensamento através da linguagem oral e escrita, das brincadeiras e construções individuais ou em grupo. Tecnologias diversas

  24. Uso de tecnologias

  25. Expressão Para a expressão ser realmente livre, o educador deve ajudar o educando a servir-se de suas potencialidades, criando um clima de confiança, aceitação, alegria e cooperação. desenhos, falas, dramatizações ou outras formas

  26. Construção TV Didática

  27. Vídeo “Subtende-se que a criança exercita a cidadania com liberdade e responsabilidade, sendo capaz de desenvolver atividades com auxílio de um adulto.”

  28. Note em Sala de Aula “Vivemos num mundo que dispõe de tecnologias diversificadas que avançam a passos largos, e a escola precisa fornecer os meios e os recursos necessários para enfrentar as inovações.”

  29. Freinet / ICEM Em 1984, o INSTITUTO COOPERATIVO DA ESCOLA MODERNA,disponibilizou duzentos micros com baixo preço, para que os professores que trabalhavam as técnicas Freinet pudessem experimentar a nova tecnologia, criando um novo canto de interesse. O ICEM tem como finalidade, a reflexão, a inovação pedagógica e a difusão da Pedagogia Freinet internacionalmente.

  30. Considerações Finais Uso de tecnologias em sala de aula ... • não reforça as formas tradicionais de ensino; • a rotina escolar e os métodos de organização de trabalhos; • construção do conhecimento de um modo diferenciado; • os sujeitos envolvidos passam a ser mais autônomos; • a aprendizagem mais independente e desvinculada da instrução direta e explícita via professor; • o professor desperta o processo criativo por novas experiências de aprendizagem. ... inovação pedagógica

  31. Considerações Finais Freinet • fundamental importância que a criança tenha acesso a tecnologias atualizadas para poder se comunicar e expressar suas ideias; • trazer o note e outras tecnologias para dentro da sala de aula, permitindo o acesso aos desfavorecidos, se assemelha à ... ... pedagogia freinetiana na atualidade.

  32. Referências • ELIAS, Marisa Del Cioppo. CélestinFreinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Editora Vozes, 1997. • ELIAS, Marisa Del Cioppo. Pedagogia Freinet; Teoria e prática. Campinas: Papirus, 1996. • SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1994. • FREINET, Célestin. Pedagogia do bom-senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985. • FREINET, Célestin. As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Editorial Estampa, Ltda., 1975.

More Related